sábado, 6 de agosto de 2011

O que foi o espinho na carne de Paulo?


 O que sabemos sobre esse espinho na carne é mencionado por Paulo em 2 Coríntios 12:7: “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.” O seu propósito era para fazer com que Paulo permanecesse humilde. Qualquer pessoa que tivesse encontrado Jesus, falado com Ele ou sido enviado pessoalmente por Ele (Atos 9:2-8), ficaria, em seu estado natural, orgulhoso da sua experiência incrível. Acrescente a isso o fato de que Ele tinha sido guiado pelo Espírito Santo a escrever muito do Novo testamento, e é fácil ver como ele poderia ter se tornado orgulhoso e arrogante. Segundo, sabemos que a aflição veio de Satanás ou um de seus mensageiros. Assim como Deus permitiu que Satanás atormentasse a Jó (Jó  1: 6-12; 2: 7; cf. Luc. 13: 16), Deus permitiu que Satanás atormentasse Paulo para que Seu propósito e Sua vontade fossem executados, proteger Paulo do orgulho.
A doença era corporal, não espiritual nem mental. Sem dúvida era algo grave que lhe causava muita perturbação, moléstias e inconvenientes. Evidentemente era algum mau que lhe afetava os olhos Gál. 4: 13-15
"E vós sabeis que vos preguei o evangelho, a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.
Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis."
A oração de Paulo não lhe proporcionou alívio de seu mau, Mas Sim lhe deu graça para suportá-lo. Sem dúvida Paulo pediu para ser liberado de sua doença tendo em conta que era um estorvo para seu ministério. Cristo lhe deu mais do que precisava com uma abundante provisão de sua graça. Deus nunca prometeu alterar as circunstâncias nem liberar aos homens de suas dificuldades. Os males corporais e as circunstâncias desfavoráveis são assuntos de importância secundária para o Senhor. A fortaleza interior para suportar é uma manifestação muito maior da graça divina que o domínio das dificuldades externas da vida. Uma pessoa pode estar externamente quebrantada desfeita, e no entanto, internamente tem em Cristo o privilégio de desfrutar a perfeita paz (ver com Isa. 26: 3-4).
É fácil compreender por que Paulo consideraria esse espinho como um atrapalho a um ministério mais efetivo e amplo (Gálatas 5:14-16) e por que ele pediu continuamente a Deus que o removesse de sua vida (2 Coríntios 12:8). No entanto, ele aprendeu dessa experiência a lição que influencia essa carta aos Coríntios: poder divino é melhor demonstrado quando no meio de fraqueza humana (2 Coríntios 4:7), para que apenas Deus receba o louvor e crédito (2 Coríntios 10:17). Ao invés de remover o problema, Deus o deu graça e força dentro da situação e através da mesma, e foi Ele quem declarou que sua graça é “suficiente”.
Fonte: Comentário Bíblico Adventista e Bíblia Sagrada

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA