
Meu objetivo ao escrever este post é compartilhar com você alguns princípios que me ajudaram a falar para diversos tipos de público, leigos e cultos, homens e mulheres, pobres e ricos.
1. Prepare-se: Não seja superficial, estude profundamente o assunto que deseja ensinar e apresentar para seu público, faça um roteiro dos tópicos, não se esqueça da duração da sua palestra, muitos se empolgam ao falar e isso cansa o ouvinte, ensaie em frente ao espelho. Invista no seu Melhor.
Não se esqueça de preparar a sua Voz, ela é mais importante do que você imagina, para isso você precisa tomar muita água, e respirar da forma correta.
2. Conheça o Público: Essa é uma das partes mais importantes, pois mostra ao seu ouvinte que você está preocupado com ele. Cuidado com as falhas de comunicação, muitos oradores pensam que para falar em público é preciso ser uma enciclopédia ambulante, mas a comunicação adequada só acontece quando o Receptor compreende bem a mensagem do Emissor. Não é necessário falar bonito é preciso falar a língua do Povo.
3. Seja Claro: Fale pausadamente, e modere a altura e intensidade de sua voz, isso facilita a compreensão do Ouvinte.
4. Domine o Público: Prenda a atenção de seu ouvinte, mostre pra ele que cada um deles é importante para você e se em algum momento, depois de uma piada, ou frase de impacto a platéia começar a conversar, não dispute com ela, simplesmente fique quieto e deixe eles acalmarem, se você disputar eles demoraram mais para acalmarem e isso será ruim para a sua voz.
Não se preocupe em agradar a todos, sempre haverá alguém que não concordará com a sua informação, forma de falar, ou alguma parte do seu discurso, ninguém nunca conseguiu agradar 100% do público.
5. Seja Natural: Não tenha medo de ser quem você verdadeiramente é. Não se esconda atrás de mascaras, pois o público de hoje sabe muito bem reconhecer as mascaras que os oradores se escondem. Não se mostre melhor do que realmente é, e nem se faça de coitado.
6. Improvise: Não é preciso disfarçar se der branco, ou o equipamento der algum problema, o publico com certeza perceberá, então mostre para ele que você esta preparado para situações inusitadas. Converse, conte alguma história que tenha algo a ver, conte uma piada construtiva, enquanto tenta concertar a situação.
7. Responda todas as Perguntas: Esteja preparado para responder todas as dúvidas de seu público alvo, mas não tente enrolá-lo, se você não sabe a resposta seja sincero e diga, essa pergunta é complexa e nesse momento eu não tenho resposta, gostaria de pesquisar para te responder.

9. Cuidado com o Nervosismo: Grandes Palestrantes ficam nervosos em suas apresentações, e é normal que você também se sinta assim, mas não deixe transparecer para o público através de tiques nervosos, pois isso tira toda a atenção do assunto abordado e transfere a atenção para o nervosismo, e isso não é nada bom.
10. Confie em Você e especialmente em Deus: Você fez todos os passos anteriores, se preparou, conheceu o publico, exercitou sua voz, está sendo natural, estudou o assunto, ninguém melhor do que você para falar sobre o assunto escolhido, um exemplo, se seus ouvintes são empresários da alta sociedade, lembre-se que eles são especialistas em suas devidas áreas e você é especialista na sua área. Se caso tudo o que você fez não foi o suficiente para confiar em você mesmo, confie e em Deus e Ele fará por você o que você não pode fazer por si mesmo.
0 comentários:
Postar um comentário