sexta-feira, 27 de maio de 2011

Em João 5:17. Não estaria Jesus neste texto permitindo o trabalho no dia de Sábado?

Vamos ao texto bíblico de João 5:17: ‘Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também’.


Certamente Jesus não iria estimular os discípulos a trabalharem no sábado. Além de ser um guardador deste dia (Lucas 4.16), Jesus obedecia aos mandamentos do Pai (João 15:10) e o ?não trabalhar no sábado? faz parte dos Dez Mandamentos do Pai (Êxodo 20:8-11).

Analisando o contexto vemos que os judeus reclamaram de Jesus curar no Sábado.

Ao dizer ‘meu Pai trabalha até agora e eu também’, o Senhor está dizendo que o Pai e ele trabalham até agora em dar vida, curar as pessoas, salvá-las.

A palavra grega usada neste verso reforça este ponto de vista, sendo que ao Jesus dizer que o ‘Pai trabalha até agora’, ele menciona a palavra grega ‘ergazestai’, palavra que é usada no evangelho de João para tratar da ‘obra salvívica’ de Deus e ‘não da obra criadora’.

Claramente se vê aí a que tipo de trabalho Jesus está se referindo. Referia-se ao trabalho espiritual em prol da salvação do ser humano e não ao trabalho rotineiro, para o benefício próprio.

Isto confirma o ensinamento de Jesus de que é lícito fazer o bem aos sábados (Mateus 12:12). O texto não se refere ao trabalho cotidiano, mas ao realizado em favor do próximo, que deve ser todos os dias. ‘Segundo os judeu’ ele quebrantava o Sábado, pois não guardava da maneira deles. ‘Segundo Deus’, Jesus nunca profanou porque guardava da maneira correta estabelecida por Deus ao criar o mundo (Gênesis 2:1-3)
Rádio Novo Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA