terça-feira, 10 de maio de 2011

Brócolis ajuda a limpar bactérias nos pulmões

Uma substância do vegetal pode aumentar a capacidade dos pulmões de combater bactérias nocivas. Uma dieta rica em brócolis pode favorecer pacientes de doenças pulmonares.Segundo uma nova pesquisa, comer brócolis pode ajudar o sistema imunológico a limpar as bactérias nocivas nos pulmões, e, portanto, o vegetal pode ser útil no tratamento de doenças pulmonares.
Para garantir que os pulmões funcionem corretamente, as células brancas do sangue, chamadas macrófagos, removem detritos e bactérias que podem se acumular nos pulmões e causar infecção.
Esse sistema de limpeza é deficiente em fumantes e pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – uma combinação de enfisema e bronquite – que sofrem de infecções frequentes.
Agora, pesquisadores descobriram que uma via química nos pulmões, chamada NRF2, envolvida na ativação do macrófago, é eliminada pelo tabagismo. Eles também descobriram que o sulforafano, uma substância química presente no brócolis, couve-flor e outros vegetais crucíferos, quando mastigada pode restaurar essa via.
43 pacientes com DPOC participaram da pesquisa. Os cientistas expuseram os pulmões com deficiência de macrófagos a duas cepas de bactérias que são causas comuns de infecções associadas com DPOC. Na presença de sulforafano, o caminho NRF2 foi estimulado e a capacidade dos macrófagos de reconhecer e engolir bactérias foi restaurada.
Os pesquisadores então expuseram ratos à fumaça de cigarros por uma semana ou seis meses. Ambos os grupos tiveram um aumento de colonização bacteriana nos pulmões, semelhante à observada em pacientes com DPOC.
Depois de tratar os ratos com sulforafano, os cientistas descobriram que as células mataram mais bactérias. Ao invés de ativar mais macrófagos, o sulforafano pareceu melhorar a funcionalidade das células já presentes.
Segundo os pesquisadores, não só DPOC, mas muitas doenças prejudicam a função pulmonar como resultado do aumento da função bacteriana nos pulmões, então o estudo pode ser extrapolado para essas outras doenças.
O sulforafano é encontrado no brócolis em sua forma precursora, e é convertido para o composto ativo por enzimas presentes na saliva e bactérias intestinais. Os níveis de enzima variam entre as pessoas e, portanto, seria esperado que a dose de sulforafano obtida pelo consumo de dieta varie entre as pessoas também.
Além disso, os pesquisadores afirmam que mais estudos em humanos são necessários para estabelecer os efeitos benéficos de uma dieta rica em sulforafano na defesa imunitária do organismo.
A equipe acabou de começar a fase 2 de ensaios clínicos para testar o composto em pessoas com DPOC, para ver se ele melhora a função pulmonar dos pacientes, mas levará pelo menos três anos antes de sair algum resultado. [NewScientist]

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA