segunda-feira, 29 de junho de 2015

A linha de montagem de fabricação do espermatozoide



Linhas de produção surgem do nada?

Os testículos humanos são verdadeiros mestres da produção em massa, cuspindo espermatozoides a uma taxa de 200 milhões por dia. Esse número fica mais impressionante quando se aprende que o processo não é nada rápido – leva 64 dias para fazer um espermatozoide. O órgão mantém a contagem alta com uma linha de montagem muito eficaz, que dimensiona o desenvolvimento de esperma. Cerca de 300 “pacotes” de túbulos seminíferos se escondem debaixo da parede fibrosa de um testículo. Cada pacote contém 1 a 3 túbulos. Os túbulos são ocos, e a maior parte do desenvolvimento do espermatozoide acontece nas suas paredes. A parede do túbulo é constituída por dois tipos de células: as células de Sertoli e as espermatogônias. Espermatogônias são células germinativas: as células-mãe que dão origem a todos os espermatozoides. Elas se amontoam na borda exterior da parede, rodeadas pelas células de Sertoli.

Quando uma espermatogônia começa a se tornar espermatozoide, se divide e divide seus pares de cromossomos, tornando-se primeiro dois espermatócitos e então quatro espermátides. Conforme faz isso, células de Sertoli adjacentes cercam cada conjunto de células filhas movendo-as, como uma correia transportadora biológica, em direção ao centro do túbulo. Durante todo esse tempo, as células de Sertoli secretam proteínas para nutrir o espermatozoide em desenvolvimento e empurrá-lo para a maturação.

À medida que as espermátides amadurecem, condensam seus cromossomos e crescem as caudas que usarão para nadar, também abandonam a maior parte de seu citoplasma e outras organelas celulares a fim de ficarem menores e mais velozes. Por conta disso, as células de Sertoli também atuam como “governantas”, absorvendo toda a gosma que as espermátides jogam fora.

Quando você olha atentamente para o interior de um túbulo seminífero, é possível ver a linha de montagem de espermatozoide em ação. Entre cada par de células de Sertoli, ao longo de cada túbulo, espermatócitos em desenvolvimento são empilhados no início da cavidade, e milhões de espermátides se preparam para se mover por conta própria no final da linha.

(Hypescience)

Nota: Se eu lhe dissesse que surgiu por acaso – por meio de mutações aleatórias selecionadas naturalmente – uma linha de montagem automatizada capaz de produzir 200 milhões de nanomáquinas por dia, com um grau de precisão impressionante, você acreditaria nisso? E mais: se eu lhe dissesse ainda que toda essa maquinaria evoluiu de modo independente em um tipo de organismo, e que outra maquinaria igualmente impressionante, mas totalmente distinta, evoluiu em outro tipo de organismo, e que ambas as maquinarias evoluídas de modo distinto são perfeitamente compatíveis, capazes de gerar outro ser com suas próprias maquinarias... Você acreditaria? Mas sabia que tem gente que acredita? E eu que sou crente... [MB]

Via Criacionismo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA