sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Qual a origem da raça negra? Deus teria criado o homem de qual cor?


A discussão da origem da raça negra, corre por séculos com muitas teorias ou hipóteses diferentes. E não se encontra com facilidade material para pesquisa, que tenha profundidade e coerência, sem tomar partido racista. Vamos apresentar aqui, o que encontramos e que julgamos ter muita coerência e precisão.
Antes de responder Biblicamente como surgiu, vamos conhecer algumas poucas das muitas teorias que correm por aí, que são erradas, sobre a origem da raça negra, e também o nosso parecer:


1ª Teoria - A raça negra se originou num local que possuía um clima especial ou alimentação diferente. ERRADO. Esta é uma tese evolucionista, que não tem fundamento bíblico, e nem científico, pois hoje notamos que pessoas de cor branca ou negra, vivem perfeitamente em lugares quentes ou frios, sem mudar a cor fundamental de sua pele. Nem os japoneses que formam suas colônias no Brasil, deixam de ter suas características de sua raça. Perde-se as características quando se cruzam as raças, mas não quando se muda de um lugar frio para um lugar quente, ou vice-versa. Nem a alimentação tem a ver com esta variação da cor da pele. Pode haver doenças causadas pela deficiência alimentar, pode haver manchas, e levar até a morte, mas não alterar a cor fundamental da pele, passando ainda isto para outras gerações.
Portanto, a raça negra, não tem origem por causas climáticas ou de nutrição.


2ª Teoria - A raça negra surgiu com Caim, como um sinal de Deus. ERRADO. Não têm nenhuma confirmação bíblica. O sinal que Deus deu para Caim, também para Jonas, que após passar pelo ventre da Baleia, pregou em Nínive e as pessoas notavam um sinal que ele possuía, ou qualquer outra aplicação que caracterize castigo ou sinal especial, é mera especulação, e não tem nenhum fundamento Bíblico. Não é nestes contextos que encontramos alguma prova.


3ª Teoria - A raça negra surgiu após a torre de Babel, quando todos se espalharam, cada um para um canto, e formaram cada povo do mesmo idioma, seu clã, e assim formaram suas características. ERRADO. A torre de Babel é a origem dos idiomas e línguas diferentes, mas não tem nada haver com a cor da pele. Se formaram povos e sociedades diferentes caracterizados pelo idioma de cada um, mas como já vimos na primeira hipótese, o clima ou o ambiente, não tem nada haver com a cor da pele.


Assim poderíamos enumerar outras tantas teorias e hipóteses que correm por aí, mas vamos agora tentar achar na Bíblia a origem das raças diferentes. Estas colocações que faço a seguir, são fundamentadas em uma tese de Mestrado, de um amigo, o Pr. Natanael Morais, que abordou exatamente este tema da origem das raças, que se formou com a nota máxima, e agora está concluindo o Doutorado. Vejamos então:
Em Gênesis capítulo 10, encontramos os descendentes de Noé, que iniciaram o povoamento da Terra. Sem, Cão e Jafé. Há consenso entre os eruditos, que estes três deram origens aos seguintes povos:
Sem - Origem aos Árabes e Israelitas - Morenos;
Cão - Que logo depois gerou a Cuse ou Cuxe, deu origem a raças coloridas, amarelas e escuras, os povos da África, Egito, Etiópia. Um texto Bíblico que os eruditos afirmam concordar com esta idéia está em Jeremias 13:23, onde diz "Pode o etíope mudar a sua pele?,..."
Jafé - Origem aos brancos, Europeus.
Em Gênesis 10:6, lemos que os filhos de Cão são Cuse, Mizraim, Pute e Canaã.
De Cuse vem a cor negra, de Mizraim os egípcios, de Pute os líbios. A esposa de Moisés, Zípora, era cusita. No verso 17 de Gênesis, capítulo 10, um dos descendentes de Cão, é o sineu, que os eruditos em consenso, propõem ser a origem dos chineses. Documentos arqueológicos encontrados no Egito, confirmam estas origens, apresentando os jafeitas que tinham a pele de cor branca, cabelos lisos, e olhos azuis.
Relembrando rapidamente, de Sem vieram os morenos, de Cuse o Cuxe vieram os de cor negra, e de Jafé vieram os mais claros.
A explicação para a origem desta variedade de cores, que ainda ao cruzar as raças formam outras tantas cores e tipos diferentes, é a carga genética. Deus não criou tudo uniforme. As montanhas não deixam que o visual seja tudo plano. A variedade de cores das plantas fazem a beleza dos jardins, a própria cor verde das plantas, quantos tons e variedades trazem uma beleza sem igual. Assim também com a raça humana, Adão e Eva, criados por Deus, do barro, tinham uma cor rosada, rubra, pois vieram da argila, mas Deus carregou sua carga genética, para que ao se proliferarem gerações, variedades fossem surgindo para haver mais beleza e não uma uniformidade única.
Concluímos assim, que a variedade de cor da pele, de raças, é também plano de Deus. Não tendo nenhum privilégios ou castigos, mas todas tem origem no próprio plano de Deus, na carga genética do homem, que ao longo dos séculos, tem dado um colorido diferente e agradável a população humana. Somos todos irmãos, filhos de Adão e Eva, e todos criados a Imagem de Deus, com um colorido de variedade especial.
Via Advir

27 comentários:

Anônimo disse...

Excelente explicação, infelismente enquanto este mundo existir ,estas diferenças vão ser acentuadas e colocada mais ou menos numa escala de 0 a 10 sendo que a raça negra está na última pontuação, isto em todo globo do planeta terra .Não sou recalcado mas é notório o que vemos na sociedade, a cor da pele faz a diferença, de quem é e quem não é, de quem tem e de quem não tem, isto no plano horizontal pois no plano vertical Deus X homem sabemos que realmente somos são iguais..

jota miguel disse...

A linhagem amaldiçoada, não teria sido os "políticos"?

Unknown disse...

Acredito, mas não comprovo que o povo negro provém do povo egípcio.

Unknown disse...

Bom dia.
A biblia mostra claramente a origem do povo negro.
Deus fez um pacto com povo hebreu que Ele tirou da escravidão do Egito:
Vida em abundância com a obediência e amaldições terríveis pela desobediência.
Sabemos que o povo hebreu não obedeceu a Deus, e pior, rejeitaram até o filho de Deus quando veio á terra.
Em lamentações capítulo 4 mostra-se uma visão do profeta em que ele vê a calamidade caindo em cima do povo hebreu. um desses castigos era a mudança da cor da pele.
Em Isaías 53 podemos verificar a cor que Jesus nasceu na terra. E era negro!
Porque negro?
Ele veio tomar sobre si as dores do povo hebreu, e uma das dores era ser negro.
Sabemos que a cor da pele trouxe um transtorno grande aos negros!
Depois da morte de Jesus, o povo hebreu foi expulso de israel para África, onde Deus mudou a cor deles, e foram traficados como escravo.
O povo negro é o verdadeiro povo de Deus!

pedro net disse...

Sempre quis entender a origem da cor negra!

Anônimo disse...


Pergunto: qual é o problema q nenhuma nação negra no mundo prospera? pq são sempre escravos e servos? mesmo sendo livres, não há prosperidade. O caos sempre toma conta de suas vidas, de seus países, séculos após séculos. Isso é fato! Qual nação de negros que seja considerada primeiro ou segundo mundo? nenhuma. Alguém pode explicar esse fenômeno? Pra mim isso cheira algum tipo d maldição... não adianta negar. Outra explicação não existe!

Alexandre disse...

Obrigado pelo mas estudos

Unknown disse...

ninguém sabe de nada

Unknown disse...

Na Biblia existe a verdade

Clóvis perroni disse...

primeiro gostaria de saber porque o ser humano foi criado,depois entender a cor da pele,a desgraça de toda a humanidade é satanas,que antes era lucifer,criado por Deus que é oniciente,isto eu gostaria de entender,depois sobre cor de pele.

Clóvis perroni disse...

Gostaria de saber primeiro porque da origem do homem,era necessário tanto sofrimento,a desgraça de tudo é satanas,que antes era lucifer,porque lucifer foi criado se um dos atributos de Deus é a onisciência?Depois desta resposta ai sim é importante a cor da pele.

Unknown disse...

Nad a ver lê O livro de Mormom. Em nefi fala o pq.

Unknown disse...

O livro de Mormom, em nefi fala o pq.

Unknown disse...

Le o livro de Mormom.

samir disse...

o livro de mormon é um lixo, tudo mentira
ja o que jose romao disse no minimo ele precisa estudar mais
e parar de usar drogas

Unknown disse...

Vish quantas teorias🤥

Unknown disse...

Amigos dito esta k se ouvir a palavra de Deus e praticar ,entao virao as bençao Dt 28:1-14, mas nao xta xcrito k se uma das maldicoes é ser negro, Dt 28-15 pensamento negado!

Unknown disse...

Esta sua a opiniao nao soa bm nos meus ovidos pk a biblia fala de muitas maldiçoes mas nunca achei nenhuma k fosse ser negro! Veja bm

Jose Humberto disse...

Eu acredito que Deus é o nosso criador e brancos e negros somos todos irmãos em Cristo Jesus.

Unknown disse...

Kkkkkkkk bem colocada sua resposta visando ainda que tbm tem variedades de cores lá no planalto pretos e brancos todos fazem parte da mesma sujeira kkkkk

Unknown disse...

Concordo com vc,é claro que jamais querendo ser racista amo as pessoas negras assim como amo os brancos sem contar que somos todos filhos de Deus..mas como estamos discutindo um tema me vi de acordo com a resposta desse internauta.

Unknown disse...

eu acredito que negros tem origem aborigena,então é simples vou ate a australia,estudar o dna dos aborigenas.

Unknown disse...

qual a origem do pai de jesus? quem garatem que jesus era branco dos olhos azuis, basear em uma marca de um rosto em um tecido? outra coisa politica suja vem de milhares de anos,o imperio romano ainda é estimulo para os governantes de hoje,nada mudou ,exploração dos menos favorecidos,impostos em cima de impostos, trabalho escravo,são tantas meselas não cabe em um milhão de paginas.

Unknown disse...

Rauf Kammer, a maldição que você refere recaiu só sobre canaã,não sobre os demais descendentes de cam, pois segundo a bíblia cam já tinha sido objeto de bênção, apesar dele ter pecado.O Egito e a Etiopia foram nações muito avançadas naquele tempo. Deus não é racista

Unknown disse...

E perceptível que tais pesquisas sem precisões com fatos inverídicos, tratando de um assunto que aflora o pensamento preconceituoso, suscitará o desejo de superiodade dos orgulhosos, inferioridade dos fracos e divisões dos radicais. Observei que todos buscaram sustentar seus argumentos com textos bíblicos, e isto é ser pertinente e prudente. Contudo não conseguiram exatidão neste contexto, pois é bem claro que às Escrituras Sagradas não tratam deste assunto, mas trabalha para o extinguir! Pois Deus não faz acepção de cor, raça e lingua. O importante é saber que todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus ( Romanos 3:23) Logo e necessário que todos reconheçam JESUS como salvador, para que possam ser justificados. Porque Deus amou o mundo, Negros, brancos...., de tal maneira que deu seu filho unigênito para todo aquele que nele crer não pereça mas tenha á vida eterna. Por fim! Somos todos iguais perante á Bíblia, e diferentes fisicamente, intelectualmente e socalmente. Contudo não se glorie o sábio em tua sabedoria, o rico em sua riqueza e forte em tua força. Mas o que se Gloriar glorie-se em conhecer Deus! Deus criou- nos diferentes, com dons e talentos distintos para cada um aplicar trazendo qualidade para aquilo que ele mas ama, o homem. Então seja por maldição ou clima que Deus deixou o homem branco, negro, ou amarelo, não importa. O importante é aonde você nasceu com á cor que nasceu,com o recurso que tem você seja feliz e ame o proximo. Abraços Paz de JESUS.

Unknown disse...

Pq nao descobrir a origem da cor branca? Adão e Eva poderiam ser negros...pq não? Se eles eram negros de onde vieram os brancos? Pode ser uma maldiçao onde perderam a tonalidade da pele...

Unknown disse...

Gostei da resposta

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA