sexta-feira, 17 de junho de 2011

Por culpa do pai, avô amaldiçoou o neto!


 
Cam foi irmão de Sem e de Jafé. Todos filhos de Noé. E é sobre ele, o “filho do meio”, que eu quero refletir um pouquinho com você, agora.

A história de Cam é trágica. O jovem ajudou o pai a construir a Arca. Viu os animais, de dois em dois, entrarem no grande barco e conviveu com eles por um ano e dez dias. Sobreviveu, com os outros 7 da família, a maior catástrofe da história antiga, o dilúvio. Cam tinha tudo para ser uma referência positiva na história pós-diluviana. Mas, não foi. Fracassou.

E o fracasso de Cam aconteceu justamente em casa. Um tempo depois do dilúvio e da farta colheita de uvas na vinha que plantara, Noé se entusiasmou com o fruto da vide. Bebeu demais. E, como sempre acontece com quem bebe demais, Noé fez bobagem. Chegou até a ficar sem roupa dentro de casa.

Cam, que viu a nudez do pai nessa vergonhosa situação, contou aos irmãos. A forma como fez isso não deve ter sido nada elogiável ou positiva. Depois do porre e de ficar sabendo da atitude de Cam, o velho Noé proferiu uma maldição. O curioso é que a maldição não é direcionada ao filho Cam e sim para o neto, Canaã, que era filho de Cam.

Noé usa a situação como um espelho. Assim como ele fora humilhado por Cam, o filho deste o faria sofrer da mesma maneira. E, de acordo com a narrativa bíblica, foi exatamente isso que aconteceu. Os descendentes de Cam, Mizraim (que é o Egito) e Canaã, foram condenados por práticas sexuais abomináveis (Levítico 18:3). Posteriormente, conforme profetizado por Noé e narrado por Josué, os descendentes de Canaã se tornaram escravos dos filhos de Sem, o filho mais velho do patriarca.

O mandamento bíblico que ordena aos filhos honrarem pais e mães é muito sério. “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12). É o único dos mandamentos com uma promessa: vida longa. Você tem alguma dúvida que este mandamento ainda esteja vigorando no século 21? Eu não.

Pense nisso no dia de hoje.

(Da série “Personagens quase desconhecidos da Bíblia”)

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA