sábado, 16 de julho de 2011

Os livros do Antigo Testamento foram escritos quando Jesus estava na terra?

Quando Jesus esteve aqui na terra, fez diversas citações dos profetas antigos (encontramos em todos os evangelhos); Orientou- nos a “Examinar as Escrituras” (João 5:39). Também fez uso da “lei, dos profetas e dos Salmos”, ou seja, todos os Escritos do Antigo Testamento para explicar aos discípulos a respeito de Sua morte e ressurreição (Lucas 24:27 e 44). Além disto, estes escritos eram lidos nas Sinagogas aos Sábados (Lucas 4:16). Desta forma, o cânon já havia sido completado antes do nascimento de Jesus. Alguns afirmam que o cânon do Antigo Testamento foi formado no Concílio de Jammia no ano 90 d. C, mas isto não é verdade; o que ocorreu foi a confirmação do cânon que já existia a fim de proteger alguns livros bíblicos que eram atacados.

Nós cremos que Esdras e Neemias realizaram a obra de canonização, do Antigo Testamento (concluída por volta de 432 a.C) quando eles colecionaram os livros. “A principal prova desta afirmação é que o Antigo Testamento não contém nenhum livro que tenha sido escrito depois de Esdras e Neemias” (Prof. Jorge Mário, Introdução Geral à Bíblia [material apostilado], Maio de 2003, p. 139).
Já o Novo Testamento foi escrito bem após o nascimento de Jesus. A canonização dos livros (entre o ano 40 e 100 d.C.) deu-se pelo fato de a Igreja Primitiva ter visto a necessidade de guardar as cartas dos apóstolos devido ao surgimento de diversos movimentos heréticos na época. O maravilhoso é saber que o Espírito Santo guiou todo este processo! (II Timóteo 3:16 e II Pedro 1:20 e 21).
Fonte: Rádio Novo Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA