terça-feira, 26 de julho de 2011

Qual o significado do nome Jesus?

 
O nome Jesus (em português) vem do Grego Iesous, equivalente ao Hebraico yehoshua, Josué (em português).
Em Atos 7:45 e Hebreus 4:8 a palavra grega Iesous (exatamente a mesma usada para Jesus) é usada para se referir a Josué.
O nome geralmente tem sido considerado como significando ‘Jeová é Salvação’ (Mateus 1:21). Alguns eruditos bíblicos,
entretanto, tem sugerido a tradução: ‘Jeová é Generosidade’
Quando o Aramaico substituiu o hebraico como a língua comum dos Judeus, após o cativeiro babilônico, o nome yehoshua tornou- se Yeshua , que foi transliterado para o Grego como Iesous.
Yeshua era um nome muito comum dado aos meninos Judeus nos tempos do Novo Testamento, em harmonia com o costume dos hebreus de selecionar nomes que tivessem algum significado religioso. Temos exemplos disso em Atos 13:6 e Colossenses 4:11.
Nos tempos Bíblicos o nome era escolhido com o maior cuidado, porque significava a fé e a esperança dos pais, e muitas vezes tinha relação com a sua missão na vida.
O nome de Jesus está carregado de memórias históricas e proféticas. Assim como Josué conduziu Israel à vitória para dentro da terra prometida, assim também Jesus, o Capitão da nossa Salvação, veio abrir os portões da Canaã celestial para nós. Jesus é o capitão da nossa salvação. Veja o que diz Hebreus 2:10: ‘Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.’
Outro personagem bíblico relevante que teve o nome de Josué foi o Sumo Sacerdote após o cativeiro babilônico. Jesus é o nosso Sumo Sacerdote Celestial. Hebreus 3:1, diz: ‘Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus.’
Cristo é a transliteração para o português da palavra grega Christos,a qual vem de chrio, que significa ‘massagear’, ‘ungir’. O Novo Testamento menciona que Jesus foi ungido. Lucas 4:18, Atos 4:27; 10:38 e Hebreus 1:9.
No Antigo testamento o sumo-sacerdote, o rei e algumas vezes os profetas eram ungidos. Isto nos traz algumas associações muito belas com relação a Jesus, o ungido. Como profeta Jesus veio para representar o Pai, como sacerdote ele ascendeu ao céu para representar a humanidade perante o Pai. Como rei, Jesus liberta aquele que crê nEle não somente do poder do pecado nesta vida como também do reino do pecado para ser eternamente o rei da glória. 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA