segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vulcão Soputan entra em erupção na Indonésia

 Vulcão Soputan, na Indonésia, entrou em erupção (Reuters)

O vulcão Soputan, ao norte da ilha indonésia de Sulawesi, entrou em erupção neste domingo(14/08/11) em duas ocasiões e lançou nuvens de cinza a mais de 1 km de altura.
As autoridades não organizaram nenhuma operação de retirada, já que a população mais próxima está a mais de 8 km de distância do cume da montanha.
Segundo o jornal "The Jakarta Post", após as fortes erupções, no entanto, alguns habitantes decidiram deixar suas casas até que o perigo passe.
O Soputan, de 1.784 metros de altura, é um dos vulcões mais ativos da Indonésia e na última década entrou em erupção sete vezes.
No sábado, as autoridades elevaram o alerta no vulcão Papandayan para o nível 3, um grau inferior ao da erupção, e impuseram um perímetro de segurança de dois quilômetros de raio em torno da cratera.
O Papandayan, de 2.665 metros de altitude, fica a 175 quilômetros ao sudeste de Jacarta.
A Agência Geológica Nacional da Indonésia mantêm em vigilância 18 vulcões no país com atividade "acima do normal" e 13 deles atualmente estão com alerta declarado.
O arquipélago indonésio está sobre o "Anel de Fogo" do Pacífico, região que abriga 500 vulcões, dos quais 129 são ativos. 

Fonte: Folha

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA