sábado, 28 de maio de 2011

É pecado pintar as unhas?

Existem na Bíblia alguns princípios que devem nortear a vida do cristão. Infelizmente muitos costumes do mundo têm adentrado na igreja e isso já havia sido predito por Paulo quando disse: “nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” (2 Timóteo 3:1-5).


O cristão deve ter a Bíblia como seu padrão normativo de fé e conduta e o primeiro princípio está no seguinte verso:

(1) “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Tudo deve ser feito para honrar o nome de Deus, quer seja com o vestuário, com o trabalho, dinheiro, passatempo, tudo para honrar Àquele que nos criou e com o Seu precioso sangue nos comprou!

O segundo princípio tem a ver com a “modéstia” e o “bom senso.”

(2) “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)” (1 Timóteo 2:9-10). “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o interior do coração, unido ao incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus”(1 Pedro 3:3-4).

Nota-se que a modéstia não é sinônimo de desleixo ou falta de cuidado. O texto bíblico aponta para a extravagância. Como classificaríamos a extravagância ou indecência? Alguma coisa dispendiosa, talvez algo que destoe, que mostre as partes íntimas, que desperte o apetite sexual do outro, etc.

No terceiro princípio, Cristo nos instrui que não devemos nos pôr como (3)“tropeço ou escândalo ao nosso irmão” (Romanos 14:13). Devemos nos abster (4)“de toda forma (ou aparência) de mal” (1 Tessalonicenses 5:22). Portanto, modéstia significa pureza, beleza em todos os aspectos que condizem com os princípios cristãos; isso envolve saúde física que proporcionará uma melhor aparência (assim, fazer exercícios físicos e alimentar-se corretamente é muito importante), envolve a bondade, a beleza de um sorriso simpático e alegre, uma conduta nobre e elevada; tudo isso dignifica e exalta o Criador.

Neste momento você pode estar perguntando novamente; “mas então... pintar as unhas é pecado?” Um cristão não pode servir de consciência para ninguém, mas deve apontar princípios bíblicos que norteiem a vida de quem possa estar com dúvida. O texto de Oséias 2:13 usa como ilustração a figura de uma mulher toda adornada e enfeitada para correr “atrás de seus amantes, mas de Mim se esqueceu, diz o Senhor.” Perceba que esta linguagem figurativa é forte! O quinto princípio é visto por mais um texto de Paulo:

(5) “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” (Romanos 12:2). Entende-se que o cristão deve buscar conhecer a vontade de Deus através da renovação da mente, e isso acontece quando o indivíduo se relaciona com o Criador.

Conclusão: Entendo que há cosméticos que auxiliarão a manter uma boa aparência como xampu, creme hidratante, protetor solar, ou um tonalizante para a pele com proteção UV, e também uma base para as unhas que, além de deixá-las mais bonitas, também as protegerá deixando-as mais vigorosas. Vejo problema com a falta de “modéstia” e “bom senso.” Tendo em vista os princípios listados acima, é importante cultivarmos bons hábitos de vida que resultarão em saúde, beleza física e vitalidade. Devemos buscar aquilo que seja o mais natural possível, sem “extravagâncias”, ou seja, mantendo a beleza com simplicidade e naturalidade. Particularmente não aprecio unhas coloridas. Acho muito artificial, realça mais a sensualidade do que a feminilidade, contrariando assim os valores bíblicos! Contudo, ser cristão não significa trajar-se como no século XIX! Devemos representar muito bem Aquele que nos comprou com Seu precioso sangue. Isso exige cuidados especiais com nossa aparência.

Forte abraço, e que Deus lhe abençoe!
Pr. Frederico Branco

4 comentários:

cley disse...

PELO AMOR DE DEUS!

Que artigo mais sem fundamento. O fato é que a perseguição é coisa séria referente às mulheres.

Meu irmão, em nome do Senhor Jesus, pare com isso, não use a alavra de Deus para afrontar as irmãs que são simplesmente mulheres. POR QUE VOCÊS NÃO PERSEGUEM OS HOMENS?!

POR QUE VOCÊS VIVEM PREOCUPANDO-SE SOMENTE COM AS MULHERES?

Sou adventista do sétimo dia e nunca vi pecado emusar um brinco decente, uma aliança, um colar simples, etc.

O irmão deveria preocupar-se é com os adultérios que estão sendo causas de muitos divorcios dentro de nossa IASD.

Sou advogada e tenho feito ultimamente muitos divorcios de crentes de nossas igrejas.

Sabe por que?

PORQUE VOCÊS SÃO PREOCUPAM COM ROUPAS E JOIAS DAS IRMÃS. OUTRA, COMO O NOSSO POVO COME MUITO, A MAIORIA É GLUTÃO.

VOCÊS TÊM QUE PREGAR A CRISTO CRUCIFICADO PARA SALVAÇÃO DE TODOS.

ESSE É O NOSSO LEMA.

EM NOME DE JESUS, PARE DE SE PREOCUPAR COM NÓS MULHERES, OREM POR NÓS, NÃO DEIXA O DIABO DESVIAR O VERDADEIRO SENTIDO DE NOSSA FÉ: A NOSSA SALVAÇÃO.


Irmã Cley Mongenot

Giovana Lopes disse...

Eu sou da igreja pentecostal o Brasil para Cristo... e acho horrivel as irmans pintarem a unhas,usar calça,brincos colares etc. tenho 16 anos e graças a Deus nunca gostei desse tipo de coisa! é triste ver o q anda adentrando nas igrejas... paz...

Luis Pinto disse...

Eu achei bem interessante esse estudo. Acabei vendo o comentario de uma irmã acima, e fiquei meio intrigado, irmã o autor não esta ridicularizando as mulheres, e sim explicando a duvida de muitas mulheres e homens, a vaidade tem entrado me nossas igrejas como uma peste. Não estou defendo o lado do homem não, pois o homem tambem é vaidoso, a propria palavra fala quer não deveis pintar os olhos como de uma meretriz. Tenho visto nas igrejas do Senhor o assedio pela parte de muitos irmãos, pelo jeito de uma mulher se vestir, a vaidade tomou conta da mente, e a pessoa acha que não esta causando efeito nenhum, mas os que estão em volta, estão sendo contagiados pela sedução, eu apoio esse tipo de estudo, pois as pessoas precisam ser ensinadas como devem se portar diante da igreja do Senhor, precisamos renovar a nossa mente, deixar o Espirito Santo nos mostrar o que esta certo e errado na igreja do Senhor, o que adianta ficar falando de salvação sendo que dentro das igrejas por causa de pessoas que não prestam atenção no seu jeito de vestir e maquiar estão acabando com ela, e levando muitos consigo...Irmã a letra sem o Espirito Santo te mata.

Pedro Lima disse...

a paz irmao sou o pedro moro em curitiba e faco muitas pesquisa a respeito d pinturas das irmas i todos apoian tava desanimando mais nai apoiando nao apoio .olha em meio 140 milhoes de brasileiro achei vc irmao qui corre pelo certo tenho a msm opiniao sua vc ta certinho vo cita um exempro........ uma mulher com trage de crente sem pintura com ima base nas unhas so...e outra com trage de crente porem com unhas pintada de vermelho ou outra cour . ambas vao i perguntao pra um bebado qual d nois duas samos crente ou servimos a Deus claro q ele vai responder a sem pintura kk porq a sem pintura e sal da terra ou a luz do mundo ....as irmas tem q pedi sabedoria a Deus pra entender sua palavra

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA