domingo, 12 de junho de 2011

Como é a fisionomia de Jesus?

Não sabemos ao certo qual tenha sido a fisionomia de Jesus Cristo. Provavelmente ele tenha tido uma fisionomia bastante parecida com os Judeus de sua época.

Algumas pessoas gostam da descrição de Cristo encontrada na carta que Lentulus, procônsul da Galiléia e amigo de Pôncio Pilatos, dirigiu ao Senado Romano. Essa carta diz assim:

‘Eis aqui, enfim, a resposta que com tanta ansiedade esperáveis. Ultimamente apareceu na Judéia um homem de estranho poder, cujo nome verdadeiro é Jesus Cristo, mas a quem o povo chama o ‘Grande Profeta’, e os Seus discípulos, o ‘Filho de Deus’.

Diariamente contam-se dEle grandes prodígios: ressuscita os mortos, cura todas as enfermidades e traz assombrada toda a Jerusalém com a Sua extraordinária doutrina.

É um homem alto e de majestosa aparência; a Sua face, ao mesmo tempo severa e doce, inspira respeito e amor a quem a vê. Seu cabelo é da cor de vinho e desce ondulado sobre os ombros, dividido ao meio, ao estilo nazareno. Sua fronte é pura e altiva; tem a cútis rosada e límpida; a boca e o nariz perfeitos; a barba é abundante e da mesma cor do cabelo; os olhos azuis, plácidos e brilhantes, as mãos finas e compridas; os braços de uma graça encantadora.

É grave, cometido e sóbrio em Seus discursos. Repreendendo e condenando, é terrível; instruindo e exortando, Sua palavra é doce e acariciadora. Ninguém O viu rir, mas muitos O têm visto chorar. Caminha com os pés descalços e a cabeça descoberta.

Vendo-O à distância, há quem O deprecie, mas estando em Sua presença, não há quem não estremeça com profundo respeito.

Quantos se acercam dEle dizem haver recebido enormes benefícios, mas há quem O acuse de ser um perigo para a Vossa Majestade, porque afirma publicamente que os reis e os escravos são todos iguais perante Deus’.

Esta é apenas uma descrição, não aceita por todos os historiadores e pesquisadores da Bíblia. Mas mais importante que sua fisionomia é a vida exemplar que Ele deixou e a promessa de muito brevemente conhecê-Lo pessoalmente e vivermos juntos com Ele e para sempre em um Novo Tempo.
Rádio Novo Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA