segunda-feira, 1 de junho de 2015

O perdão de nossos pecados se dá somente quando nos batizamos?



            De acordo com a Bíblia, os únicos requisitos para que o pecador seja perdoado são os seguintes:
      1. Arrepender-se do pecado: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,” Atos 3:19
      2. Confessar o pecado a Deus: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9
      3. Perdoar o próximo: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as nossas ofensas”. Mateus 6:14 e 15
            O batismo é:
           a) Um símbolo de nossa morte para o pecado e da ressurreição para uma nova vida (novo nascimento). Romanos 6:4-9.
b) Um ato pelo qual demonstramos publicamente que cremos no Salvador (em seu sacrifício, morte e ressurreição) e que nosso coração realmente O aceitou.
Vemos, portanto que o perdão para os pecados é concedido a todo aquele que se arrepende, confessa seu pecado a Deus, e perdoa o próximo, e o batismo é também símbolo do novo nascimento, mas não significa que só após o batismo a pessoa é perdoada.
Na Bíblia encontramos a história do ladrão na cruz que não tinha condições físicas de batizar-se no momento de evidenciar sua crença no Senhor; se o tivesse, teria aceitado o batismo. Como ele não poderia descer do madeiro onde estava pendurado, mas creu em Jesus e o aceitou, o Senhor concedeu-lhe o perdão, e deu-lhe a salvação.
Isto não quer dizer que nós não precisamos do batismo; o ladrão na cruz não tinha condições físicas para fazê-lo; já muitos de nós temos. Se tivermos como ir a um tanque batismal ou rio e não o fizermos, não estamos provando que realmente aceitamos a Jesus. (Leia Marcos 16:16 e Mateus 10:32 e 33). Seria o mesmo que um noivo dizer que ama sua noiva e, ao ela pedir para que ele assuma um compromisso (casamento) ele diga: “eu te amo, mas casamento não!”.
            Que amor seria este?
O batismo é uma demonstração de fé no Salvador; e a fé evidencia-se pelas obras (Tiago 2:26). Quando não há nenhum empecilho do tipo que o do ladrão na cruz teve, devemos evidenciar nosso amor pelo Salvador sendo imersos na água.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA