terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

QUEDA DA CRIAÇÃO / REJEIÇÃO DO PLANO DE DEUS


As sentenças proferidas para o homem e para a mulher na hora da queda afetaram não só o relacionamento entre eles, mas também a relação com Deus e com a natureza. O julgamento que se seguiu não está necessariamente relacionado com a natureza do pecado cometido. Entretanto, as conseqüências trágicas e de longo alcance do pecado não levaram o Criador a cancelar seu plano. Sem dúvida, o pecado distorce e impede nossa resposta ao plano de Deus.
Como resultado da queda, sofrimento foi acrescentado ao parto, tirania a liderança, rebelião á submissão e dificuldade ao trabalho, assim como separação aos relacionamentos destinados á união.
As mulheres têm particular interesse no duplo juízo de Genesis 3.16. A sentença para elas foi "sofrimento na gravidez e dor ao dar á luz". A gravidez em si não é o julgamento, pois os filhos são a herança e a recompensa do Senhor ( Sl 127.3) e dar a luz é a oportunidade que a mulher tem de dar as mãos ao Criador para continuar a multiplicação ( Gn 1.28). Imaginar um parto sem dor é difícil, mas aparentemente esse era o plano de Deus.
A segunda parte da sentença -"o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (v.16) -descreve as dolorosas conseqüências do pecado no relacionamento homem e mulher. Ambos escolheram ignorar os planos do Criador e fazer as coisas ao seu modo. Os papéis complementares do homem e da mulher, os quais originalmente serviram para produzir harmonia e unidade, seriam de agora em diante motivos de atrito. O plano de Deus não mudou, no entanto, a mulher teria a pecaminosa tendência de desrespeitar o papel da liderança do homem e este teria a pecaminosa tendência de abusar de sua autoridade, e até de oprimir a mulher.
Aos homens e mulheres cristãos são dados princípios claros para reagir a esses efeitos do pecado e para relembrar sua igualdade como seres humanos (1 Pe 3.7) e no relacionamento harmonioso e complementar para o qual foram criados (Ef 5.21-33;Cl 3.18-19).
Veja também tópicos sobre Complementares (Ef 5); Casamento (Gn 2; 2 Samuel 6; Pv 5; Os 2; Am 3; 2Co 13; Hb 13);Submissão (1Pe 3).
Texto extraído da Bíblia da Mulher na página 13, créditos da edição Evely Behling

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA