quinta-feira, 12 de março de 2015

Deus proibiu que as mulheres vestissem calça?


Lembro-me que certa vez vi uma moça na igreja usando gravata. Alguns a olhavam e pensavam alto com ar confuso: “Tomara que essa mania não pegue”. Não conseguiam entender a razão de uma bela mulher, com aparência tão delicada, usar um acessório tão masculino. “Talvez ela esteja num nível elevado de estilo”, diziam, achando-se ignorantes no quesito moda. Devido à repercussão do caso, surgiu a dúvida entre nós: seria certo mulheres cristãs aderirem vestimentas típicas de homens (ou vice-versa)?

Claro que a Bíblia tem respostas para esse questionamento: “A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o Senhor, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede” (Deuteronômio 22:5). Este texto é o encaixe perfeito para muitas dúvidas, mas você sabia que ele é motivo de grande polêmica? Ele é usado por muita gente como forma de condenar que mulheres cristãs usem calça. Porém, você sabia que na época em que Moisés escreveu isso nem existia calça comprida? Os trajes de homens e mulheres eram bem parecidos. Apenas alguns detalhes faziam a diferença, como a roupa íntima. Naquele tempo, os homens usavam uma vestimenta do tipo saia, assim como as mulheres. O que diferenciava a roupa masculina e feminina era uma espécie de cinto. O do homem era de tonalidade mais neutra, e o da mulher era mais vibrante e colorido.

Claro que a Bíblia foi inspirada por Deus para ser válida em todos os tempos, inclusive num futuro bem distante, então podemos acreditar que Ele já previa que a vestimenta passaria por uma revolução, a ponto de roupas masculinas e femininas serem bem distintas. Como será que esse conceito de Deuteronômio se aplica nos dias de hoje? O jornalista Leandro Quadros, muito conhecido por responder dúvidas bíblicas ao vivo no programa Na mira da verdade, da TV Novo Tempo, disse algo interessante sobre o assunto:

Na Escócia, por exemplo, é costume os homens usarem saia. Será que Deus deixará de amar e salvar os escoceses por isto? De modo algum. Tal vestimenta faz parte da cultura deles. Assim, se algum pastor quiser fundamentar uma doutrina a respeito do vestuário na Bíblia, sem levar em conta o contexto histórico, terá também que ensinar aos irmãos da própria igreja que devem voltar a usar túnicas (como dos tempos bíblicos), parecidas com saias.

(Jornalista e apresentador Leandro Quadros)

Na década de 60, algumas peças que eram comuns entre os homens entraram para o guarda-roupa feminino, como botas, calças e outros acessórios. Perceba que hoje homens e mulheres usam várias roupas do mesmo segmento: camisa, colete, chapéu, camiseta, meia, cachecol, casaco, blazer e, claro, calça. Mas estas peças têm características específicas que as deixam totalmente diferenciadas para cada público. Vamos usar um exemplo para facilitar a compreensão: o blazer. O conceito desta vestimenta é o mesmo: casaco, geralmente de corte clássico e com mangas compridas. Mas é fácil olhar para um blazer e dizer se ele é de homem ou de mulher. Suas particularidades — como a modelagem, estampa e o corte — fazem toda a diferença.

Você já deve ter visto blazers com estampa floral, com bordados delicados e botões totalmente femininos. Também já deve ter usado esta peça com modelagem sequinha e corte acinturado, características apropriadas para o corpo da mulher. Estes pontos fazem toda a diferença. Um homem não fica com jeito efeminado por usar um blazer, afinal a peça para o público masculino é confeccionada com um estilo completamente distinto.

O mesmo acontece com as calças. Podemos encontrar muitas delas esbanjando decência, elegância e feminilidade. Em algumas situações, elas são indispensáveis. Imagine, por exemplo, como seria se as garotas tivessem de andar de saias e vestidos nos acampamentos da igreja. Essa seria uma péssima ideia, já que em vários momentos precisam se sentar no chão e participar de atividades recreativas que exigem muito movimento. No dia a dia, em meio a uma vida corrida, as calças também podem ser bem apropriadas para mulheres que pegam ônibus, brincam com os filhos, carregam compras, limpam a casa… Com esta peça, é possível ficar mais à vontade, além de eliminar a preocupação de mostrar o que não deve num momento ou outro.

Direto flagro situações constrangedoras em lugares públicos, como os shoppings. Por mais que algumas mulheres estejam com uma saia ou vestido com comprimento decente, o momento da escada rolante com as laterais em vidro é crucial. Às vezes, elas nem imaginam que estão “dando um show” para o pessoal do andar debaixo.

Saiba que o uso de calça pelas mulheres não é proibido pela Bíblia. Às vezes, esta afirmação parece entrar em controvérsia com alguns textos da Ellen White — inspirada escritora e profetiza — por causa da interpretação errada que não leva em conta o contexto histórico e cultura do mundo e nem considera o fato das roupas sofrerem variação com o passar dos anos. Olhem uma declaração feita por ela que mostra sua aceitação à peça:

Seja qual for o comprimento do vestido, devem as mulheres vestir seus membros tão cabalmente como os homens. Isso se pode fazer usando calças forradas, terminadas num cadarço preso aos tornozelos, ou calças amplas, estreitando para os pés.
(Testemunhos para a Igreja, vol. 1, pág. 461)

Quando a escritora falava algo negativo sobre mulheres usarem calça, era para defender alguns princípios cristãos que estavam sendo negligenciados por algumas delas, como a saúde e a decência. Além disso, também não devemos ignorar a elegância. Nada de parecer um alimento embalado à vácuo! A gente vê muitas e muitas mulheres estragando o visual, que poderia ser muito bonito, usando calças que parecem ser de um manequim de tamanho bem menor. A coisa piora quando a blusinha usada na composição do look ainda é meio curta. Já sabe o que acontece, né?

O fato é: toda roupa é feita de pano. O modo como o tecido vai ser usado é que define se a vestimenta é ou não apropriada para nós a usarmos. Assim como existem saias e vestidos extremamente escandalosos, o mesmo acontece com as calças. Tenha bom senso! Para qualquer peça, os princípios de Deus são os mesmos. Seus ideais nunca devem sair de moda. Eles precisam ser respeitados em qualquer situação, tempo e lugar.

Veja vídeo com resposta de Leandro Quadros sobre esse tema:



Por Emanuelle Sales

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA