sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Qual a origem da raça negra? Deus teria criado o homem de qual cor?


A discussão da origem da raça negra, corre por séculos com muitas teorias ou hipóteses diferentes. E não se encontra com facilidade material para pesquisa, que tenha profundidade e coerência, sem tomar partido racista. Vamos apresentar aqui, o que encontramos e que julgamos ter muita coerência e precisão.
Antes de responder Biblicamente como surgiu, vamos conhecer algumas poucas das muitas teorias que correm por aí, que são erradas, sobre a origem da raça negra, e também o nosso parecer:


1ª Teoria - A raça negra se originou num local que possuía um clima especial ou alimentação diferente. ERRADO. Esta é uma tese evolucionista, que não tem fundamento bíblico, e nem científico, pois hoje notamos que pessoas de cor branca ou negra, vivem perfeitamente em lugares quentes ou frios, sem mudar a cor fundamental de sua pele. Nem os japoneses que formam suas colônias no Brasil, deixam de ter suas características de sua raça. Perde-se as características quando se cruzam as raças, mas não quando se muda de um lugar frio para um lugar quente, ou vice-versa. Nem a alimentação tem a ver com esta variação da cor da pele. Pode haver doenças causadas pela deficiência alimentar, pode haver manchas, e levar até a morte, mas não alterar a cor fundamental da pele, passando ainda isto para outras gerações.
Portanto, a raça negra, não tem origem por causas climáticas ou de nutrição.


2ª Teoria - A raça negra surgiu com Caim, como um sinal de Deus. ERRADO. Não têm nenhuma confirmação bíblica. O sinal que Deus deu para Caim, também para Jonas, que após passar pelo ventre da Baleia, pregou em Nínive e as pessoas notavam um sinal que ele possuía, ou qualquer outra aplicação que caracterize castigo ou sinal especial, é mera especulação, e não tem nenhum fundamento Bíblico. Não é nestes contextos que encontramos alguma prova.


3ª Teoria - A raça negra surgiu após a torre de Babel, quando todos se espalharam, cada um para um canto, e formaram cada povo do mesmo idioma, seu clã, e assim formaram suas características. ERRADO. A torre de Babel é a origem dos idiomas e línguas diferentes, mas não tem nada haver com a cor da pele. Se formaram povos e sociedades diferentes caracterizados pelo idioma de cada um, mas como já vimos na primeira hipótese, o clima ou o ambiente, não tem nada haver com a cor da pele.


Assim poderíamos enumerar outras tantas teorias e hipóteses que correm por aí, mas vamos agora tentar achar na Bíblia a origem das raças diferentes. Estas colocações que faço a seguir, são fundamentadas em uma tese de Mestrado, de um amigo, o Pr. Natanael Morais, que abordou exatamente este tema da origem das raças, que se formou com a nota máxima, e agora está concluindo o Doutorado. Vejamos então:
Em Gênesis capítulo 10, encontramos os descendentes de Noé, que iniciaram o povoamento da Terra. Sem, Cão e Jafé. Há consenso entre os eruditos, que estes três deram origens aos seguintes povos:
Sem - Origem aos Árabes e Israelitas - Morenos;
Cão - Que logo depois gerou a Cuse ou Cuxe, deu origem a raças coloridas, amarelas e escuras, os povos da África, Egito, Etiópia. Um texto Bíblico que os eruditos afirmam concordar com esta idéia está em Jeremias 13:23, onde diz "Pode o etíope mudar a sua pele?,..."
Jafé - Origem aos brancos, Europeus.
Em Gênesis 10:6, lemos que os filhos de Cão são Cuse, Mizraim, Pute e Canaã.
De Cuse vem a cor negra, de Mizraim os egípcios, de Pute os líbios. A esposa de Moisés, Zípora, era cusita. No verso 17 de Gênesis, capítulo 10, um dos descendentes de Cão, é o sineu, que os eruditos em consenso, propõem ser a origem dos chineses. Documentos arqueológicos encontrados no Egito, confirmam estas origens, apresentando os jafeitas que tinham a pele de cor branca, cabelos lisos, e olhos azuis.
Relembrando rapidamente, de Sem vieram os morenos, de Cuse o Cuxe vieram os de cor negra, e de Jafé vieram os mais claros.
A explicação para a origem desta variedade de cores, que ainda ao cruzar as raças formam outras tantas cores e tipos diferentes, é a carga genética. Deus não criou tudo uniforme. As montanhas não deixam que o visual seja tudo plano. A variedade de cores das plantas fazem a beleza dos jardins, a própria cor verde das plantas, quantos tons e variedades trazem uma beleza sem igual. Assim também com a raça humana, Adão e Eva, criados por Deus, do barro, tinham uma cor rosada, rubra, pois vieram da argila, mas Deus carregou sua carga genética, para que ao se proliferarem gerações, variedades fossem surgindo para haver mais beleza e não uma uniformidade única.
Concluímos assim, que a variedade de cor da pele, de raças, é também plano de Deus. Não tendo nenhum privilégios ou castigos, mas todas tem origem no próprio plano de Deus, na carga genética do homem, que ao longo dos séculos, tem dado um colorido diferente e agradável a população humana. Somos todos irmãos, filhos de Adão e Eva, e todos criados a Imagem de Deus, com um colorido de variedade especial.
Via Advir

21 comentários:

morais disse...

Excelente explicação, infelismente enquanto este mundo existir ,estas diferenças vão ser acentuadas e colocada mais ou menos numa escala de 0 a 10 sendo que a raça negra está na última pontuação, isto em todo globo do planeta terra .Não sou recalcado mas é notório o que vemos na sociedade, a cor da pele faz a diferença, de quem é e quem não é, de quem tem e de quem não tem, isto no plano horizontal pois no plano vertical Deus X homem sabemos que realmente somos são iguais..

jota miguel disse...

A linhagem amaldiçoada, não teria sido os "políticos"?

Jose Silva disse...

Acredito, mas não comprovo que o povo negro provém do povo egípcio.

jose romao disse...

Bom dia.
A biblia mostra claramente a origem do povo negro.
Deus fez um pacto com povo hebreu que Ele tirou da escravidão do Egito:
Vida em abundância com a obediência e amaldições terríveis pela desobediência.
Sabemos que o povo hebreu não obedeceu a Deus, e pior, rejeitaram até o filho de Deus quando veio á terra.
Em lamentações capítulo 4 mostra-se uma visão do profeta em que ele vê a calamidade caindo em cima do povo hebreu. um desses castigos era a mudança da cor da pele.
Em Isaías 53 podemos verificar a cor que Jesus nasceu na terra. E era negro!
Porque negro?
Ele veio tomar sobre si as dores do povo hebreu, e uma das dores era ser negro.
Sabemos que a cor da pele trouxe um transtorno grande aos negros!
Depois da morte de Jesus, o povo hebreu foi expulso de israel para África, onde Deus mudou a cor deles, e foram traficados como escravo.
O povo negro é o verdadeiro povo de Deus!

pedro net disse...

Sempre quis entender a origem da cor negra!

Ralf Kammer disse...


Pergunto: qual é o problema q nenhuma nação negra no mundo prospera? pq são sempre escravos e servos? mesmo sendo livres, não há prosperidade. O caos sempre toma conta de suas vidas, de seus países, séculos após séculos. Isso é fato! Qual nação de negros que seja considerada primeiro ou segundo mundo? nenhuma. Alguém pode explicar esse fenômeno? Pra mim isso cheira algum tipo d maldição... não adianta negar. Outra explicação não existe!

Alexandre disse...

Obrigado pelo mas estudos

ivo Rosa disse...

ninguém sabe de nada

Mout Zion disse...

Na Biblia existe a verdade

Clóvis perroni disse...

primeiro gostaria de saber porque o ser humano foi criado,depois entender a cor da pele,a desgraça de toda a humanidade é satanas,que antes era lucifer,criado por Deus que é oniciente,isto eu gostaria de entender,depois sobre cor de pele.

Clóvis perroni disse...

Gostaria de saber primeiro porque da origem do homem,era necessário tanto sofrimento,a desgraça de tudo é satanas,que antes era lucifer,porque lucifer foi criado se um dos atributos de Deus é a onisciência?Depois desta resposta ai sim é importante a cor da pele.

Unknown disse...

Nad a ver lê O livro de Mormom. Em nefi fala o pq.

Mireide Venditti disse...

O livro de Mormom, em nefi fala o pq.

Mireide Venditti disse...

Le o livro de Mormom.

samir disse...

o livro de mormon é um lixo, tudo mentira
ja o que jose romao disse no minimo ele precisa estudar mais
e parar de usar drogas

Tuco Dias disse...

Vish quantas teorias🤥

Celso Armando disse...

Amigos dito esta k se ouvir a palavra de Deus e praticar ,entao virao as bençao Dt 28:1-14, mas nao xta xcrito k se uma das maldicoes é ser negro, Dt 28-15 pensamento negado!

Celso Armando disse...

Esta sua a opiniao nao soa bm nos meus ovidos pk a biblia fala de muitas maldiçoes mas nunca achei nenhuma k fosse ser negro! Veja bm

Jose Humberto disse...

Eu acredito que Deus é o nosso criador e brancos e negros somos todos irmãos em Cristo Jesus.

cherry cherry cherry disse...

Kkkkkkkk bem colocada sua resposta visando ainda que tbm tem variedades de cores lá no planalto pretos e brancos todos fazem parte da mesma sujeira kkkkk

cherry cherry cherry disse...

Concordo com vc,é claro que jamais querendo ser racista amo as pessoas negras assim como amo os brancos sem contar que somos todos filhos de Deus..mas como estamos discutindo um tema me vi de acordo com a resposta desse internauta.

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA