sábado, 30 de abril de 2011

Tornado causa ao menos 350 mortes nos EUA

O número de mortes provocadas pelo segundo tornado que mais causou mortes na história dos Estados Unidos chegou a mais de 350 neste sábado (30). Milhares de sobreviventes estão acampados nas ruínas de suas casas ou foram transferidos para abrigos ou residências de amigos.

Estimativas indicam que 10 mil casas e prédios foram destruídos pelo tornado. Uma avaliadora de riscos de desastres, a EQECAT, avalia que o valor de perdas de propriedades é algo entre R$ 3,1 bilhões e R$ 7,8 bilhões, devido ao caos gerado pelos violentos tornados que passaram por sete Estados no sul do país nesta semana.
O número de mortes no Alabama, o Estado mais atingido, subiu para 255 neste sábado, com pelo menos mais 101 mortes registradas no Mississipi, Tennessee, Arkansas, Georgia, Virginia e Luisiana.
A porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências do Alabama, Yasamie August, diz que “milhares de casas desapareceram completamente”.
– Não é um exagero dizer que comunidades inteiras foram dizimadas.
Em muitas comunidades do sul dos Estados Unidos, as cenas de destruição, com pilhas de entulho, madeira, veículos e bens pessoais misturados, lembraram a devastação vista após o recente terremoto tsunami no Japão.
Algumas áreas ainda estão sem energia elétrica e água encanada.
...O número de mortes causadas pelo tornado, que ainda deve crescer, foi o segundo maior registrado nesse tipo de fenômeno climático na história dos Estados Unidos. Em março de 1925, 747 pessoas morreram após tornados atingirem os Estados do Missouri, Illinois e Indiana.
O presidente Barack Obama, tendo em mente as críticas afirmando que o presidente George W. Bush foi muito lento para responder à catástrofe do furacão Katrina, visitou a cidade de Tuscaloosa, no Alabama, nesta sexta-feira (29), para pedir por assistência do poder federal para os Estados atingidos.
Copyright Thomson Reuters 2011
Fonte:R7

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA