segunda-feira, 25 de abril de 2011

Alguém está esperando você

Umas das histórias bíblicas que mais me impressionam é a da conversão de Saulo de tarso. É emocionante ver como Deus conquista corações duros e alcança pessoas difíceis, usando métodos incomuns!
Saulo, homem culto, era um perseguidor convicto. Tinha coragem e conhecimento para defender sua fé a ponto de matar os que não criam como ele. Você teria coragem de evangelizar um homem assim? Deus o alcançou quando ele ia cumprir seus terríveis planos em Damasco, fazendo-o cair do cavalo e causando-lhe cegeira. Você usaria esses métodos para levar alguém a Jesus?
Quano analiso o que aocnteceu com Saulo, vejo que Deus não segue a lógica humana para cumprir Seus desígnios. Ele pode alcançar pessoas dóceis ou difíceis, usando métodos comuns e previsíveis, ou incomuns e completamente imprevisíveis. Não tenha medo de levar Jesus as pessoas que parecem inatingíveis. Elas podem estar esperando você!
Em Atos 9, lemos que, após o impacto do encontro com Jesus, Saulo ficou três dias sem enxergar e foi levado à casa de um homem chamado Judas. Foram momentos difíceis, durante os quais Saulo não comeu nem bebeu. Ele foi humilhado e abalado, enquanto procurava conhecer melhor a vontade de Deus para sua vida.
No verso 10 do mesmo capítulo, aparece um novo personagem. A Bíblia diz que era " um discípulo chamado Ananias". Esse era um nome comum na época, mas ele é mencionado apenas duas vezes em toda a Bíblia. Paulo conta a história de sua conversão e o chama de "homem piedoso" e respeitado pelos judeus ( At 22:12).
Em Atos 9:10-19, percebe-se que Deus já havia conquistado Saulo. Só precisava de alguém para completar essa tarefa. Para essa missão, chamou Ananias. Não era obra para qualquer pessoa. Deus sabia exatamente quem deveria alcançá-lo. Antes mesmo de enviar Ananias, o Senhor já havia dado uma visão a Saulo, revelando o nome da pessoa que iria encontrá-lo. Saulo o estava esperando.
Ananias teve medo desse encontro. Sabia muito bem quem era Saulo e o risco que ele e a igreja corriam. Tudo poderia não passar de uma armadilha, ou encenação. Por isso, Ananias conversou com Deus tentando ajudá-Lo a saber quem era Saulo e os riscos que ele representava. Apesar das "informações" de Ananias, Deus revelou que Saulo era um "instrumento escolhido". É interessante observar que Deus escolheu alguém que se opunha à Sua vontade.
O resultado de toda a história foi que o perseguidor temido pela igreja e por Ananias se tornou uma das maiores referências da igreja cristã. O que teria acontecido se o medo tivesse vencido Ananias? Sem dúvida, a história teria sido outra.
Quando olhamos para a realidade de hoje, vemos que Deus também trabalha com instrumentos escolhidos, pessoas que consideramos duras e inatingíveis: ateus, agnósticos, corruptos, ricos, famosos. Muitos deles estão esperando, mas alguém precisa buscá-los. Deus precisa de seres humanos como Ananias, a fim de convencer as pessoas a aceitar Jesus.
Alguém está esperando você. Pode ser um vizinho, colega de trabalho, chefe, professor, autoridade, ou qualquer outra pessoa. Talvez sejam os maiores inimigos da verdade hoje, mas amanhã, os maiores defensores de nossa fé. Pessoas que ajudarão a escrever os grandes capítulos finais de nossa história.
Você quer repetir a obra de Ananias?
Por Erton Kohler presidente da Divisão Sul-Americana. Texto extraído da Revista Adventista de março de 2011 na pág.4

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA