quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Alma é Imortal ?

 De acordo com a sua Bíblia, a alma só existe enquanto o ser humano está vivo. Ao morrer, a alma desaparece, deixa de existir. Para entender bem o assunto, vejamos como foi que Deus criou o homem. Está registrado em Gênesis 2:7, “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.
Deus reuniu duas coisas: pó da terra e fôlego de vida, ou seja, terra e ar atmosférico, ou barro e oxigênio. Com seu poder criador, Deus ordenou que da mistura dessas duas coisas aparecesse o homem vivo, uma alma vivente. Homem vivo e alma vivente são a mesma coisa. Deus não colocou uma alma no homem. Deus fez uma alma. Podemos dizer, então, que o homem não tem uma alma; o homem é uma alma. Quando o pó da terra e o fôlego de vida se separam, desaparece o alma. O homem morre, a alma morre, porque a alma só existe enquanto o ser humano está vivo.
Em Eclesiastes 3:19 e 20, temos o seguinte: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede. Como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó, e ao pó tornarão”.
Jesus Cristo comparou a morte ao sono. Lemos em João 11:11-14, “Isto dizia, e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu”.
No sono, a pessoa perde a noção do tempo e da existência, e não sabe de nada que acontece ao seu redor. A mesma coisa na morte. Lemos em Eclesiastes 9:5, 6 e 10 – “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma… Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
… no além para onde tu vais, não há obra, em projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.
Vemos, então, que a morte é um estado de inconsciência total. Quando o homem morre, diz Jó 14:21, “Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe; são humilhados, e ele o não percebe." Não existem almas vagando por aí, em algum lugar do espaço.
Quando o homem morre, a alma morre, pois o homem e alma são a mesma coisa. O corpo vai para a sepultura e aí fica aguardando, em inconsciência total, a ressurreição, quando for chamado por Deus. É bom que seja assim, pois quando o homem ressuscitar, ao chamado de Deus, não saberá quanto tempo ficou na sepultura e terá a impressão de que acabou de morrer e já está vendo o Senhor Jesus Cristo. E, no entanto, pode ter ficado na sepultura um dia, ou um ano, ou um século, ou milênios.
A crença popular de que alma sai do corpo quando o homem morre, e vai para o céu, ou para o purgatório, ou para o inferno, não tem o apoio da Bíblia. É uma idéia pagã, trazida do Egito e da Babilônia, e introduzida no Ocidente por Platão, o grande filósofo grego. Foi comprada pela Igreja Católica e ensinada até hoje por quase todas as igrejas cristãs. A Igreja Adventista do 7º Dia prefere ficar com a Bíblia, a Palavra de Deus.
A idéia de que a alma não morre é ensino de Satanás e foi a primeira mentira pregada pelo diabo. Leia Gênesis 3:4, “Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis”. A verdade é aquela que Deus disse, em Gênesis 2:17, “No dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Jesus disse que o diabo é mentiroso e Pai da mentira (João 8:4). A mentira do diabo é a base do espiritismo e de todo ensino que diz que a alma é imortal. 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA