terça-feira, 10 de março de 2015

A Superioridade de Jesus


Exposição de Heb. 1:1-3.

"1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas."

Quero responder a uma pergunta que muitos têm levantado, pessoas perplexas diante de uma interrogação significativa: Por que razão eu deveria aceitar a Jesus Cristo e mudar de religião? Eu nasci nesta religião, me criei nesta religião, meus pais me ensinaram esta religião, meus avós também se criaram na mesma religião e não mudaram, e por que eu deveria mudar?

Os judeus também enfrentaram esse mesmo problema: Por que abandonar o Judaísmo e trocá-lo pelo Cristianismo? Eles tinham os Patriarcas, os pais da nação israelita, povo exclusivo de Deus. Eles tinham os Profetas, os homens santos escolhidos por Deus, que receberam a própria revelação, os Oráculos divinos, que estavam agora nas mãos dos judeus. Eles tinham os 10 Mandamentos, a Lei de Moisés, o Torah, as Alianças. Por que mudar agora? Não tem lógica, argumentavam eles; é impossível abandonar o melhor da humanidade!

Eu creio que o autor da epístola aos Hebreus foi Paulo, por muitas razões. E Paulo começa a tratar desse assunto, e responde aos judeus por que eles deveriam mudar de religião. A sua resposta consiste no argumento da Superioridade de Jesus Cristo. Por que Jesus é superior e em quê? Aqui temos as CREDENCIAIS DE JESUS, pelas quais sabemos que Ele é superior a todos os que foram enviados antes dEle.

1 – JESUS É O PROFETA DE DEUS

"Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho" (v. 2)

Deus falou pelo Seu Filho Jesus Cristo. Ele é o Porta-voz de Deus. É o Profeta que Deus enviou para nos comunicar as profecias que vieram do coração do Pai. É o mais próximo Profeta de Deus, enviado de Seu trono, diretamente para nós.

Jesus é o Profeta por excelência: houve outros profetas no passado, que se destacaram anunciando as mensagens de inspiração do Espírito Santo, enviados por Deus. Entretanto, nunca houve um profeta semelhante a Jesus Cristo. As multidões ouviam a Jesus com muito prazer. Eles ficavam emocionados diante de Suas palavras: "E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade'. (Lucas 4:32).  

Então, começaram a dizer que havia profeta novamente no meio de Israel. E certa vez, indo Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, perguntou aos discípulos: "Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas." O povo O reconhecia como profeta de Deus. Mas Cristo falou mais ainda e levou a Sua pergunta para os discípulos e lhes disse: "Mas vós, continuou Ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mat 16:13-16) Aí está: Jesus Cristo é o Profeta de Deus, como disse o povo; mas, certamente, foi o Profeta preeminente por ser o próprio Filho de Deus, como disse Pedro.

Mas, alguém poderia contestar dizendo: 'E os outros profetas, não eram igualmente filhos de Deus?' Sim, todos os outros, profetas e mensageiros são filhos de Deus como adotados. Jesus Cristo é o Filho legítimo de Deus.

Certa vez, os líderes judeus arquitetaram um plano para fazer silenciar o Profeta de Deus. Então eles enviaram os soldados romanos para prender a Jesus. Foi um fiasco aquela tentativa inglória, porque os soldados voltaram, e quando os líderes lhes perguntaram por que não O haviam trazido, eles simplesmente responderam: 'Nunca homem algum falou como este homem' (João 7:46).

O argumento de Paulo é que Jesus Cristo é superior aos outros profetas. Deus falou no passado aos profetas como filhos de homens que eram; mas Jesus Cristo foi enviado por último como, o Filho de Deus. Portanto, se os profetas do passado mereciam ser ouvidos, mil vezes mais Jesus Cristo que é o próprio Filho de Deus! Devemos ouvi-Lo com mais atenção do que aos profetas do passado. Devemos aceitar as palavras do Porta-voz divino. Devemos aceitar a Sua Pessoa, devemos recebê-Lo em Sua Palavra com toda a alegria e entusiasmo, a fim de crescermos em conhecimento e sabedoria celestes.

2 – JESUS É  O HERDEIRO DE DEUS

"... a Quem constituiu Herdeiro de todas as coisas." (v. 2)

Há algumas conclusões, algumas deduções daqui. Se Jesus é Filho, o que é decorre desse fato? Em 1º lugar que Ele é Herdeiro! (porque o filho herda a propriedade do pai). Mas se Ele é Herdeiro, então, Ele é Senhor, Dono e Proprietário. Se é Senhor, então, tem méritos, tem autoridade, dignidade e merece o nosso reconhecimento e a nossa obediência.

De quantas coisas Ele é Herdeiro? Jesus Cristo é Herdeiro de todas as coisas. Ele é Herdeiro do mundo físico, material: todas as coisas do céu, da terra e do mar; Herdeiro do mundo espiritual: Ele é Dono de todos os seres celestiais, dos milhões de anjos e habitantes de todos os outros mundos e planetas; Ele é Dono de todos nós. Ele é o Senhor das coisas visíveis e invisíveis; Ele é Dono das coisas tangíveis e intangíveis; Ele é Dono das coisas próximas e das coisas distantes. Poderia haver alguém mais rico do que o Filho de Deus?

Mas para nós este assunto se enche de mais beleza e interesse ainda quando lembramos o que disse Paulo em Rom. 8:17: Se Ele é filho, nós também somos filhos de Deus; e se somos filhos, também somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Jesus Cristo. Poderíamos ser mais ricos?

Mas por que Deus constituiu a Jesus Cristo? Ele não é Deus? Que necessidade tinha Deus de constituir a Jesus como Herdeiro pelo Pai? O Filho não era Deus? Isso indica que o fato está relacionado não com a divindade de Jesus, mas com a Sua humanidade. Foi como Homem que Cristo foi apontado, constituído pelo Pai. Aquele que não tinha onde reclinar a cabeça, é o Possuidor de todas as coisas. Ele é Herdeiro de todas as coisas, e nós com Ele.

3 - JESUS É O CRIADOR DO UNIVERSO

'... pelo Qual fez também o Universo". (v. 2)

Aqui temos uma dificuldade: vimos que Jesus Cristo é Herdeiro. Agora lemos que Ele foi o Criador do universo. Ora, se Ele foi o Criador, Ele já é Dono; não pode herdar aquilo que é Seu. Como pode receber por herança aquilo que já é Seu pela Criação? A resposta se torna clara novamente, quando notamos que Jesus é Filho de Deus, mas também Filho do Homem. Estes dois aspectos da natureza de Jesus Cristo salientam duas dignidades: a divina e a humana. Como Ser divino, Cristo é o Criador do Universo; como Ser humano, Jesus foi constituído por Deus Herdeiro de todas as coisas. E isso foi uma conquista do Seu próprio mérito, como diz Heb. 1:9: 'Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros'.

Mas, se Ele é Criador, Ele é Todo-poderoso, porque somente Alguém que seja Todo-poderoso teria condições para criar o Universo que nos parece infinito. Pense no macrocosmo, o infinitamente grande: 200 milhões de galáxias, com suas outras milhões de estrelas, com seus milhões de planetas e demais corpos celestes, com os trilhões de outros seres vivos; Jesus criou tudo isso. Pense no microcosmo, o infinitamente pequeno: os átomos, elétrons com seus núcleos e seus minúsculos sistemas girando com espaços vazios; Jesus criou tudo isso.

Ele é o Criador que originou tudo do nada. Nada existia, e pela Sua vontade (simplesmente porque Ele quis) vieram todas as coisas a existir e foram criadas. Ele não dependia de matéria pré-existente. Ele falou e tudo se fez; Ele ordenou e tudo passou a existir das coisas que não existiam (Sl 33:9). Não é impressionante? Não é admirável? Não parece incrível? Como poderíamos compreender um Deus tão maravilhoso assim, chamado Jesus Cristo?

É evidente que se Ele é o Criador, nós outros somos suas criaturas. Mas muitos não querem reconhecer esta grandiosa verdade da Bíblia. Os ateus dizem: 'Deus não existe!' 'Deus está morto!' Mas, poderia o barro dizer para o oleiro: 'Será que tu existes?' 'Eu não creio que existe oleiro  nenhum!' Não seria mais lógico dizer: 'Se eu existo, então, Deus existe, porque eu não poderia me criar a mim mesmo, nem antes nem depois de existir!'

Pense no seu cérebro: Cada célula, cada neurônio está ligado com outros 10 mil neurônios. São 100 bilhões de neurônios, bilhões de células que agem harmoniosamente em milhares de funções.

Os evolucionistas também não podem satisfazer a fome de nossa alma. Eles dizem que tudo veio por mero acaso, numa explosão cósmica. Eu me lembro de uma vez quando estava descansando em minha cama, num grande alojamento, onde ficavam os internos de um colégio lá na cidade de Montenegro, RS, onde eu também estudava. E alguns colegas estavam dizendo que todas as coisas vieram de uma explosão cósmica no universo, e os cientistas explicam que a vida se originou desse modo, do "Big Bang".

Então, eu falei de onde me achava para todos ouvirem: 'Mas tem um problema que os cientistas não explicam: Quem foi que causou a explosão? Essa estória de que tudo veio de uma simples explosão é negada pela Bíblia que ensina que Deus criou todas as coisas. Deus é a Causa não causada. Tudo que existe foi criado por Deus. Ele é o Causador, o Agente Criador de tudo. Não pode existir uma explosão sem que alguma coisa tenha causado essa explosão. E se vocês explicarem a 1ª causa, eu vou perguntar qual foi a outra causa anterior e assim sucessivamente, até chegarmos à última de todas as causas, e vamos chegar a Deus.'

E todos ficaram em silêncio, meditando naquilo que eu tinha dito. Com efeito, os evolucionistas não podem negar o fato de que 'não existe relógio sem relojoeiro'. Mas, além disso, por acaso, como pode uma explosão de uma tipografia resultar em um perfeito dicionário de 30 volumes?

Jesus é o Criador do Universo.

4 – JESUS É O BRILHO DA GLÓRIA DE DEUS

"Ele, que é o resplendor da glória" (v. 3)

Vamos notar algumas coisas neste ponto tão difícil, para nos ajudar a compreender melhor este assunto. Nenhuma semelhança pode ser tirada de qualquer outra coisa melhor do que o sol e o seu brilho para ilustrar a relação que existe entre Cristo e Deus.

1 – O brilho saindo do sol é de mesma natureza que o sol (João 10:30).

2 – O brilho é de tão longa continuidade como o sol: nunca houve o sol sem o seu brilho (João 1:1).

3 – O brilho não pode ser separado do sol; o sol não pode ser sol, sem o seu brilho, separado dele (Prov. 8:30).

4 – Esse brilho, embora seja do sol, não é o sol em si mesmo (João 8:42).

5 – O sol e o brilho são distintos um do outro: um não é o outro (João 5:17)

6 – Toda a glória do sol é este brilho, toda a glória do sol está no seu brilho (João 17:5; 2Cor. 4:6-7)

7 – A luz que o sol dá ao mundo é por este brilho (João 14:9)

A verdadeira relação do Salvador com a Divindade é semelhante à relação dos raios do sol com o próprio sol. Nós só podemos conceber o sol brilhando no firmamento através dos seus raios, o seu brilho. Sem isso, não existe sol. Assim também, à parte de Cristo, o brilho da glória de Deus, não seria percebido por nós.

De fato, tudo isso indica que Cristo é a irradiação da glória de Deus. Glória representa excelência. 'Esplendor da glória' significa 'excelência das excelências'.

5 –  JESUS É IGUAL A DEUS

'Ele é a expressão exata do seu Ser' (v. 3) do Ser de Deus. Jesus é como Deus é, exatamente. O termo grego vem da figura de um selo de selar, uma estampa, ou carimbo. Jesus é a própria figura de Deus. Jesus é completamente como Deus. Isto significa que Jesus é igual a Deus. Jesus é a própria Imagem de Deus.

"NEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade", como disse Paulo (Cl 2:9). Ele é igual ao Ser divino. Já vimos que Ele é o Filho de Deus, como o Profeta acima de todos os outros profetas. Mas o que realmente significa o fato de que Jesus Cristo é o Filho de Deus? Isto significa que Ele é igual a Deus: "Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque ... dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." (Jo 5:18).

Agora, para enfatizar ainda mais este fato, de que Jesus era igual a Deus, Paulo disse que Ele é a 'expressão exata de Deus'. Não pode haver dúvida sobre um ponto tão importante como a plena divindade de Jesus Cristo. E não poderia haver linguagem mais clara da inspiração do que esta: Ele é a 'expressão exata do Seu Ser', referindo-se Paulo a Deus.  

Jesus Cristo tem todos os atributos do Pai e do Espírito Santo. Ele é onipotente, onipresente, onisciente. Ele é eterno, imortal e imutável. Ele tem o mesmo caráter santo, o mesmo pensamento e propósito e a mesma natureza divina tanto do Pai e como do Espírito Santo. Ele tem a mesma essência divina. Por isso foi que Ele disse: 'Quem Me vê a Mim, vê o Pai'. E poderia dizer a mesma coisa em relação ao Espírito Santo.

6 –  JESUS É O MANTENEDOR DO UNIVERSO

"...sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder" (v. 3)

Jesus preserva e sustenta aquilo que Ele criou. Ele é o Mantenedor de todas as coisas. Ele é organizado, sistemático, exato, perfeito, e não é de Sua natureza deixar e abandonar tudo à sua própria sorte. Ele disse: 'Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também' (Jo 5:17). Ele Se interessa pelo bem-estar de tudo o que criou.

Os deístas afirmam que Ele criou o nosso mundo e o abandonou. Isso não é verdade. Ele sustenta a tudo; Ele continua trabalhando desde que começou a criar. Se tivesse abandonado a Criação, tudo isso já teria sido destruído. O pulsar de cada coração, o canto dos pássaros, o perfume das flores – tudo indica que Ele ainda preserva, sustenta a tudo e a todos.

E como Ele faz isso? 'Pela Palavra'. Esse é o meio: Cristo sustenta pela Sua Palavra. Ele manda, Ele fala, ordena, e tudo é sustentado. Os mundos de todas as galáxias, o brilho de todas as estrelas, a vida em todo o Universo.

Mas como é a Sua Palavra? O autor sagrado diz: 'Palavra do Seu poder'. Aqui está o poder. O segredo do Seu poder está na Sua Palavra. Este é mais um dos grandes mistérios que podemos apenas contemplar e meditar e aceitar pela fé. 'Pela fé, cremos e entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem'. (Hb 11:3) E também pela mesma palavra, pela palavra do Seu poder cremos que Ele sustenta a tudo isso que criou.

Mas, se a Sua Palavra tem tanto poder, por que nós negligenciamos tanto estudá-la na Bíblia? Sua Palavra nos sustenta física e materialmente. Mas também nos sustenta espiritualmente. Disse Jesus Cristo: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus' (Mt 4:4). Aqui está o segredo para nos sustentar: precisamos nos alimentar espiritualmente de sua Palavra. Precisamos ler e estudar pelo menos uma vez todos os dias; porém, nos sentiremos mais fortes se o fizermos duas vezes ao dia todos os dias da semana. Quando estudamos a Bíblia, nós ouvimos a Palavra falando ao nosso coração, e nos sentimos fortes, nutridos, preparados para as lutas da vida e para os embates contra o inimigo de nossas almas.

7 –  JESUS É O SUMO SACERDOTE NO CÉU

'... depois de ter feito a purificação dos pecados'. (v. 3)

Este é um ato exclusivo de Jesus Cristo. Não podemos nos purificar a nós mesmos. Não podemos apagar os nossos pecados, não podemos limpar-nos a nós mesmos. Isso é obra de Cristo; só Ele pode realizar isso. O dinheiro não pode purificar a ninguém, não pode salvar.

Quando eu trabalhava em Rio Branco do Acre, um irmão rico se acercou de mim, e me perguntou se ele poderia ser dispensado do trabalho missionário, se ele desse ofertas para Deus em dinheiro. O que você acha que eu podia lhe dizer? Eu lhe disse: 'Irmão, o seu dinheiro será bem aproveitado se você quer ajudar, mas terá de fazer trabalho missionário, se quiser agradar a Deus! Ele não vai dispensá-lo, porque você tem condições de ajudar aos outros que estão nas trevas do pecado e se não fizer esse trabalho missionário, você  é que estará em pecado, porque pecado é falta de amor, é egoísmo. Eles também precisam se salvar'.

Ninguém está dispensado do trabalho missionário, ou de dar o seu testemunho vivo. Se alguém tem a Cristo reinando em seu coração, será impossível deixar de falar dEle. Mas não é pelo trabalho missionário que alguém pode se purificar. Não há substitutos, o dinheiro não pode fazer isso, não pode tranquilizar a nossa consciência; não podemos purificar-nos com o nosso dinheiro, com as nossas obras. Obras de caridade, doações, observâncias, penitência – nada disso pode nos purificar. Somente Jesus Cristo pode nos purificar de nossos pecados, erros e transgressões.

Como Jesus Cristo faz a purificação? Os judeus sabiam como era feita a purificação dos pecados: era necessário um sacerdote, um sacrifício e uma confissão. Jesus Cristo Se tornou para nós o Sacerdote e o Sacrifício. O Intercessor e a Vítima. Na Cruz do Calvário, o Cordeiro de Deus morreu por nós a fim de nos purificar dos pecados. E 'o Seu sangue nos purifica de todo o pecado' (1João 1:7).

Jesus Cristo é o nosso Salvador e na Cruz realizou a purificação dos nossos pecados. Ele é o Sumo Sacerdote divino que intercede por nós no santuário celestial, e aplica o Seu sangue para a purificação dos nossos pecados.

8 –  JESUS É REI NO TRONO DE DEUS

"... assentou-se à direita da Majestade, nas alturas." (v. 3, úp)

Atualmente, Jesus é Rei no trono da graça; futuramente será Rei no trono da glória. Na Ascensão, Ele foi entronizado ao trono da graça; na Segunda Vinda, Ele assumirá o trono da glória. Assim, Paulo termina gloriosamente esse parágrafo, colocando a Jesus Cristo no Seu trono, à direita do Pai. [O verso 4 é um anticlímax, introduzindo o assunto dos anjos, como é o método de Paulo nas suas epístolas].

Jesus Cristo está assentado à direita de Deus. Após a Sua humilhação, Ele foi exaltado a mais alta posição: à direita do trono da Majestade nas alturas, à direita da maior soberania do universo.

Estamos cansados dos governantes deste mundo. E ficamos a pensar qual seria o melhor regime de governo que pudesse realmente funcionar; um regime que trouxesse paz, resolvesse os problemas do planeta, que garantisse sobrevivência confortável e segura para todos. Um regime político que pudesse nos trazer satisfação financeira, segurança de propriedade e de vida. Que pudéssemos ter todas as nossas necessidades satisfeitas. Que nos desse soluções de Saúde e Educação. Que extirpasse de nosso meio todo o vício, crimes, drogas, imoralidade e toda a corrupção moral com as suas nefastas consequências.

Qual seria esse regime de governo que nos garante tudo isso e ainda a vida eterna em um mundo de delícias e mais a tão almejada felicidade? Seria a Ditadura? Seria o Comunismo? Seria o Reinado? Seria o Parlamentarismo? Seria a Democracia, a Presidência? A República? Que tipo de regime pode nos garantir a vida? Nenhum desses regimes humanos. O único regime de governo que pode nos garantir vida eterna com a paz e a felicidade é o Reino Teocrático, ou seja, o governo de Deus. Todos os outros já falharam.

Nossa única esperança de um mundo perfeito só pode ser com o Reinado Teocrático, tendo a Jesus Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele nos promete, e não falhará em nos dar uma Nova Era de paz, amor e felicidade eternamente. Não uma nova era falsa como prometida pelos homens com sua confusão filosófica. Mas um Novo Mundo segundo os planos perfeitos de Deus.

CONCLUSÃO

Portanto, Paulo diz aos hebreus e a nós que devemos fazer a nossa escolha por Jesus Cristo que é o Filho de Deus e Se tornou o nosso Deus e Salvador, que intercede por nós como o Sumo Sacerdote diante do Pai, com Quem Se assentou no trono, e é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Ele merece a nossa prioridade, a nossa primazia, a maior proeminência. Ele merece a nossa completa confiança, submissão e obediência. Ele merece o nosso inteiro coração, mas ainda diz: 'Dá-Me, filho Meu o teu coração e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos' (Prov. 23:26).

Vamos Lhe entregar hoje o nosso coração. Vamos fazer um pacto de obediência a Este Salvador maravilhoso, que deseja nos libertar de todo o pecado.

Então, um dia, Ele nos levará ao Céu, para vivermos eternamente com Ele num reino de amor, luz e paz sempiternos.



Pr. Roberto Biagini

Mestrado em Teologia

prbiagini@gmail.com

10/07/2012

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA