domingo, 6 de fevereiro de 2011

O PLANO DE DEUS PARA O CASAMENTO


O plano de Deus para o casamento é apresentado em Gênesis 2.24 e repetido nos Evangelhos (Mt 19.5) e nas Epístolas (Ef.5.31). O casamento era perfeito em sua concepção:um homem e uma mulher em um compromisso para toda vida.
Deus nunca teve a intenção de que o homem ficasse sozinho (Gn 2.18) e tirou dele o osso do qual a mulher foi formada (Gn2.23). A mulher foi tirada do homem e então apresentada a ele a fim de complementá-lo. Deus criou o homem e a mulher á sua imagem (Gn 1.26) com necessidades físicas e emocinais que apenas outros seres humanos pode preencher (Gn 2.18).
Não havia país no Éden, mas o plano de Deus com sua fórmula de unidade no casamento seguiu adiante. Ambos devem "deixar" os pais e "unir-se" de modo a se tornarem um (Gn 2.24) e ainda estar dispostos a colocar de lado tudo que faça parte de antigos compromissos, de estilos de vida com objetivos e planos individuais. Essa "união" se refere a um laço forte e duradouro.
-mantendo-se unidos por um compromisso incondicional, amor e aceitação - resultando numa unidade muito mais forte do que tinham separadamente ( Ec 4.9-12).
Nem um outro relacionamento humano, nem mesmo com pais e filhos, deve ser superado pelo laço entre marido e mulher. O casamento é um compromisso de aliança - um voto feito a Deus e ao companheiro não apenas de amar, mas também de ser fiel e que deve durar a vida toda num relacionamento de exclusividade.(Mt 19.6).
O casamento é um milagre triplo. É um milagre biológico, no qual duas pessoas se tornam realmente uma só carne; é um milagre social, através do qual duas famílias são inseridas uma na outra; e é um milagre espiritual, no qual o relacionamento dentro do casamento retrata a união de Cristo e sua noiva, a Igreja (Ef 5.23-27). Deus pretendeu claramente que transparência e franqueza fizessem parte do relacionamento no casamento-vulnerabilidade sem pudor. (Gn2.25).
Veja também tópicos sobre o Complementaridade ( Ef 5 ); Família (Gn32; 1 Sm 3; Sl 78; 127); Maridos (Jó 31; 2Co 6); Casamento (2 Sm 6; Pv 5; Os 2; Am 3; 2 Co 13; Hb 13); Esposas (Pv 31).

Texto extraído da Bíblia da Mulher na página 10, créditos da edição Evely Behling

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA