quinta-feira, 14 de abril de 2016

A obra da Criação foi concluída no Sexto ou Sétimo Dia? – Gênesis 1:31 e 2:2




É um fato aceito por todos nós, deduzível da leitura de Gênesis 1:31 e 2:2, que Deus acabou a Sua obra criativa no sexto dia. O verso 2 do segundo capítulo parece contradizer esta crença ao declarar: “E havendo Deus terminado no dia sétimo a Sua obra …”.
Creem alguns comentaristas que há aqui uma deficiência da linguagem, pois a leitura dos dois versos anteriores de Gênesis 2:2 nos evidencia que a obra já estava concluída no sexto dia. A pobreza dos tempos verbais em hebraico talvez seja responsável por esta aparente divergência. O sentido do original devia ser este: “estando já acabada a obra no sétimo dia”.
O mui conhecido e digno de crédito comentarista Adam Clarke assim se expressou sobre este verso:
“É voz geral da Escritura que Deus terminou toda a criação em seis dias e repousou no sétimo, dando-nos um exemplo de que trabalhemos seis dias e no sétimo descansemos de toda a antiguidade manual. É digno de nota que a Septuaginta, a Siríaca e a Samaritana dizem sexto dia, em vez de sétimo dia; e isto deve ser considerado certo”.
Ele conclui suas explicações aventando a hipótese de ter havido uma confusão no hebraico entre os números 6 e 7 por serem muito parecidos.
O Comentário Bíblico Adventista afirma, sobre Gênesis 2:2 – “Tem sido feitas várias tentativas para resolver a aparente dificuldade entre os versos 1 e 2; um declara que a obra de Deus foi terminada no sexto dia e o outro no sétimo dia. A Septuaginta e as versões samaritana e siríaca escolheram o caminho mais fácil para resolver o problema, substituindo a palavra ‘sétimo’, do texto hebraico, pela palavra ‘sexto’… ‘Acabou’. Alguns eruditos, começando com Calvino, têm traduzido como ‘havia acabado’, o que é gramaticalmente possível. Outra interpretação considera que a obra da criação foi terminada apenas depois da instituição do dia de repouso”.

Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário – Passagens Aparentemente Conflitantes – item 1

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA