terça-feira, 31 de maio de 2011

Sete maneiras de pedir desculpas

Pensando bem, a verdade é que você errou. Mandou mal. Fez alguma coisa errada. E agora, no escuro do quarto, você está se remoendo por dentro. Para aliviar o coração e seguir adiante, nada melhor do que pedir desculpas. Não sabe como? Você vai me desculpar, mas há várias formas de fazer isso.

Segundo a psicóloga Priscila Gaspar, é o orgulho que adia o pedido de desculpas. “Muitas pessoas têm dificuldades em pedir desculpas porque se sentem diminuídas com o ato. Ao pedir desculpas estamos admitindo que não somos perfeitos e isso fere nosso orgulho”, explica. Da mesma forma que pedir, perdoar não é tarefa fácil. “Para algumas pessoas, aceitar desculpas significa ceder e, para se mostrarem firmes e duronas, não cedem! Não percebem que isso apenas aumenta as desavenças e torna a convivência mais difícil”, alerta a psicóloga.


Para quem tem vergonha ou não sabe que palavras usar, existe cartões de desculpas. “É importante lembrar que nada melhor que um diálogo, talvez selado com um abraço e, por que não, algumas lágrimas”, assegura a psicóloga, salientando que, além do pedido de desculpas, temos que tratar de mudar as atitudes. “Reparar o erro é fundamental. Não adianta pedir desculpas e nada fazer para consertar ou amenizar as consequências da falta cometida. Por outro lado, se uma pessoa apenas repara o erro e nada fala, é porque o orgulho ainda está presente e ela não consegue se sentir à vontade”, afirma.
Veja 7 maneiras de pedir desculpas


NÃO ESPERE MÁGICA: não adianta pedir desculpas se for da boca para fora. O negócio é abrir o peito e falar sobre seus sentimentos mais profundos, sem medo da reação do outro.


MUDE DE COMPORTAMENTO: pedir desculpas com todas as letras está difícil? Há quem prefira evitar as palavras e mudar de atitude. Para muita gente funciona.


DÊ UM ABRAÇO: todo mundo sabe que uma conversa flui melhor quando há carinho entre os envolvidos. Uma forma de trazer os sentimentos à tona é dar a mão ao outro, ou, melhor ainda, dar um abraço. Parece que assim as barreiras se rompem e é mais fácil tocar o coração do outro.

ESPERE QUE O OUTRO SE ACALME: não adianta tentar pedir desculpas quando o outro ainda está soltando fumaça pelo nariz. Se é o caso, tenha paciência e espere o tempo passar.

COMPRE UM CARTÃO: às vezes é difícil admitir os próprios erros, mas é preciso tentar.

MANDE FLORES: se o medo é que o outro não aceite o seu pedido, que tal dar um jeito de amolecer seu coração? Para isso, vá à floricultura mais próxima e envie um mimo para quem você quer que te perdoe.

DEIXE A VERGONHA DE LADO: procure a pessoa com quem você agiu mal e, sem rodeios, fale com todas as letras: “desculpe”. Não precisa sentir vergonha, saber pedir desculpas é uma qualidade tão bonita quanto saber desculpar.
Fonte: Bolsademulher.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA