domingo, 31 de outubro de 2010

Onde estão os Mortos?O que acontece com a alma quando uma pessoa morre? O que diz a Bíblia?

Cada hora do dia, 5.000 pessoas passam desta vida para a morte.
Já pensou, amigo, enquanto você estava dormindo ontem à noite, 45.000 pessoas morreram neste mundo. Já imaginou? Isto quer dizer que cada minuto de cada dia 83 pessoas morrem: mais de uma pessoa por segundo! Nos poucos segundos que estamos lendo aqui esta noite, mais de 40 pessoas morreram.
A morte é uma visita que não recebe convite. Ela visita todas as famílias de todas as épocas, de todos os países do mundo. Visita a pessoa idosa – mas também visita o jovem – e às vezes até a criança no berço! Não escolhe! Quase não existe família que não tem chorado diante um túmulo aberto.
Olhamos com interesse o progresso da ciência combatendo um inimigo após o outro. Estão fazendo guerra contra pneumonia, tuberculose, gripe, paralisia infantil, câncer, AIDS e outros inimigos. Mas a morte ainda está entre nós.
Quanto tem sido escrito acerca da morte! É um mistério! Inevitavelmente todos teremos que enfrentar este inimigo um dia, se o mundo não terminar antes.
O poeta pergunta: "Para onde vão os mortos, Senhor, para onde vão?" Muitos tratam de responder esta pergunta com a melhor boa fé. Os filósofos pretendem elucidar o mistério da morte, mas longe de consegui-lo tornam-no cada dia mais confuso! O que um filósofo afirma, o outro nega!
Até as doutrinas religiosas são freqüentemente cheias de erro. Uma igreja ensina uma coisa – outra igreja ensina outra.
Como descobriremos a verdade? Precisamos voltar para a fonte da doutrina – a Palavra. O que a igreja ensina não importa agora. Queremos saber o que Deus falou. O homem falha!
Um grande mágico norte-americano chamado Harry-Haudini, antes de morrer prometeu a sua esposa que ele iria voltar da morte. Ele faleceu, e ela esperou muitos anos mas ele não voltou.
Clarence Darrow, um grande advogado, também prometeu ao seu amigo íntimo, Claude Noble, que ele ia voltar na forma de um espírito. Cada ano no aniversário de sua morte, Claude Noble esperou, mas o homem não voltou!
A Bíblia faz a pergunta:
Jó 14:14 "Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança"
Para achar a resposta dessa pergunta abrimos o livro de Deus. Voltamos para a história da Criação. Deus criou o homem do pó da terra.
Gênesis 2:7 – "...."
Quando o homem morre temos o inverso da criação.
Eclesiastes 12:7 – "...."
No Jardim do Éden Deus falou para seus filhos dizendo:
Gênesis 2:17 – "...."
Mas logo em seguida o inimigo chegou contradizendo o que Deus disse:
Gênesis 3:4 – "...."
Esta foi a primeira mentira na Bíblia. Jesus disse que o diabo é o pai da mentira. Deus disse: "Certamente morrerás." O diabo disse: "Certamente não morrerás." Eva preferiu aceitar a mentira do que a verdade.
O homem moderno também prefere aceitar a mentira! Ele diz: "Certamente não morrerás". O homem não pode morrer. Ele é imortal. Ele simplesmente passa de um estado para o outro. Ele não morre!"
Jesus disse: S. João 3:16 – "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna."
Ele não disse que todos têm a vida eterna. Somente quem crê.
A Bíblia diz:
I Timóteo 6:16 – "...."
Não existe nenhuma referência na Bíblia que disse que o homem é imortal. Pelo contrário, fala que somente Deus tem a imortalidade(1Tm6:16;Hb1:10-12;1Tm 1:17) Cada vez que usa a palavra imortal ou imortalidade fala em Deus. Quando fala no homem usa a palavra mortal.
Salmos 8:4 – "Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?"
Um dia Deus nos dará o dom da imortalidade.
I Coríntios 15:53 – "...."
O homem é sujeito à morte, e quando morre o espírito volta a Deus e o pó volta à terra. Sobre este acontecimento diz a Palavra de Deus:
Salmos 146:4 – "...."
Este espírito que volta a Deus é consciente? Diz a Palavra de Deus: "Naquele dia perecem os seus pensamentos"
Esta palavra "espírito" vem da palavra hebraica "Ruach". Esta palavra aparece 379 vezes na Bíblia se referindo ao fôlego; mas nunca falando numa coisa consciente que pode viver fora do corpo. Por isso a Bíblia fala que o dia em que o espírito deixar o homem, seus pensamentos perecem.
Os mortos sabem o que está acontecendo?
Eclesiastes 9:5-6 e 10 – "...."
Alguém me disse que Eclesiastes não é inspirado. Se entramos nesse caminho ficamos em dificuldade. Eu aceito toda a Bíblia e não dou o direito a ninguém de escolher um trecho com o qual ele não concorde e tirar da Bíblia. Se Eclesiastes não é uma parte inspirada das Escrituras, não deveria ser incluído em nossas Bíblias.
Mas não vamos nos basear somente em Eclesiastes. Vamos usar toda a Bíblia – o Velho e o Novo Testamento – "um pouco aqui e um pouco ali" Isaías 28:10 para ver a verdade sobre este assunto.
No livro de Jó temos estas palavras:
Jó 14:21 – "...."
Será que a mãe que morreu e foi para o Céu não saberia o que acontece com seus filhos? Ela não teria interesse em saber o que acontece com eles?
Conheço uma família com 12 crianças. A mãe morreu. Que dificuldades resultaram! A mãe não ficaria preocupada com as dificuldades delas se estivesse lá no Céu? Não seria um Céu, para ela, seria um inferno! Graças a Deus não é assim! A Bíblia diz que estas coisas acontecem "sem ela o perceber".
Notemos o que diz o salmista.
Salmo 6:5 – "...."
Os mortos não estão no Céu louvando a Deus? O salmista diz que não. "Não há lembrança de Ti".
Davi foi chamado amigo de Deus. Ele morreu. Ele foi ao Céu? O Novo Testamento disse que não.
Atos 2:34 – "...."
O que é a morte'? A Bíblia tem a resposta.
Salmo 13:3 – "...."
Salmo 115:17 – "...."
Realmente é um sono. A pessoa que morreu está dormindo. Nós nos lembramos da história de Lázaro que morreu. Vamos ler esta história.
João 11:10-14 – "...."
Jesus disse que Lázaro estava dormindo. Depois em João 11:43 ele disse: "Lázaro, vem para fora!"
Notamos que ele não disse: "Lázaro volta do Céu"; Ele não disse: "Lázaro, vem do purgatório, ou do inferno".
Morrer não quer dizer ir para o Céu. Morrer não quer dizer ir para o inferno. Morrer não quer dizer ir para o purgatório. Morrer não quer dizer ir para lugar nenhum! Morrer quer dizer dormir!
Paulo usou muito a expressão que Jesus havia usado, chamando a morte de um sono.
Em I Coríntios 15:51  "...."
Ele disse: "Nem todos dormiremos". Falando da morte Paulo escreve:
I Tessalonicenses 4:13, 14 – "...."
Agora perguntamos: Se os mortos fossem direto para o Céu, para que precisaríamos de uma ressurreição? O castigo ou a recompensa vem somente no dia do Juízo.
II S. Pedro 2:4, 9 – "...."
Alguns anos atrás um homem morreu num hospital. Mas o médico estava lá no momento certo. Com injeção de adrenalina e massagem conseguiu fazer o coração, que havia parado, começar a bater novamente. Depois perguntou ao homem o que ele havia sentido. Ele disse que não sentiu nada. Este médico chamou o homem do Céu ou do inferno?
Certo homem disse: "Quase fui ao Céu ontem. Um caminhão quase me pegou na rua." Se um carro pegar alguém na rua quase o matando, ele não vai para o Céu. Mas se bater com um pouco mais de força, ele vai ao Céu?
Mas alguém vai dizer que a alma não pode morrer.
A Bíblia diz em Ezequiel 18:4 – "...."
Jesus disse em Mateus 10:28 – "...."
Por que o povo fala que o homem vai para o Céu, ou para o inferno ao morrer? O inimigo disse: "Certamente não morrerás." É mais fácil crer numa mentira do que crer na verdade.
Alguns textos na Bíblia podem ser mal compreendidos.
Jesus disse ao ladrão na cruz:
S. Lucas 23:43 – "...."
Sabemos que na língua original a Bíblia não se usava a vírgula. A posição da vírgula significa muito. Pode mudar completamente o sentido da frase.
Existem duas maneiras de se ler este texto:
"Eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso."
"Eu te digo hoje, estarás comigo no Paraíso."
Depende da vírgula. A vírgula foi posta pelos tradutores.
Como podemos resolver onde deve estar esta vírgula? "Regra sobre regra, preceito sobre preceito, um pouco aqui, um pouco ali".Is 28:10
Em 1º lugar, sabemos que o ladrão na cruz não morreu naquele dia. Alguém que disser que este texto prova que na morte o homem vai ao Céu mostra que não estudou bem a Palavra de Deus. Notemos que o ladrão não morreu naquele dia.
João 19:31, 32 - "...."
Em 2º lugar notamos que Jesus não foi para o céu e não podia estar junto com o ladrão no Paraíso naquele dia. No dia da ressurreição, 2 dias mais tarde ele disse a Maria:
João 20:17 – "...."
Jesus disse ao ladrão: "Em verdade te digo hoje" – hoje quando parece que tudo está perdido; hoje que estou morrendo; hoje quando parece para o mundo que o Meu reino não virá – hoje te digo: "estarás comigo no Paraíso." Este ladrão aceitou a mensagem de Jesus e estará com Ele no Paraíso.
Toda alma que clama como o ladrão na cruz clamou: "Lembra-te de mim", recebe a mesma promessa. No mesmo dia que aceitamos a mensagem de Deus, naquele mesmo dia recebemos o dom da salvação. Naquele mesmo dia Jesus nos fala: "Eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso."
Algumas pessoas se baseiam na parábola do Rico e Lázaro que Jesus contou, dizendo que esta é a prova que a pessoa recebe a recompensa diretamente após morrer.
Sabemos que cada parte da Bíblia é ou literal ou simbólica. Muitos afirmam que a história do Rico e Lázaro é literal – que é uma coisa que aconteceu em todos os detalhes e que prova que a alma da pessoa que morreu vai diretamente para o Céu ou para o inferno. Vamos ler a história agora supondo que é literal. Lembramo-nos que se a história é literal em todas as suas partes. Começamos com a morte do rico e também de Lázaro.
Lemos Lucas 16:22 – "...."
Não disse que foi para o Céu. Disse que foi para o seio de Abraão. Se for literal, o seio de Abraão terá que ser muito grande para caber todos os mortos. Porém se for somente a alma que vai para o Céu, supomos que a alma não ocupe espaço e não há problema.
Lucas 16:23 – "...."
Agora entramos em dificuldades. O rico foi sepultado – pelo menos o corpo dele foi sepultado. Mas agora, no Hades, ele levantou os seus olhos. Os olhos não foram enterrados então? Alma tem olhos?
Outro problema. Ele pode ver Lázaro no seio de Abraão – e até conversar com ele. O Céu e o inferno estão tão ligados, tão perto um do outro que se pode ver e comunicar-se entre um lugar e outro?
Lucas 16:24 – "...."
Lucas 16:22 – "...."
Aqui notamos que Lázaro tem dedo – e o rico tem língua. Mas alma tem dedo e língua? Lázaro levou uma parte do seu corpo consigo para o seio da Abraão? O rico levou uma parte do seu corpo consigo para o Hades?
Podemos chegar a uma conclusão só. Esta parábola não pode ser um acontecimento literal. Esta história pode ser encontrada nos escritos da literatura do tempo da Jesus. Ele usou esta história da literatura do seu tempo para ensinar duas lições importantes. Não estava falando sobre doutrina, sobre o que acontece com os mortos.
1) Uma lição – "Está posto um grande abismo entre nós e vós". Não há segunda oportunidade. Quando o homem morrer seu destino já está resolvido.
2) A 2ª lição – "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão ainda que alguém dos mortos ressuscite." Na parábola ele usou o nome pessoal de Lázaro. Em pouco tempo Lázaro havia de morrer, e Jesus o chamaria do sepulcro. Mas o povo não acreditou na mensagem de alguém que ressuscitou. Mas Jesus sempre falava que a recompensa viria no futuro, não na morte.
A Bíblia disse que a morte é um sono.
Em Juízes 9:8-15 temos uma história muito interessante: "...."
Com isso formarei uma doutrina dizendo que árvores conversam? Não, é somente uma ilustração. O Rico e Lázaro foi somente uma ilustração.
Salmo 13:3 – "...."
Então lemos as palavras de Paulo
I Tess. 4:13 – "Não queremos, porém, irmãos que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança."
Haverá uma ressurreição
Jó 14:12-15 –  "....."
Um dia Deus chamará os seus filhos. Quero estar ali para ouvir a sua voz.
I Coríntios 15:51-55 – "...."

Alguém dirá: "Mas eu posso crer como quero! Que diferença faz eu crer que os mortos estão no Céu?"
Deus disse: "Certamente morrerás." O diabo disse: "Certamente não morrerás." Vamos crer na palavra de Deus  ou vamos crer na palavra de Satanás? A escolha é nossa!
Deus diz:
"Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia perecem os seus desígnios." Salmo 146:4.
"Os mortos não sabem coisa nenhuma." Eclesiastes 9:5.
"Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe, são humilhados e ele o não percebe." Jó 14:21
"Pois, na morte, não há recordação de Ti." Salmo 6:5.
"Os mortos não louvam o Senhor." Salmo 115:17.
"Porque Davi não subiu aos Céus." Atos 2:34

Existe alguma coisa melhor que um sono perfeito?
Nos dias da exploração da América do Norte, uma família morava no mato, numa cabana que ali construíram. A sua filha, uma linda jovem de 20 anos de idade, gostava de sair de casa à tarde e fazer a sua devoção. Uma noite ela estava cantando o seu hino predileto, quando um índio bateu em sua cabeça, e ela caiu sem sentidos. Havia acabado somente de cantar a metade de seu hino. Levaram-na para casa, onde ela ficou sem sentidos por vários dias.
O seu irmão era médico, e ele fez uma simples operação para aliviar a pressão do cérebro. Quando ela voltou a si, sabem qual foi a primeira coisa que fez? Os seus lábios começaram a se mover, e ela continuou o hino onde havia deixado. Ela não sabia nada do que havia acontecido nos dias que ficou sem sentidos.
Assim será com os mortos em Cristo. Um dia Cristo os chamará.
Naquele dia serão reunidos com os seus queridos.
Naquele dia as crianças serão devolvidas aos braços seus pais.
Marido e esposa andarão juntos mais uma fez depois de longa separação.
Famílias serão reunidas.
"Onde está, ó morte o teu aguilhão? Onde está, ó sepultura, a sua vitória?"

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA