sábado, 23 de outubro de 2010

Uma Colossal Cidade no Espaço


Falaremos de uma grande cidade. Nova York, Tóquio e Londres são nada em comparação! Você conhecerá fatos surpreendentes sobre uma gigantesca cidade que pode viajar através do espaço. É tudo verdade, não é ficção científica! As informações contidas neste Guia de Estudo vão empolgar a sua alma e lhe dar esperança para o futuro.
Quem é o arquiteto e construtor desta cidade?
“Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).
A Bíblia declara que Deus está construindo uma grande cidade para Seu povo. E esta cidade é tão real e literal como qualquer outra que você já conheceu.
Onde está essa cidade maravilhosa que Deus está preparando?
“Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu…”(Apoc 21:2). “ó Senhor meu Deus…ouve tu do lugar da tua habitação no céu” (1 Reis 8:28-30).
Esta grande cidade que está sendo construída está, neste momento, no espaço exterior, na morada de Deus, que é chamada de Céu.
Como é que as Escrituras descrevem esta incrível cidade?
a) Tamanho
“A cidade era quadrada, pois o seu comprimento era igual à sua largura. O anjo mediu a cidade com a vara de ouro e viu que media dois mil e duzentos quilômetros” (Apoc 21:16).
b) Nome
A cidade é chamada de “Nova Jerusalém”, em Apocalipse 21:2.
c) Muros
“Ele mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados. …o muro era construído de jaspe” (Apoc 21:17-18). Um muro de 144 côvados, ou 216 pés de altura (um côvado são 18 polegadas), rodeia a cidade. É feito de jaspe sólido, com brilho e beleza indescritível. Pense nisso! Cerca de 20 andares de altura de jaspe sólido !
d) Portas
“Tinha doze portas…do lado do oriente tinha três portas, do lado do norte três portas, do lado do sul três portas”. “As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era uma só pérola” (Apocalipse 21:12, 13, 21). A cidade têm 12 portas, 3 em cada lado, cada uma feita de uma única pérola.
e) Fundações
O muro da cidade tinha 12 fundamentos…adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista. (Apocalipse 21:14-20). A cidade tem 12 completas fundações, cada uma feita de uma pedra preciosa. Todas as cores do arco-íris estão ali representadas. Vista de longe a cidade parece estar descansando em cima de um arco-íris.
f) Ruas
“A rua principal era de ouro puro, claro como vidro” (Apoc 21:21- NVI).
g) Aparência
“a Cidade Santa…ataviada como noiva adornada para o seu esposo”. “tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina”. “A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais”. (Apocalipse 21:2, 11,16). A cidade, com todas as suas pedras preciosas, ouro e beleza cintilante, será iluminada com a glória de Deus. Na sua grande majestade e pureza é comparada a uma “noiva adornada para o seu marido”.
Que recurso fenomenal desta majestosa cidade garante a cada cidadão vigor e juventude eterna?
“no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que frutifica doze vezes por ano, uma por mês. As folhas da árvore servem para a cura das nações” (Apoc 22:2). “tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente ” (Gênesis 3:22). A árvore da vida, que está no meio da cidade – Apocalipse 2:7, traz a vida eterna e juventude a todos que comem dela. Essa árvore vai render uma nova safra de frutas a cada mês.
É verdade que esta cidade descerá a esta terra?
“Via cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo”(Apoc 21:2). “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5). “Os justos herdarão a terra” (Provérbios 11:31).
Sim, a majestosa cidade santa descerá à Terra para se tornar a capital da Nova Terra. Todos os justos terão uma casa nesta cidade.
O que acontecerá com o pecado e com os pecadores?
“Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará” (Malaquias 4:1). “desceu fogo do céu, e os devorou” (Apoc 20:9). “os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (2 pedro 3:10). “Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés” (Malaquias 4:3). “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2 Pedro 3:13).
Deus vai destruir todos os pecados e os pecadores com fogo. Este fogo vai derreter a terra e transformar tudo em cinzas. Então, Deus fará uma nova terra perfeita, e a cidade santa será a sua capital. Aqui o justo viverá em alegria, paz e santidade por toda a eternidade. Deus promete que o pecado não se levantará novamente. (Veja Naum 1:9)
Que emocionantes promessas Deus faz às pessoas que entram em seu novo reino?
a) O Senhor, em pessoa, vai viver com elas (Apocalipse 21:3).
b) Elas nunca se entediarão. Haverá delícias perpetuamente (Salmo 16:11).
c) Não haverá mais morte, dor, lágrimas, tristeza, doença, hospitais, operações, tragédia, desapontamento, problemas, fome, ou sede (Apoc. 21:4, Isaías 33:24, Apoc. 22:3, Isaías 65:23, Apoc. 7:16).
d) Elas não se cansarão (Isaías 40:31).
e) Toda pessoa salva será fisicamente inteira em todos os sentidos. Os surdos ouvirão, os cegos enxergarão, os mudos cantarão, e os coxos serão capazes de correr (Isaías 35:5, 6; Filipenses 3:21).
f) Ciúme, medo, ódio, falsidade, inveja, impureza, cinismo, trapaça, preocupação, e todo o mal estarão para sempre excluídos do reino de Deus (Apocalipse 21:8, 27; 22:15). As pessoas não mais serão sobrecarregadas com preocupações e cuidados que as consomem. Não haverá mais colapsos nervosos. O tempo vai se tornar eternidade, e as pressões e prazos da terra terão desaparecido para sempre.
Como será a nova terra, diferente da nossa terra hoje?
a) Vastos mares como os conhecemos hoje desaparecerão (Apocalipse 21:1). Os mares e oceanos cobrem três quartos da superfície da Terra hoje. Este não será o caso no novo reino de Deus. O mundo inteiro vai ser um enorme jardim, de beleza inigualável, intercalado com lagos, rios e montanhas (Apocalipse 22:1, Atos 3:20, 21).
b) Os desertos se tornarão jardins (Isaías 35:1, 2).
c) Os animais serão todos domados. Um não vai ser mais presa do outro. E uma criança os guiará. (Isaías 11:6-9; 65:25).
d) Não haverá mais maldição (Apocalipse 22:3).
e) Não haverá mais qualquer tipo de violência (Isaías 60:18). Crime, tempestades, inundações, terremotos, tornados, ferimentos, etc.
f) Nada contaminando será encontrado na nova terra (Apocalipse 21:27). Não haverá pontas de cigarro, sumo de tabaco, bêbados, bares, bebidas alcoólicas, prostituição, fotos obscenas, ou qualquer outro tipo de maldade ou impureza.
Haverá crianças no reino de Deus? Se assim for, elas vão crescer?
“As ruas da cidade ficarão cheias de meninos e meninas brincando” (Zacarias 8:5 – NVI). “e saireis, e crescereis como os bezerros do cevadouro” (Malaquias 4:2).
Sim, vai haver muitos meninos e meninas na cidade santa (Isaías 11:6-9), e esses jovens vão crescer (Malaquias 4:2). Temos nos degenerado muito em estatura, inteligência e vitalidade desde Adão, mas tudo isso vai ser restaurado (Atos 3:20, 21).
Quando reunidos com os entes queridos no céu, os salvos reconhecerão uns aos outros?
“mas então conhecerei como também sou conhecido” (1 Cor 13:12).
A Bíblia ensina claramente que os justos queridos que morreram serão ressuscitados e se juntarão aos justos vivos no reino de Deus (Isaías 26:19; Jeremias 31:15-17, 1 Coríntios 15:51-55, 1 Tessalonicenses 4:13-18). E as Escrituras também ensinam que as pessoas no novo reino de Deus se reconhecerão umas às outras, assim como as pessoas reconhecem-se mutuamente sobre a Terra hoje.
Será que as pessoas no céu serão reais, de carne e osso?
“O próprio Jesus estava no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco. Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E disse-lhes: Por que estais perturbados e por que surgem pensamentos nos vossos corações Vede as minhas mãos e meus pés, que sou eu mesmo. apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho”. “E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e {estando} maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhes parte de um peixe assado, e um favo de mel. O que ele tomou e comeu diante deles”. “E levou-os fora, até Betânia …E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu” (Lucas 24:36-39, 41-43, 50, 51). “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11). “o Senhor Jesus Cristo…transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso” (Filipenses 3:20, 21).
Depois da Sua ressurreição, Jesus revelou aos Seus discípulos que Ele era de carne e ossos. Este mesmo Jesus de carne e ossos que subiu ao Pai virá novamente à terra. Os justos receberão corpos assim como o corpo de Cristo e serão pessoas reais, de carne e ossos por toda a eternidade. A diferença será que o corpo celeste não estará sujeito a decadência, morte ou deterioração. O ensinamento de que os salvos no céu serão fantasmas que flutuam em nuvens, neblina e tocando harpas e nada mais, não tem fundamento nas Escrituras. Jesus não morreu na cruz para proporcionar um futuro tão banal e tolo para aqueles que aceitam o Seu amor e nobremente seguem o seu caminho de vida. A maioria das pessoas não têm interesse em tal existência etérea e, portanto, têm pouco ou nenhum desejo de entrar no reino celestial de Deus, preferindo-o muitas vezes só porque temem o inferno. Se todas as pessoas no mundo todo pudessem aprender a verdade sobre a cidade santa de Deus e a nova terra, milhões de pessoas começariam a entender o Seu amor e se voltariam para Ele de todo o coração.
Como o justo gastará seu tempo no reino celestial?
“E edificarão casas, e {as} habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos” (Isaías 65:21, 22).
Os justos irão construir suas próprias casas na nova terra. (Cada um terá também uma mansão na cidade edificada por Cristo. – João 14:1-3) e plantarão vinhas, e comerão os frutos delas. A Bíblia é clara. Pessoas reais farão coisas reais no céu e desfrutarão de todas elas.
Em que outras atividades emocionantes irão os remidos participar?
a) Cantar e tocar música celestial (Isaías 35:10, 51:11; Salmos 87:7, Apocalipse 14:2, 3).
b) Adorar diante do trono de Deus, todos os sábados (Isaías 66:22, 23).
c) Desfrutar das árvores e flores que nunca murcharão (Ezequiel 47:12, Isaías 35:1, 2).
d) Visitar com os entes queridos, os patriarcas, profetas, etc (Mateus 8:11, Apocalipse 7:9-17).
e) Estudar os animais do céu (Isaías 11:6-9; 65:25).
f) Viajar e explorar sem nunca se cansar (Isaías 40:31).
g) Ouvir a Deus cantar (Sofonias 3:17).
h) Realizar as ambições mais caras (Salmos 37:3, 4; Isaías 65:24).
i) A grande alegria de todas – o privilégio de ser como Jesus, viajando com ele, e vê-Lo face a face (Apocalipse 14:4; 22:4, 21:3, 1 João 3:2).
Pode a débil linguagem humana realmente descrever as glórias do lar celestial?
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).
Nem mesmo em seus sonhos pode o coração do homem começar a compreender as maravilhas do reino eterno de Deus. Tudo o que Adão perdeu irá ser restaurado (Atos 3:20, 21).
Este reino está sendo preparado para mim pessoalmente?
“quem quiser, tome de graça da água da vida” (Apoc 22:17). “Para uma herança incorruptível, incontaminável…guardada nos céus para vós” (1 PEDRO 1:4). “vou preparar-vos lugar” (jOÃO 14:2).
É preparado para você pessoalmente. O convite do Senhor é feito para você pessoalmente. Se rejeita-lo, amigo, você não terá a quem culpar senão a si mesmo.
Como posso ter a garantia de um lugar neste grande e glorioso reino?
“Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa…” (Apoc 3:20). “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Apoc 22:14). “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7:21). “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12). “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).
A Bíblia deixa claro. É muito simples. Dê a sua vida a Cristo para a purificação do pecado. Quando você fizer isso, Ele também lhe dará poder para fazer a Sua vontade e guardar Seus mandamentos. Isso significa, é claro, que você vai começar a viver como Cristo viveu e vai superar todos os pecados. “Aquele que vencer herdará todas as coisas.” Apocalipse 21:7. Em suma, uma pessoa está preparada para o céu, quando ela tem o céu dentro dela.
Você deseja aceitar a proposta de Jesus para viver eternamente com Ele no Seu reino celestial?
Guia de Estudo publicado no site Amazing Facts. Crédito da tradução: Blog Sétimo Dia http://setimodia.wordpress.com/

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA