quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EUTANÁSIA/O TEMPO DE DEUS PARA A MORTE

Enfurecido pela inveja, Caim matou seu irmão Abel; então, Deus o amaldiçoou e o mandou embora. Temendo ser assassinado também, Caim implorou a Deus por proteção e a resposta foi que quem matasse Caim receberia vingança do próprio Senhor. Colocou nele um" sinal" que protegeria sua vida e declarou a todos que a vida vem de Deus (Gn 4.1-15). O Senhor não só proíbe a vingança da morte, como também deixa claro que tanto a vida quanto a morte estão sujeitas a ele. A vida é sagrada e somente Deus pode determinar o seu término.
A palavra eutanásia (gr.) é definida como colocar um término á vida a fim de alcançar algo bom, como acabar com o sofrimento físico. Ela pode tanto ser uma escolha individual como determinada por outras pessoas. Muitos outros conceitos estão envolvidos na questão, tais como:
“morte digna”, “misericórdia na morte” ou até “morte por escolha”. A palavra eutanásia abrange um conceito muito amplo e pode ser tanto ativa quanto passiva, envolvendo ações que produzam a morte ou que simplesmente interrompam os procedimentos que prolongam a vida. E embora estes extraordinários procedimentos sejam louváveis e nobres para aqueles que têm acesso a eles e os escolhem, não há nem uma obrigação moral para que assim se proceda. Deus ordenou um processo natural para por fim a vida terrena e iniciar a vida eterna, entretanto, em qualquer dos casos, a eutanásia envolve uma decisão humana para determinar a maneira e a hora da morte em nome de algo supostamente bom.
Os cristãos devem confiar sua mortalidade a Deus. A vida não nos pertence e a oportunidade de experimenta-lá é uma dádiva do nosso Criador que nos confia a sua posse para administra-lá. Deus permanece sempre como o “Dono” da vida, portanto, não podemos dispor da mesma como queremos. A hora da morte é escolha dele e não do indivíduo ou da sociedade. A vida é preciosa para o Senhor e até mesmo a continuidade da vida do assassino, Caim foi protegido pelo seu Criador.
Veja também Gn 1.27; tópicos sobre Envelhecimento ( Is 48); Morte (1Co 15); Deficiências (Mc 2); Dor (Jó 7; 2 Co 12); Santidade da vida ( Gn 9); Sofrimento (Sl 33; Is 43; 1 Pe 5).
Texto extraído da Bíblia da Mulher na página 14, créditos da edição Evely Behling

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA