segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dinossauros depois do dilúvio?



Carcaça encontrada na Nova Zelândia

Na Revista Criacionista número 68, há duas matérias interessantes sobre possíveis avistamentos recentes de dinossauros. A primeira trata da descoberta da carcaça de um animal marinho encontrada pelo navio pesqueiro japonês Zuiyo Maru, em 1977, na costa da Nova Zelândia. O biólogo Michihiko Yano, que estava a bordo no navio, fotografou a carcaça e extraiu alguns pelos córneos da extremidade da nadadeira anterior. Embora alguns a tenham considerado a carcaça de um tubarão-baleia, nem o biólogo, nem os pescadores experientes a classificaram assim. Para muitos pesquisadores, tratava-se da carcaça de um plessiossauro. Plesiosauria era uma ordem importante do chamado período Mesozoico. Inclui répteis marinhos carnívoros de pescoço curto e longo. A variedade de pescoço curto era maior e podia alcançar até dez metros, pesando cerca de 20 toneladas ou mais. Já os de pescoço longo eram mais leves e tinham maior número de vértebras cervicais.

Em 2003, o fóssil de um plessiossauro adulto com cerca de dez metros de comprimento foi encontrado às margens do Lago Ness, na Escócia. O fóssil foi descoberto pelo aposentado Gerald McSorley, que ligou para o Museu Nacional da Escócia.

O local é lar de uma das maiores lendas do Reino Unido: o monstro do Lago Ness, animal de coloração escura com um longo pescoço e que viveria no lago escocês, que tem 200 metros de profundidade. Até hoje, não foram obtidas provas de sua existência, apesar da insistência de moradores da região.

“Estou certo de que Nessie [apelido dado ao monstro] existe, já que muitas pessoas o viram”, disse McSorley. “Creio que (o dinossauro) é um dos antepassados de Nessie.” “Contaminados” pela visão evolucionista, os cientistas descartaram de imediato a relação entre os dois animais, já que o Lago Ness, segundo eles, teria se formado há 15 mil anos, mais de supostos 100 milhões de anos depois de o plessiossauro ter morrido.

“Admitir que existam animais do tipo do plessiossauro vivos ainda hoje causaria considerável constrangimento aos evolucionistas. Voltando-se ao passado, encontramos um crescente número de relatos sobre dinossauros tanto em terra como no mar. De fato, nos tempos medievais eles constituíam quase lugar comum. Isso indica que eles eram bastante numerosos há não muito tempo atrás, o que não se enquadra na escala de tempo evolucionista, segundo a qual eles teriam sido extintos há cerca de 65 milhões de anos, e, portanto, não mais existiriam hoje! É por essa razão que os relatos de qualquer avistamento seu são ignorados pelo estamento científico, e as evidências como as dessa carcaça são rapidamente rejeitadas.”

Outra matéria dessa mesma edição da Revista Criacionista tem como título “Em busca do dinossauro do Congo” e foi escrita por William Gibbons. Ele informa que em 1776 um grupo de missionários franceses descobriu na floresta da África Equatorial pegadas de um animal desconhecido. Pelo tamanho, elas só poderiam ter sido feitas por um grande elefante; mas tinham garras! Em 1913, o governo alemão decidiu fazer um mapeamento da sua então colônia dos Camarões e escolheu o capitão Freiherr von Stein zu Lausnitz para comandar a expedição. Eis aqui um trecho com o relato de Lausnitz.

“[A criatura é] muito temida pelos nativos de certas partes do território do Congo, nos baixos dos rios Ubangi, Sangha e Ikelemba. Eles chamavam de Mokele-mbembe aquele animal. Dizem que o animal é de uma coloração marrom acinzentada... e seu tamanho aproximadamente de um elefante. Dizem que ele tem pescoço bastante longo e flexível. Alguns falam de sua longa cauda musculosa semelhante à de um crocodilo. [...] Dizem que sua alimentação é totalmente vegetariana.”

O mais interessante é que anos depois, na década de 1970, outros relatos de nativos davam conta do mostro. Quando um pesquisador mostrou um livro com figuras de dinossauros a um curandeiro, ele não teve dúvidas em apontar para o diplodoco.

O diplodoco, cujo nome significa “dupla viga” ou “dupla alavanca”, era um saurópode que chegava a medir 45 metros de comprimento e podia pesar até 38 toneladas. O diplodoco tinha dentes próprios para desfolhar vegetação leve, como samambaias, e que não serviam para mastigar. Existiram quatro espécies principais de diplodoco: Diplodocus longus, Diplodocus carnegii, Diplodocus hayi e Diplodocus lacustris. Os diplodocos tinham pés largos e redondos, semelhantes aos dos elefantes.

Via Criacionismo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA