quinta-feira, 7 de julho de 2011

É pecado comer carne com gordura, baseado em Levítico 7:22-27?

 Vamos ao texto bíblico: ‘Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Não comereis gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra. A gordura do animal que morre por si mesmo e a do dilacerado por feras podem servir para qualquer outro uso, mas de maneira nenhuma as comereis; porque qualquer que comer a gordura do animal, do qual se trouxer ao SENHOR oferta queimada, será eliminado do seu povo. Não comereis sangue em qualquer das vossas habitações, quer de aves, quer de gado. Toda pessoa que comer algum sangue será eliminada do seu povo’. (Levítico 7:22-27 RA).


Vamos separar a resposta do ouvinte em duas partes. A primeira do ponto de vista do versículo mencionado. A segunda do ponto de vista de saúde.

Segundo o pensamento do autor de Levítico, toda a gordura dos animais sacrificados pertencia ao Senhor, não deveria ser comida. ‘E o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada, de aroma agradável. Toda a gordura será do SENHOR. Estatuto perpétuo será durante as vossas gerações, em todas as vossas moradas; gordura nenhuma nem sangue jamais comereis’. (Levitico 3:16-17).

Não é dada muita explicação para este mandamento. Mas qualquer pessoa que comesse a gordura ou o sangue deveria ser eliminada do povo de Deus. Isto mostra o desprazer de Deus para com esta atitude de desobediência.

Agora passemos a analisar este assunto do ponto de vista de saúde.
Se víssemos uma pessoa tirando a vida de outra não teríamos nenhuma dúvida de que a pessoa estaria transgredindo um os Dez Mandamentos: não matarás.

Mas que dizer das pessoas que por seus hábitos contrários à saúde assassinam a si próprias desnecessariamente? Não estariam também transgredindo o mandamento? Seria igualmente pecado.

Tudo aquilo que destrói nossa saúde e pode ser evitado constitui pecado.
Pecado não se restringe a alguns atos. É uma condição. Quase tudo que fazemos está permeado de motivos duvidosos e práticas erradas (mesmo que sinceramente não saibamos que elas prejudicam a nós mesmos ou a alguém mais). Por isso necessitamos confiar unicamente em Cristo, e nós méritos de sua vida perfeita, para nossa salvação. Ao mesmo tempo fazer a nossa parte para nos colocarmos em harmonia com a vontade de Deus faz parte de um Cristianismo autêntico.

Trabalhar demais, não fazer exercício físico, não relaxar, não confiar em Deus, comer alimentos que fazem mal (Fumo, Álcool, Drogas, e por que não dizer: Gordura!) são hábitos agressivos contra a vida.

A vida é muito preciosa. Devemos pedir a Deus para contribuirmos com Ele para a manutenção da extensão e qualidade de nossas vidas, mesmo em meio a um mundo degradado pelo pecado.

Quantas pessoas não dariam fortunas para estarem com seus filhos ou queridos 4 ou 5 anos a mais. E no entanto, milhares de pessoas estão sofrendo de colesterol elevado e problemas cardíacos, e morte prematura resultantes por ingerirem gordura em excesso!

Quanto será que posso comer destas ‘deliciosas’ gorduras sem estar pecando? Esta é uma pergunta difícil que cabe a pessoa unicamente responder.

Uma coisa é certa: Como Deus nos ama, ele deseja nos ver cheios de saúde. Ele não quer que tenhamos problemas cardíacos ou qualquer outro que pudermos evitar por nosso estilo de vida e alimentação adequados.

Nossa tarefa não é acusar as pessoas que procedem desta ou daquela maneira. Temos um Salvador compassivo que veio a este mundo para salvar pecadores. O perdão de Deus alcança o nosso passado e nos traz paz no presente.

Mas Jesus também deseja ser nosso libertador do pecado, das atitudes pecaminosas, e dos hábitos pecaminosos que conspiram contra a vida. Toda pessoa que seguir as leis de saúde colherá resultados muito positivos nesta vida.

Fonte: Rádio Novo Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA