quarta-feira, 4 de maio de 2011

No Fundo do Oceano

Imagine uma linda tarde de verão e você parado à beira-mar olhando para a água durante um maravilhoso pôr-do-sol enquanto as calmas ondas chegam delicadamente e se espalhando sobre a areia. Que vista maravilhosa, enquanto tudo ao seu redor está tão calmo.


Talvez dois ou três dias mais tarde você venha ao mesmo lugar. Agora o vento está soprando furiosamente, ondas enormes trovejam contra a praia, e o céu está negro com nuvens ameaçadoras. Quão mutável pode ser o oceano, você poderá pensar e ser lembrado de que nossa vida é também com frequência mutável.

Calmo e Impertubável Mas não importa o quão bravia pareça a superfície do oceano, se você pudesse olhar para dentro das águas profundas, iria achá-lo calmo e imperturbável com os movimentos que ocorrem acima de você. Talvez um contraste assim pudesse nos levar a entender que quando as dificuldades cruzam nosso caminho, podemos descobrir que é possível ficarmos calmos, lançando todas as nossas ansiedades sobre o Salvador que nos diz para fazer exatamente isso. Podemos ser encorajados por esses lembretes maravilhosos tirados da Palavra de Deus, a Bíblia: "Ó Senhor, Deus dos exércitos, quem é poderoso como Tu, Senhor, com a Tua fidelidade ao redor de Ti? Tu dominas o ímpio do mar; quando as suas ondas se levantam Tu as fazes aquietar" (Salmo 89:8-9).

Sob a Superfície Mais de três quartos da superfície da Terra é coberta pelos oceanos; cuja maior porção é o Pacífico, com cerca de 17.700 quilômetros de largura entre o Panamá e o Mar da China. Antes que fossem feitas explorações, era comum pensar que o fundo dos oceanos fosse quase nivelado, mas os pesquisadores desde então têm descoberto fatos maravilhosos sobre o que há abaixo da superfície -- dentre outras coisas, descobriram que o fundo do pacífico é na maior parte acidentada e irregular, com montanhas e vales profundos em vários lugares como jamais encontrados na superfície.

Se o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, com seu pico a 8,8 quilômetros acima do nível do mar, fosse colocado na parte mais profunda do oceano Pacífico, ele ficaria 8,8 quilômetros acima de fundo, mas ainda estaria completamente coberto por mais 1,6 quilômetros de água salgada. Em outras palavras, o oceano nesse ponto tem mais de 11 quilômetros de profundidade!

Montanhas Submersas Em outras partes do mesmo oceano, onde a água não é tão profunda, muitas das montanhas submersas rompem a superfície das águas, fazendo com que suas partes mais altas surjam como ilhas. A mais alta delas é a ilha do Havaí, cercada por outras belas ilhas mais baixas, incluindo Oahu, Maui, Kauai e outras, que se seguem por todo o caminho até a Ilha Midway.

Todas essas coisas nos falam de modo majestoso da maravilhosa Criação de Deus. " Nas Suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são Suas. Seu é o mar, pois Ele o fez" (Salmo 95:4-5).

Mais Altas Que as Montanhas Rochosas Após olharmos as águas profundas do Oceano Pacífico vamos olhar agora o Oceano Atlântico, no qual o ponto mais profundo atinge 9.198 metros e que tem mais de 6.400 quilômetros de largura. Ele também possui uma cadeia de montanhas submersas com 16.000 quilômetros de comprimento. Algumas dessas são mais altas que as Montanhas Rochosas, mas continuam fora da vista debaixo da água. Por contraste, o fundo do Atlântico Norte é composto em sua maioria por vastas áreas planas nas quais correntes submarinas criaram sulcos como rios.

Seria preciso escrever um livro para poder dar uma lista de todas as ilhas em cada oceano e os detalhes de ilhas como Japão, Filipinas, Bahamas, Cuba, Islândia, Madagascar e muitas outras que representam nações inteiras. Estas foram surgindo ao longo das eras para se tornarem o lar de milhões de pessoas e costumam suprir uma grande parte da comida do mundo.

Cada Vez Mais Altas A maioria destas ilhas foram formadas de uma destas duas formas. Muitas são de origem vulcânica, isto é, começaram como violentos vulcões, rompendo o fundo do oceano. Ao longo de um período de muitos anos e muitas erupções, elas se tornaram cada vez mais altas, rompendo por fim a superfície e se elevando acima dela. Algumas delas, como a ilha do Havaí, continuam a ser vulcões em atividade e estão aumentando de tamanho com violentos e espessos rios de lava.

Outras ilhas são formadas por coral que constrói colônias sobre picos submersos de vulcões extintos, elevando seus cumes cada vez mais alto a cada ano e chegando a se elevar acima da superfície onde as ondas do oceano depositaram gradualmente muitas coisas que apodreceram e formaram o solo. Pássaros, fazendo seus ninhos nessas novas terras, costumam também contribuir deixando cair sementes que se enraizam, auxiliadas pela fertilidade de peixes podres e outras formas de vida marinha que foram levadas para os corais pelas águas tempestuosas. O vento e a chuva também trazem depósitos de poeira e vegetação desde grandes distâncias, de modo que ao longo de muitos anos é formado um solo rico e fértil.

Um Poder Controlador Algumas pessoas temem que algum dia os oceanos possam subir e cobrir muitas costas e até cidades. Mas existe um versículo na Bíblia que deveria remover esse medo. Ele diz, "Quem encerrou com portas o mar, quando este rompeu... e lhe disse: Até aqui virás, porém não mais adiante; e aqui se quebrarão as tuas ondas orgulhosas?" (Jó 38:8-11). Sabemos que todas essas coisas revelam a mão do Senhor, o Criador de todas as coisas, que mantém tudo sob Seu poder controlador. "Pelo mar foi Teu caminho, e Tuas veredas pelas grandes águas; e as Tuas pegadas não foram conhecidas" (Salmo 77:19).

Outro versículo da Bíblia diz, "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade" (Eclesiastes 12:1). Você se lembra de sempre agradecer a Ele por todo o Seu cuidado e amor por você?
Stories

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA