segunda-feira, 6 de junho de 2011

É possível saber, pela Bíblia, a Idade do Mundo?

Em relação à idade do mundo, não podemos ao certo precisá-la, pois nos faltam dados suficientes para tanto.

A Bíblia é a palavra final em assuntos de salvação. Ela não é entretanto, autoridade em assuntos de cronologia, ciência, história, ou gramática. Isto não quer dizer que a Bíblia não seja confiável. Apenas nos mostra que Deus usou homens para transmitir o conhecimento de si mesmo. E estes homens tinham suas limitações. O calendário que eles usaram foi o calendário de seus dias, a gramática que usaram era proporcional a escolaridade que tinham. Assim um escritor como Paulo tinha não tinha erros gramaticais, mas já Pedro (que era inculto) tinha muitos erros no uso da língua grega.

Os judeus têm um calendário baseado no ANNO MUNDI (ano do mundo, desde a sua criação). De acordo com este calendário, a idade da Terra está dividida em função dos principais eventos da história da humanidade como:
- Dilúvio 1656 A.M. (anno mundi)
- Êxodo 2513 A.M.
- Nascimento Cristo 3958 A.M.
- Hoje, 2003 5961 A.M.

Estas datas contudo, não nos dão garantia alguma de que esta seja realmente a idade do mundo. Mas nos dá uma idéia aproximada.

Ellen White, uma renomada escritora cristã, no final do século passado referiu-se várias vezes a 6.000 anos da história do pecado.

Entretanto quando ela assim escreveu não tinha a pretensão de ser ‘a autoridade’ final no que se refere a idade da Terra. Ela tiro esta informação da margem de sua Bíblia.

Nos dias em que Ellen White vivia, as Bíblias traziam em sua margem, uma cronologia elaborada por um bispo anglicano que se chamava Usher. De acordo com ele, o mundo tinha aproximadamente 6 mil anos desde a sua criação. Como esta informação era aceita por todas as autoridades teológicas da época, todo mundo se referia a esta cronologia como sendo correta, inclusive Ellen White.

A Bíblia traz algumas genealogias, em que se menciona que com tantos anos Adão gerou um filho, o qual por sua vez com tal idade gerou outro filho. Mas estas listas não são completas e não é possível saber quantos anos houveram de Adão e Eva até Cristo.

Segundo Usher, um pesquisador destas genealogias, houve 4004 anos de Adão até Jesus. Mas esta informação como já mencionamos, não tem se confirmado pelos achados arqueológicos e históricos. Outros pesquisadores acham que deve ter havido mais de 5.000 anos antes de Cristo.

Hoje nós sabemos que a Terra tem mais do que 6 mil anos de civilização, contudo, isto não muda as predições das profecias que nos mostram claramente que estamos vivendo nos últimos dias da história deste velho mundo. Por isto Cristo disse, ‘o dia e a hora não sabeis…. portanto vigiai e orai’, pois este dia virá como um ladrão.

Como cristãos temos que estar preparados diariamente, pois para nós não importa ‘o dia’ em que o mundo vai acabar, mas o que importa é estar com Jesus todos os dias, para que quando Ele voltar possamos estar entre aqueles que viverão com Cristo para sempre.
  Novo Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA