sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Espírito Santo não tem lugar no trono?

Na Bíblia encontramos vários textos que fazem referência ao trono de Deus (o Pai) e de Cristo (o Cordeiro), no entanto, não encontramos um único texto que faça menção ao trono do ʺ Deus Espírito Santoʺ . Não é estranho a Bíblia não citar uma única vez o trono do Espírito Santo, sendo que, segundo crêem os trinitarianos, o Espírito Santo é Deus e uma das pessoas da Trindade?

“Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.” (Apocalipse 22:1‑4). 


“Ao vencedor, dar‑lhe‑ei sentar‑se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.”
(Apocalipse 3:21).

“Desde agora estará sentado o Filho do homem à direita do Todo - poderoso Deus.” (Lucas 22:69).

“Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” (Apocalipse 5:13).

“E clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.” (Apocalipse 07:10).

Cristo está à direita do Pai? Sim (Luc. 22:69; Atos 7:56; Heb.8:1). Ora, se Cristo está à direita do Pai, quem está à Sua esquerda? É fácil imaginar que é o Espírito Santo quem ocupa o lugar à esquerda do Pai, porque não existe trono com direita, sem esquerda.
Lemos em Isaías sobre ʺum alto e sublime tronoʺ e nele estava assentado ʺo Senhorʺ (Isa. 6:1). Ora, o Pai é Senhor (Isa.64:8; Mat. 11:25); Jesus Cristo é Senhor (Rom. 1:4); o Espírito Santo é Senhor (2Cor. 3:17‑18). Se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são os três chamados ʺSenhorʺ, e o Senhor é que foi visto no trono, então, podemos estar certos de que os Três estavam lá no trono. E se antes vimos que o Espírito Santo estava recebendo o louvor dos serafins, agora O vemos no trono, (Isa. 6:1‑8 conferir com Atos 28:26‑27).
É só conferir: O mesmo ʹAdônây (v. 1) que está ʺassentado sobre um alto e sublime tronoʺ e falou no v. 8 (ʺa voz de ʹAdônâyʺ que dizia) é identificado por Paulo como sendo o Espírito Santo que falou em Isa. 6:8 (Atos 28:26‑27). Como pode alguém dizer que Ele não está no trono?Em Apo. 5:6, lemos acerca das 3 Pessoas da Trindade; duas são mencionadas em símbolo: Cristo é o Cordeiro; o Pai é referido como Deus, e o Espírito lá no meio do trono é lembrado como sendo simbolizado pelos 7 Espíritos. Aí está: No meio do trono, vemos em símbolo tanto Cristo como o Espírito Santo, junto ao Pai que está assentado.

Texto extraído do Livro 100 Repostas Sobre a Trindade do pastor Roberto Biagini na pág.30 e 31 pelo Site Bíblia e a Ciência.
Nota: A participação do Espirito Santo no plano da Salvação em Apocalipse, não é Estar assentado em Seu trono, mas estar presente aqui na Terra e na igreja! "Fazendo-nos lembrar de tudo o que Jesus nos disse e ensinando todas as coisas" ( Jo 14:26), "convencendo o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (Jo 16:8), "nos guiando a toda verdade"(Jo 16:13), intercedendo por nós (Rom. 8:26), revelando a verdade salvífica do evangelho – Lc 4:18,19; Jo 15:26-27; At 4:8; 11:15-18; 14:3; 1 Co 2:4,12; 1Ts 1:5.
Para saber mais sobre o Espiríto Santo e sua Obra leia: O Espiríto Santo na vida do crente e DEUS ESPÍRITO SANTO.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA