sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Podemos aquecer a comida no sábado?



Durante o Êxodo Deus orientou a não fazer fogo para cozinhar no sábado: “Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.” Êxodo 16:23  e “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá. E não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.” Êxodo 35: 2 e 3 Porém, Ellen G. White em Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 23 e 24 diz o seguinte “Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Em dias frios, convém aquecer o alimento preparado no dia anterior.” Existe alguma contradição entre a orientação de Ellen G. White e a Bíblia? Podemos fazer fogo para aquecer a comida no sábado?

O que temos entre esses textos é uma diferença de contexto. A orientação dada por Deus ao povo de Israel foi dada quando eles estavam no deserto. Fazer fogo naquelas condições exigia um grande trabalho e dispendia muito tempo. Para encontrar lenha no deserto era peciso caminhar grandes percursos e não existiam tecnologias para fazer fogo, tais como temos hoje.

O princípio nesta ordenança era que o povo pudesse dedicar as horas do sábado para a comunhão com Deus, evitando as tarefas que iriam tomar tempo excessivo e sobrecarregá-los – observe a proibição ao “trabalho” no mandamento. Além disso, devemos considerar que o clima quente do deserto durante o dia dispensava a necessidade de aquecer o alimento.

Por outro lado, Ellen White viveu em climas frios e em sua época já existiam fogões – modernizados e disseminados durante a Revolução Industrial – e recursos para se obter a lenha ou carvão e também para fazer fogo – os isqueiros datam do século XVI e os fósforos começaram a ser comercializados em 1836, nos EUA. Portanto, aquecer os alimentos do sábado, que foram preparados na véspera, tornou-se acessível.

O consumo dos alimentos aquecidos foram aconselhados por Ellen White por serem mais saudáveis para o organismo: “não aprovo o comer muito alimento frio, porque então a vitalidade do organismo será chamada para aquecer o alimento até que ele se torne da mesma temperatura do estômago antes do trabalho de digestão começar.” (Conselhos Sobre Regime Alimentar,  86)

As refeições aos sábados, na casa de Ellen White foram descritas por sua nora, numa declaração datada de 16 de outubro de 1949: “Toda a preparação possível era efetuada na sexta feira, o dia da preparação, para as refeições aos sábados. No sábado, o alimento, tanto para o desjejum como para o almoço, era servido quente, tendo sido esquentado imediatamente antes da refeição. Todo serviço desnecessário era evitado no sábado, mas em nenhuma ocasião Ellen White considerou uma violação da devida observância do sábado prover os confortos ordinários da vida, como fazer fogo para o aquecimento da casa ou para esquentar o alimento a ser ingerido nas refeições.” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, 263)

Portanto, não é pecado aquecer o alimento no sábado. Devemos preparar a comida na sexta-feira e no sábado aquecê-lo, tornando-o mais apetitoso e saudável.

Via Centro White

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA