terça-feira, 17 de março de 2015

A maior caverna do mundo tem seu próprio ecossistema

maior caverna do mundo

Parece uma floresta, mas, na verdade, a imagem acima mostrm o interior de uma caverna muito, mas muito profunda. A visão rara da gigantesca Hang Son Doong, no Vietnã, foi capturada pelo fotógrafo de viagens com sede em Pequim Ryan Deboodt, usando um drone GoPro.




O local foi descoberto pela primeira vez em 1991, mas explorado ineditamente apenas em 2009 por uma equipe de cientistas britânicos. O que eles descobriram foi que a caverna de calcário era muito maior do que o esperado. Tão grande, de fato, que é a maior conhecida no mundo.
A sua maior câmara chega a mais de 5 quilômetros de comprimento, 200 metros de altura e 150 metros de largura. A caverna também contém alguns das mais altas estalagmites já vistas, que podem ter até 70 metros de altura (ou, para uma melhor visualização, a mesma altura de um edifício de 20 andares).



Ecossistema vibrante

Obviamente, não é um piquenique no parque obter imagens aéreas de um mundo oculto, mas Deboodt foi bem sucedido em sua tentativa. O vídeo feito com o drone foi filmado a 2,5 e 3,5 quilômetros para dentro da caverna.
O resultado é bastante impressionante, mostrando florestas, colinas, falésias, rios e cumes de pedra, ou seja, um mundo incrível profundamente enterrado. As pessoas explorando a selva subterrânea e os afloramentos rochosos parecem formigas quando colocadas em perspectiva com o tamanho da caverna.


Ela tem até seu próprio sistema climático, e é possível ver neblina surgindo das florestas na filmagem. Embora não haja vestígios de nuvens sólidas nestas imagens, como o sistema de cavernas Er Wang Dong, no sudoeste da China, que é menor, tem seu próprio clima com nuvens, estima-se que isso seja provável.

 Via [ScienceAlert]

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA