segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Por que as mulheres do Velho Testamento, quando estivessem menstruadas, não poderiam participar dos cultos religiosos?

Para esclarecer a questão da condição da mulher no período menstrual, basta ler o capítulo 15 de Levítico que trata das várias condições pelas quais uma pessoa poderia ser considera imunda. No total podemos enumerar 6 diferentes casos:
1. Condições anormais no homem (Lev. 15:2-15);
2. Condições normais no homem (Lev. 15:16 e 17);
3. Relações conjugais normais (Lev. 15:18);
4. Condições normais na mulher (Lev. 15:19-23);
5. Relações conjugais anormais (Lev. 15:24);
6. Condições anormais na mulher (Lev. 15:25-30);
No primeiro e no sexto dos casos enumerados, quando existiam condições físicas anormais, se requeria um sacrifício, e o
sacrifício era a menor de todas as ofertas de sangue: uma rola ou pombinho. Nos outros casos, não havia necessidade. Ver Deuteronômio 23: 10 e 11.
A palavra hebraica zab traduzida fluxo de sêmen ou fluxo seminal, não é específica em sua tradução, significando apenas fluxo em geral, podendo-se incluir o fluxo normal de algumas funções fisiológicas, como também o fluxo anormal devido alguma enfermidade, tanto na mulher quanto no homem. Essas contaminações não eram consideradas uma transgressão moral, tanto que assim como a própria pessoa, aqueles com quem ela entrasse em contato ficavam impuros.
Algumas dessas contaminações ocorriam no curso normal da vida; como no caso da mulher que tem o seu período menstrual (verso 25), ou no caso do homem que tem emissão de sêmen enquanto dorme (verso 16). Chegamos a conclusão de que essas contaminações não são resultado de pecado, mas sim do funcionamento normal do corpo.
Qualquer pessoa que entrasse no santuário em estado de contaminação o contaminava, apesar de que na maioria dos casos a contaminação pessoal era involuntária e não se requeria um sacrifício. (Sendo que não era necessário sacrifício, não podemos considerar como pecado).
Estes regulamentos indicam o interesse de Deus na saúde e higiene pessoal, e ao mesmo tempo serviam para fazer ressaltar a santidade das coisas sagradas. Deus odeia o pecado e também aborrece toda classe de impureza, ainda que não seja especificamente pecado. Deus faz distinção entre o pecado e a impureza, e não chama delinqüência moral o que é somente impureza. Deus faz saber ao homem que toda classe de impureza o desagrada. Esta lição é também para nós. Deus exige santidade; exige limpeza e requer de todos nós modéstia e humildade.
Como vemos, uma importante razão para a existência desses regulamentos era o caráter higiênico e de saúde muito importante para aquela época, onde a falta de conhecimento dos micro-organismos e das doenças contagiosas, poderia causar uma verdadeira epidemia, especialmente num mundo sem saneamento básico.
Hoje em dia a nossa sociedade tem bem mais recursos para a higiene do que na época do povo de Israel, desse modo não há razão para uma mulher não participar na igreja só por estar no período menstrual. É bom lembrar que muitas irmãs pregam e cantam na igreja; como ficaria a igreja se essas irmãs no dia em que tivessem que pregar ou cantar estivessem menstruadas? 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA