sábado, 28 de maio de 2011

Desenhos Bíblicos para Colorir- Josué

Tema: “Josué, o Novo Líder”

1- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos ter memoriais, para não esquecer o que Deus tem feito em nossas vidas! Um memorial pode ser um cartão em que você escreve um testemunho, ou um objeto que te lembre algo que o Senhor fez por você, ou por sua família.
2- Quebra-Gelo: Brincar de “Chamada Criativa.” Usando uma palavra ou um objeto, cada criança terá que responder o que a palavra ou o objeto mostrado a faz lembrar. Por exemplo: Mostrar uma flor, daí o líder pergunta para cada criança: “Ao olhar esta flor, de que você se lembra?”
3- Versículo para Memorizar: “Porque para Deus nada é impossível.” Lucas 1:37
4- Leitura da Bíblia: Deuteronômio 34, Josué 3 a 5
5- Mensagem: Moisés morreu aos 120 anos, ele não pôde entrar na terra prometida. Deus não permitiu, porque ele desobedeceu a Deus. Na última vez que Deus mandou Moisés dar água da rocha para o povo, Ele pediu para que
 falasse com a rocha, e Moisés, já furioso com as murmurações do povo, feriu a rocha, desobedecendo a Deus. E por isso o Senhor disse que ele não entraria em Canaã. Josué, então, tornou-se o novo líder do povo de Israel. Aí o SENHOR disse a Josué: — Por causa daquilo que vou fazer hoje, todo o povo de Israel vai saber que você é um grande homem. Eles saberão que, assim como estive com Moisés, também estarei com você. Dias depois os israelitas se prepararam para partir. Os sacerdotes iam à frente, levando a arca da aliança. Quando chegaram ao Jordão e puseram os pés dentro da água, ela parou de correr e ficou amontoada na parte de cima do rio. Na parte de baixo, o rio secou completamente até o mar Morto. Então o povo passou para o outro lado, perto de Jericó. Enquanto os israelitas atravessavam, pisando terra seca, os sacerdotes que levavam a arca ficaram parados no seco, no meio do rio Jordão. Quando todo o povo de Israel acabou de atravessar o rio Jordão, o SENHOR disse a Josué: Escolha doze homens, um de cada tribo, e dê esta ordem: Peguem doze pedras do meio do rio Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levem essas pedras e coloquem onde acamparem hoje à noite. Então Josué chamou os doze homens que havia escolhido e disse: Passem adiante da arca da aliança do SENHOR, o Deus de vocês, e sigam até o meio do Jordão. Cada um ponha no ombro uma pedra, uma para cada tribo de Israel. Essas pedras ajudarão o povo a lembrar daquilo que o SENHOR tem feito. No futuro, quando os seus filhos perguntarem o que essas pedras querem dizer, vocês contarão que as águas do Jordão pararam de correr no dia em que a arca da aliança atravessou o rio. Essas pedras farão com que o povo de Israel lembre sempre desse dia. Os homens fizeram o que Josué mandou. Josué também pôs doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde os sacerdotes que carregavam a arca haviam parado. Essas pedras ainda estão lá. Naquele dia o SENHOR fez com que o povo de Israel ficasse sabendo que Josué era um grande homem. E, durante a vida de Josué, eles o respeitaram assim como haviam respeitado a Moisés.
6-Aplicação: Deus operou outro milagre diante dos olhos dos israelitas, agora, tendo Josué como líder, no lugar de Moisés. Deus abriu o rio Jordão e o povo atravessou por ele. A mesma coisa aconteceu no Mar Vermelho. Só que desta vez, Deus manda que eles façam um memorial. Algo que fizesse o povo lembrar-se desse dia, em que o rio Jordão se abriu. As pedras foram usadas para que eles se lembrassem para o resto das suas vidas, o milagre que Deus operou. Outro exemplo de memorial que encontramos na Bíblia é o arco-íris. Deus deu o arco-íris, para lembrar ao homem que nunca mais destruiria o mundo com água!
7- Exercício de fixação: Entregue algo para cada criança nessa reunião, para que elas possam sempre se lembrar que Deus é um Deus de milagres e cuida da vida delas. Peça para que elas guardem este objeto num lugar só delas, que ninguém vai mexer. E toda vez que virem este objeto, elas se lembrarão e dirão “Deus é um Deus de milagres e cuida de mim.” Isto é um memorial! Algumas sugestões: você pode usar uma caixinha ou um saquinho, com folha ou pedra dentro, pode colocar um versículo também junto. Um cartão com o desenho de um arco íris. Um desenho feito pela criança sobre a lição, colocar o versículo e guardar num envelope. Etc. O importante é ter um visual que traga à lembrança da criança, algo a respeito de Deus.
8-Comunhão/ Encerramento
Extraído do blog de Miriam Galli

Tema: “A Conquista de Jericó”

1- Revisão da lição anterior: “Josué, o novo líder” (faça algumas perguntas para as crianças).
2- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos obedecer a todas as ordens que o Senhor nos der, e crer nas Suas promessas para nós!
3- Quebra-Gelo: Você já assistiu um filme de batalha? Conte como foi.
Depois que as crianças falarem, diga que você também tem uma história para contar sobre batalha, só que bem diferente das batalhas que elas contaram.
4- Versículo para Memorizar: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Josué 1:9
5- Leitura da Bíblia: Josué 6:1-27
6- Mensagem: Os portões da cidade de Jericó estavam muito bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade. O SENHOR Deus disse a Josué: — Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados. Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias. Na frente da arca da aliança, irão sete sacerdotes, cada um levando uma corneta de chifre de carneiro. No sétimo dia você e os seus soldados marcharão sete vezes em volta da cidade, e os sacerdotes tocarão as cornetas. Quando eles derem um toque longo, todo o povo gritará bem alto, e então a muralha da cidade cairá. Aí cada um avançará diretamente para a cidade. Josué chamou os sacerdotes e disse: — Carreguem a arca da aliança, e na frente fiquem sete sacerdotes levando cornetas. E disse ao povo: — Comecem a marchar em volta da cidade! E que os soldados marchem na frente da arca da aliança de Deus, o SENHOR! Aí Josué ordenou que os sacerdotes dessem uma volta ao redor da cidade, carregando a arca da aliança. Depois voltaram ao acampamento e passaram a noite lá. No dia seguinte Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes carregaram a arca. Os sete sacerdotes que levavam as sete cornetas, iam na frente, tocando sem parar. Os soldados iam na frente deles, e um grupo de guardas seguia a arca. As cornetas não paravam de tocar. No segundo dia marcharam de novo uma vez em volta da cidade e voltaram ao acampamento. E fizeram isso durante seis dias. No sétimo dia levantaram-se de madrugada e marcharam em volta da cidade sete vezes no mesmo dia. Foi só nesse dia que deram sete voltas em redor da cidade. Na sétima volta, quando os sacerdotes acabaram de tocar as cornetas, Josué disse ao povo: — Gritem agora! O SENHOR Deus está entregando Jericó a vocês! Então os sacerdotes tocaram as cornetas. Logo que o povo ouviu este som, gritou com toda a força, e a muralha caiu. Aí todos subiram, entraram na cidade e a tomaram. Assim o SENHOR Deus esteve com Josué, e a fama de Josué se espalhou por todo o país.
7-Aplicação: Os israelitas obedeceram direitinho todas as ordens dadas por Deus! Eles não só foram obedientes, como também tiveram fé que Deus os ajudaria a conquistar a cidade de Jericó, e foi uma grande vitória ! O Senhor foi fiel e cumpriu a promessa que deu a Josué: “Não tenha medo, estarei contigo por onde for.” Josué venceu porque confiou em Deus, creu na conquista de Jericó! E você ? Crê nas promessas de Deus? Saiba que as promessas de Deus são para você também! E você vencerá o inimigo. Qual tem sido o seu inimigo hoje? O diabo usa um colega pra te tratar mal, para trazer briga entre os pais, para prender as pessoas no vício da bebida e droga! Ma o Senhor é mais forte e tem mais poder que o nosso inimigo! Apenas creia e obedeça! E o Senhor te dará vitória!
8- Exercício de fixação: Faça a encenação com as crianças da história da Conquista de Jericó. Não se esqueça das cornetas. Elas vão amar fazer essa encenação! Barulho é com elas!
9-Comunhão/ Encerramento

Desenhos para colorir. Clique nas imagens para ampliá-las, após direito e salvar imagem como...







































































0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA