sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que significa temer a Deus?

Três aspectos da vida cristã resumem o sentido dessa pergunta
" O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra" ( Sl 34:7)
"Se sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" ( 1 Pe 5:8).
Os dois textos cima são complementares. O primeiro é uma linda promessa e o segundo, uma séria advertência para cada um de nós.
Neste mundo tão perigoso, saber que temos proteção divina é, no mínimo, um alívio. E quando combinamos os dois textos, temos alegria maior ainda. O alerta feito na carta de Pedro nos diz que existe um inimigo sempre pronto a nos devorar, assim como um leão faminto tenta devorar a presa.
Duas expressões são importantes nesses textos: "redor" e "derredor". O anjo está ao redor e o diabo está em derredor. Podemos perceber uma clara progressão nessas expressões. Temos um amigo protetor bem próximo de nós, mas logo após ele há um inimigo querendo nos destruir.
Enquanto o anjo estiver ao nosso redor, estaremos seguros, mas no momento em que o anjo sair de seu lugar, o inimigo terá acesso direto à nossa vida e estaremos correndo perigos de consequências eternas.
O Salmo 34:7 nos mostra como desfrutar permanentemente a companhia do anjo do Senhor. Ele está ao redor dos que temem a Deus. Portanto, devemos nos preocupar em compreender o que significa temer a Deus. Inicialmente, devemos saber que o temor nesse texto não significa medo. No sentido bíblico, temer é algo muito mais amplo.
Temer a Deus envolve, pelo menos, três aspectos da vida cristã: adoração, amor a Deus e serviço. Se compreendermos esses aspectos, poderemos temer realmente a Deus e desfrutar Sua constante companhia e proteção.
Adoração
Adorar a Deus é mais do que um ato: é um estilo de vida. Portanto, devo adorar a Deus desde a hora em que acordo até a hora de dormir.
Quero destacar três aspectos relacionados à adoração.
*O primeiro é apresentado no Salmo 66:4 (NVI): " Toda a Terra Te adora e canta louvores a Ti, canta louvores ao Teu nome."
O ato de adorar envolve cantar louvores a Deus. A música é uma maravilhosa forma de adorar o Criador. Por isso, precisa estar em harmonia com a vontade de Deus expressa em Sua Palavra. O critério para a escolha da música de adoração não deve se basear em gosto pessoal, mas na vontade de Deus. " A música, quando bem utilizada, é uma grande bênção; mas, quando usada erroneamente, é uma terrível maldição" ( Ellen G. White, O Lar Adventista, p.408). Por isso, cumpre-nos analisar cuidadosamente os critérios recomendados pelos textos inspirados, a fim de que utilizemos músicas compatíveis com a vontade de Deus.
*O segundo aspecto da adoração é mencionado em Gênesis 22:5:" Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos ate lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós".  Adoração envolve entrega total. O versículo anterior mostra o contexto dessa emocionante história: Abraão estava subindo o monte para sacrificar seu filho. Como adorar a Deus numa situação como essa? A verdadeira adoração consiste em submissão irrestrita à vontade de Deus. Abraão não compreendia todo o significado da ordem divina, mas adorar a Deus consiste em obedecer-Lhe mesmo quando não entendemos tudo quanto está implícito no que Ele pede.
*O terceiro aspecto é revelado em Deuteronômio 26:10:" Eis que, agora, trago as primícias dos frutos da terra que Tu, ó Senhor, me deste. Então, as porás perante o Senhor, teu Deus, e te prostrarás perante Ele". O ato de adorar envolve fidelidade nos dízimos e nas ofertas.
Amar a Deus
Temer a Deus tem que ver com outro aspecto da vida cristã: amá-Lo. Falar de amor em nossos dias pode nos levar a uma concepção errada, pois esse, muitas vezes, é considerado um sentimento vulgar. A palavra amor é usada em todo relacionamento passageiro e superficial, mas o amor a Deus implica compromisso e vai além de mero sentimento.
Um aspecto do ato de amar a Deus se encontra em Deuteronômio 11:13:" amar o Senhor, vosso Deus, e [servi-Lo] de todo o vosso coração e de toda a vossa alma". Cumpre-nos amar a Deus, sem restrições, com tudo o que temos e somos. Às veses, isso não é fácil porque envolve abrir mão das coisas de que gostamos.
Outra faceta do amor a Deus é mencionada em Deuteronômio 11:22:" andando em todos os Seus caminhos". Andar nos caminhos de Deus requer submissão, porque nem sempre os caminhos do Senhor são os nossos caminhos. Quando isso ocorre, precisamos ter humildade para aceitar a vontade de Deus.
Em Deuteronômio 11:1, lemos:"Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, e todos os dias guardarás os Seus preceitos, os Seus estatutos, os Seus juízos e os Seus mandamentos". Do ponto de vista bíblico, amor e obediência andam de mãos dadas. Jesus afirmou: " Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos". ( Jo 14:15). "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e praticamos os Seus mandamentos" ( 1Jo 5:2). Portanto, amar a Deus é prestar estrita obediência a todos os Seus mandamentos. "Qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos" (Tiago 2:10).
Servir a Deus
Deuteronômio 10:12 revela o terceiro aspecto do temor a Deus:"Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os Seus caminhos, e O ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda tua alma?" O verso 20 complementa:"Ao Senhor, teu Deus, temerás; a Ele servirás, a Ele te chegarás, e pelo Seu nome, jurarás."
O espírito de serviço é uma característica da vida do cristão que teme a Deus. Infelizmente, é comum vermos pessoas cuja única atividade religiosa consiste em ir à igreja e assistir às reuniões. Não são ativos na causa de Deus. Obviamente, nem todos podem pregar, mas Deus concedeu diversos dons à igreja e cada membro deve trabalhar de acordo com os dons que recebeu. Quem não serve a Deus não O teme.
Quando eu era criança, estudei em uma escola localizada numa área espaçosa. Era tão grande que, para percorrê-la, era necessário um carro. Meus colegas tinham a mania de pegar carona nas Kombis que passavam em frente ao prédio de aulas. Minha mãe sempre me advertia, pedindo que eu não fizesse a mesma coisa, para evitar acidentes. Em respeito a ela, eu obedecia às recomendações, Mas, cert odia, decidi pegar uma carona. Caí, quebrei dois dentes e, ao retornar para casa, passei pelo conntrangimento de ter que dizer à minha mãe o que havia acontecido.
Às vezes, agimo assim com Deus. Dizemos que O tememos, mas nossos atos demonstram o contrário.
Precisamos da proteção de Deus em meio às investidas de Satanás. Mas essa proteção é prometida às pessoas que O temem. Ou seja, a todos os que O adoram e amam, aos que Lhe obedecem e a Ele servem.

por Felippe Amorim, texto extraído da Revista Adventista de março de 2011 na pág.15, pelo Site Bíblia e a Ciência.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA