sábado, 29 de outubro de 2011

Como desenvolver o senso da presença de Deus?

O senso da presença de Deus nos fortalece contra o pecado e nos torna Seus amigos mais íntimos. Contudo, nossa mente não se concentra naturalmente em Deus; ela precisa ser educada para perceber constantemente Sua presença. Veja, a seguir, como desenvolver sua percepção espiritual.

1. Desejo perceber a presença de Deus:
 “Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão” (Salmo 139:5).
Perceber a presença de Deus não é algo natural. Minha mente se apóia no que eu vejo. Acontece que o Senhor deseja que eu experimente algo que não é natural, e sim espiritual. Veja bem, se Deus me garante por Sua Palavra que Ele “me cerca por trás e por diante e sobre mim põe a mão”, mesmo que eu não o esteja vendo fisicamente, posso vê-lo espiritualmente. O salmista estava muito impressionado com a presença de Deus em sua vida e exclamou (no verso 6): “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.” Para Davi, Deus era uma pessoa muito presente em sua vida.

2. Como posso ter certeza da presença de Deus se eu não a sinto?
“O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” (Salmo 34:7).
Davi foi um grande amigo de Deus, você também pode ser assim. Ele sabia que todas as pessoas que fazem a vontade do Senhor recebem proteção especial. “A expressão ‘Anjo do Senhor’, que também pode ser traduzida por ‘O mensageiro do Senhor’, refere-se ao próprio Deus, que se manifesta e faz com que os seres humanos experimentem a Sua presença de maneira sensível.”
COMENTÁRIO da Bíblia de Estudo Almeida, rodapé “c”, página 600. Sendo assim, você necessita ser amigo de Deus para poder desenvolver sua visão espiritual a ponto de conseguir enxergar a Deus pela fé. Lembre-se de que sua fé não pode se basear apenas no que sente, mas no que o Senhor diz em Sua Palavra.

3. Como posso ser amigo de Deus?
“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 João 4:8).
“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15:15).
Cristo vê o meu desejo de ser um servo obediente, então, olhando para mim, me chama de amigo e começa a revelar a mim os Seus sentimentos e sonhos. Vivendo essa experiência dia-a-dia vou me tornando cada vez mais íntimo de Deus. A revelação de Deus é progressiva e evolui de acordo com minha busca. Quanto mais intimidade, mais amizade, mais conhecimento e mais amor.

4. Deus tem inimigos?
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).
Deus ama o pecador, mas odeia o pecado. O amor ao mundo, ou seja, o amor à vaidade, aos vícios e a tudo que é impuro atrapalha o relacionamento com Ele.

5. Qual o benefício de ter o senso da presença de Deus?
“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança” (Salmos 27:1- 3).
 “E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus’’ (Tiago 2:23).
“E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou’’ (Genesis 5:24).
O senso da presença de Deus me torna livre e por isso não sou vítima do medo. Sinto-me seguro, tranqüilo e menos ansioso. Minha vida torna-se pautada pela pureza e amor e sou fortalecido contra o pecado.

Dicas para desenvolver o senso da presença de Deus:
1. Fale com Deus como a um amigo. Quando estiver sozinho, fale com Ele em voz alta e diga tudo que vai no seu coração;
2. A presença de Deus é espiritual e, por isso, real. Sendo assim, tente imaginar como seria Sua presença física. Tal exercício o fará lembrar-se que Deus está realmente presente com você a todo o momento;
3. Visualize em sua mente cenas bíblicas. Escolha uma história da Bíblia e imagine-se dentro dela como um dos personagens. Observe os sentimentos, as expressões, as vozes e outros detalhes como os sons do ambiente, os objetos, a paisagem e finalmente perceba a presença de Deus. Mantenha-se no roteiro bíblico e use ao máximo a imaginação;
4. Faça durante o dia diversas declarações de amor por Jesus e peça Seu perdão. No momento certo, Ele atenderá suas orações;
5. Seja um grande observador dos detalhes da vida e veja em todos eles a atuação de Deus;
6. Procure distinguir as funções do Pai, do Filho e do Espírito Santo para que você possa compreender a função de cada um;
7. Leia a Bíblia tendo a certeza de que é Deus quem está falando com você;
8. Evite tudo aquilo que divague sua mente por pensamentos impuros. Para evitar isso, mantenha a cada dia um verso bíblico de promessa no coração (Filipenses 4:8).

Perguntas para reflexão:

Por que é importante imaginar a presença de Deus em minha vida?
Por que Deus faz tanta questão de que eu O sinta de forma real?
Qual o personagem da Bíblia que você mais admira como “um homem que andou com Deus”?

Texto extraído da lição 6 do Curso Intimidade com Deus pelo Site Bíblia e a Ciência

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA