terça-feira, 17 de maio de 2011

Diálogo oficial entre católicos e anglicanos em nova fase

Cidade do Vaticano, 17 mai 2011 (Ecclesia) – A comissão internacional para o diálogo oficial entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana (ARCIC) começa hoje uma nova fase de trabalhos, a terceira em mais de 40 anos.


A reunião inicial da ARCIC III vai decorrer no mosteiro de Bose, norte da Itália, de 17 a 27 de maio, dando cumprimento a uma decisão tomada pelo Papa Bento XVI e pelo arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, primaz da Igreja Anglicana.
Os responsáveis pela comissão são D. Bernard Longley, arcebispo católico de Birmingham (Inglaterra), e o arcebispo anglicano David Moxon, da Nova Zelândia.
Segundo comunicado do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, da Santa Sé, o encontro vai abordar “questões fundamentais relativas à «Igreja enquanto Comunhão – local e universal»”.
Em janeiro, o Vaticano anunciou a criação de um ordinariato pessoal nos territórios de Inglaterra e País de Gales, estrutura que visa acolher pastores e fiéis da Igreja Anglicana que desejem entrar em comunhão com a Igreja Católica, em conformidade com as disposições do Papa Bento XVI.
Questões como a ordenação sacerdotal e episcopal de mulheres ou homossexuais acentuaram a divisão entre as duas Igrejas, separadas desde o século XVI, com o Ato de Supremacia da Igreja da Inglaterra (1534), no reinado de Henrique VIII.
Fonte: Agência Ecclesia / Evidências Proféticas

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA