segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Assistir Filme é Pecado?



Pecado é errar o alvo de se tornar igual a Jesus.

E certamente há filmes que nos levam a nos tornar diferentes de Deus.  “É pela contemplação que somos transformados” 2 TS, 341.

Até a mídia admite que há filmes próprios e impróprios de acordo com a censura; e estabelece limites de idade para certos filmes, colocando classificações como: cenas de nudez, violência, palavrões, cenas de sexo explícito etc.

Filmes nem sempre são culturais; a não ser que possamos criar uma categoria nova de filmes como a cultura mundana ou pecaminosa.

Cultura e seus elementos nem sempre é algo bom. O maior evento cultural do Brasil é o Carnaval; você tem dúvidas sobre o carnaval ser algo bom?

Também não é suficiente apenas não ir ao cinema. É necessário assistir bons filmes. Não ir ao cinema e assistir a qualquer filme, não diminui o problema da iniquidade em nossa mente. A iniquidade continuará a ser fortalecida e a transgressão será uma questão de oportunidade.

Nem todos os filmes de comédia são inocentes; nem todos os romances são puros. É necessário muito critério para a escolha dos filmes.

Há pouca coisa que os cristãos podem assistir com segurança. Há muito apelo sexual, violência e crime.

Talvez você imagine que não há nada de mais em assistir algumas poucas cenas de sexo pré-marital, conceitos sobre drogas etc. Mas a exposição a tais conceitos é que fortalecem a iniquidade interior.

Se divertir com cenas de erotismo, violência e crime é se alegrar com a existência do pecado.

“Satanás está usando todos os meios para tornar o crime e vícios degradantes populares (...) A mente é educada para familiarizar-se com o pecado. A conduta seguida pelos baixos e vis é mantida diante do povo pelos periódicos do dia, e tudo que pode despertar a paixão é posto diante deles em agitadas histórias” LA, 406.

Há duas grandes forças operando em nosso planeta; o Espírito Santo tentando levar os seres humanos a serem igual a Deus. Do outro lado, Satanás tentando desfigurar os humanos e leva-los a serem como ele. Você está sendo transformado à imagem de quem? De Deus ou de Satanás?

Descrevendo a situação de alguns crentes o seguinte texto afirmava que “contemplarão imagens e ouvirão sons, e estarão sujeitos a influências desmoralizantes que, a menos que delas se guardem inteiramente, imperceptível mas seguramente lhes corromperão o coração e deformarão o caráter” LA, 406.

Corrupção do coração e deformação do caráter é o penúltimo estágio na descendente trilha do pecado – a perversidade – ou hostilidade contra Deus.

Não é difícil encontrarmos mesmo dentro da igreja essa atitude em alguns crentes – hostilidade para com as coisas de Deus, a rotina da igreja, o estilo de vida cristão.

Perversidade ou Santidade? A escolha é nossa; e pode estar nas prateleiras das locadoras de DVDs ou na escolha do canal de filmes.

por Ivair Augusto

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA