quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conheça os Rios Voadores

A Bacia Amazônica, formada por diversos rios, córregos e mananciais, abrange vários países da América Latina e é a maior do mundo.  Dos seus 7.050.000 km2, 3.904.392,8 km2 estão no Brasil, beneficiando Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.


Mas não é só isso: recentemente, um grupo liderado por Gerard Moss, pesquisador inglês naturalizado brasileiro, descobriu o que foi chamado de Rios Voadores – imensas massas de vapor d’água que viajam da Bacia Amazônia a diversas regiões do Brasil, garantindo chuvas em boa parte do país.

Entenda a formação dos Rios Voadores

O ponto de partida é o Oceano Atlântico: a umidade produzida pela ação do Sol sobre a Região Equatorial é carregada pelos ventos alísios até a região Norte.  Chegando lá, condensam e caem em forma de chuva. Como a Floresta Amazônica absorve muita radiação do Sol e libera vapor com a transpiração das árvores e a evaporação dos Rios, a água volta a sublimar. Os Rios Voadores, formados nesse processo, podem chegar até o centro-sul brasileiro.

“São cerca de 20 bilhões de toneladas de água por dia transportadas de forma ‘invisível’, por cima das nossas cabeças. Para se ter uma ideia, a vazão média do Amazonas é da ordem de 17 bilhões de toneladas de água por dia. Ou seja: a quantidade de água evaporada diariamente supera a vazão do maior rio do mundo”, afirma Moss.

A importância da Floresta

A Floresta Amazônica garante a distribuição da umidade do ar – nos dias em que entra pouca quantidade de vapor  na atmosfera, as raízes das plantas buscam água subterrânea e mantêm o curso dos Rios Voadores. Se a Floresta não existisse, os pontos mais remotos não seriam beneficiados. Além disso, as árvores bloqueiam parte das chuvas, evitando enchentes severas no Sul do Brasil.

Com o Aquecimento Global e os desmatamentos, a rota dos Rios Voadores poderá ser alterada, provocando graves conseqüências para o país. Nos últimos 30 anos, mais de 600 quilômetros de Floresta foram derrubados na Amazônia.

 

FONTES:






0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA