sábado, 9 de abril de 2016

Jesus desmentiu que Enoque, Elias e Moisés já estavam no Céu? – João 3:13



“Ora, ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que de lá desceu, a saber, o filho do homem” (João 3:13), parece contrariar outros testemunhos escriturísticos que nos inteiram que Enoque, Elias e Moisés já haviam subido ao Céu.
Temos aqui uma “alusão à ascensão, que manifestará a origem celeste de Jesus e o entronizará na glória do Filho do Homem” (Anotação da Bíblia de Jerusalém a esta passagem).
A leitura atenta do contexto nos mostrará que o que Cristo quis dizer é que ninguém subira ao Céu para obter informações acerca do plano de Deus concernente ao homem.
Clarke apresenta o seguinte comentário: “Parece haver aqui uma expressão figurada, indicando que ninguém conhece os mistérios do reino de Deus como lemos em Deuteronômio 30:12; Salmos 73:17; Provérbios 50:4; Romanos 11:34. A expressão pode ser compreendida relacionando-a com a seguinte máxima: “Para estar perfeitamente familiarizado com os acontecimentos de um lugar é necessário que a pessoa esteja no lugar”. Nosso Senhor provavelmente pretendia corrigir uma falsa noção dos judeus, a saber, que Moisés ascendera ao céu para receber a lei”.
Sobre a variante – “que está no céu” – que aparece em algumas traduções, ela não se encontra no original. Talvez tenha sido uma anotação tardia feita por um copista, quando Jesus em realidade estava no Céu.

Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário – Passagens Aparentemente Conflitantes – item 5

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA