segunda-feira, 9 de março de 2015

30 Ari: Planeta com 4 estrelas é descoberto

30 Ari: Planeta com 4 estrelas é descoberto

 A Terra tem apenas uma estrela-mãe, mas existem outros planetas em sistemas muito diferentes do nosso. Sistemas binários de estrelas são mais comuns do que as estrelas individuais, e embora planetas em sistemas triplos de estrelas sejam mais raros, eles não são desconhecidos. No entanto, os pesquisadores agora identificaram um planeta que é apenas o segundo a ser descoberto em um sistema estelar quádruplo. A existência do planeta foi confirmada por meio de observações do Observatório Palomar, na Califórnia. A pesquisa foi descrita no Astronomical Journal.

O planeta, que é considerado um “Júpiter quente”, foi apelidado de 30 Ari e existe na constelação de Áries, a 136 anos-luz da Terra. Não é habitável, uma vez que está extremamente próximo da sua principal estrela. Leva apenas três dias para o planeta completar uma órbita.

“Cerca de 4% de estrelas do tipo solar estão em sistemas quádruplos, o que é acima das estimativas anteriores porque as técnicas de observação estão constantemente melhorando”, o co-autor Andrei Tokovinin, do Observatório de Cerro Tololo , disse em um comunicado de imprensa.

Apesar do número de sistemas estelares quádruplos na galáxia, 30 Ari é apenas o segundo exoplaneta em tal sistema a ser confirmado. Segue a descoberta de KIC 4862625 2013, que está a cerca de 5.000 anos-luz de distância. O planeta foi descoberto através de observações do telescópio espacial Kepler, da NASA. Espera-se que mais planetas em sistemas não convencionais sejam descobertos, a fim de aumentar o corpo de conhecimento sobre como os planetas se formam sob uma variedade de condições.


“Os sistemas de estrelas existem em formas diversas. Pode haver estrelas individuais, estrelas binárias, estrelas triplas, até mesmo sistemas estelares quíntuplos”, acrescentou o principal autor Lewis Roberts, do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA. “É incrível a maneira que a gravidade coloca essas coisas juntas.”

Este sistema é bastante estranho, no entanto, porque as estrelas do sistema estão bem longes uma das outras. A estrela primária e secundária estão separadas por 44.000 unidades astronômicas (UA) um do outro. 1 UA é a distância média da Terra ao Sol. A terceira estrela no sistema está mais próxima da primária, a 28.000 UA de distância. A quarta estrela descoberta é mais próxima, a 23.000 UA.

Embora pareça contraditório, acredita-se que a quarta e mais próxima estrela não tenha desempenhado um papel na formação de 30 Ari. No entanto, a atração gravitacional complexa das outras três pode ter influenciado o tamanho do planeta.

“Esse resultado reforça a ligação entre sistemas estelares múltiplos e planetas maciços”, Roberts concluiu. [IFLScience]



0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA