segunda-feira, 11 de abril de 2016

Deus tem ou não prazer na morte do perverso? – Ezequiel 18:23 e Provérbios 16:4




Como conciliar “Deus não tem prazer na morte do perverso”, de Ezequiel 18:23, com a afirmativa de Salomão, em Provérbios 16:4, “O Senhor fez todas as coisas para determinados fins, e até o perverso para o dia da calamidade”?
É princípio primário de interpretação que, se um texto é difícil, ele deve ser comparado com outros que sejam mais fáceis para esclarecê-lo. Jamais esquecer que a Bíblia se explica pela própria Bíblia.
Se lermos Eclesiastes 7:29 – “Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias”, saberemos que Deus não podia criar perversos.
Provérbios 16:4 será bem compreendido atentando para o livre arbítrio, a possibilidade do homem escolher entre o bem e o mal. Deus não é o originador do mal, mas se o homem escolhe praticar o mal, Deus haverá de destruí-lo.
Joseph Angus declarou sobre esta passagem: “A ideia de que os ímpios foram criados para poderem ser condenados, a qual alguns julgam estar compreendida nesta passagem, não se conforma com inumeráveis lugares da Escritura (Salmos 145:9; Ezequiel 18:23; 2Pedro 3:9). A significação, portanto, daquele texto é a de que todo o mal contribui para a glória de Deus e promove a realização dos seus insondáveis desígnios” (História, Doutrina e Interpretação da Bíblia, pág. 153).
Há pessoas que citam Provérbios 16:4 e Romanos 9:15-24 como prova de que a Bíblia ensina que algumas pessoas não podem ser salvas. Esta conclusão é totalmente errada diante de uma infinidade de passagens, como por exemplo João 3:16.
Wilcox, dando resposta a esta pergunta – “Provérbios 16:4 e Romanos 9:15-24 não ensinam que algumas pessoas não podem ser salvas?” – afirmou: “Não; Deus salva o caráter; e chama toda alma a possuir um caráter que possa ser salvo. O primeiro texto simplesmente ensina que todas as coisas se encaixam no plano de Deus. Os ímpios pertencerão ao dia da ira, mas Deus não compele ninguém a ser ímpio. Veja Seu juramento em Ezequiel 33:11.
“Deus teria glorificado Seu nome através da submissão de Faraó se o monarca egípcio houvesse se submetido, da mesma forma que fez através de Nabucodonosor e Ciro. Ele o suscitou e o colocou no trono para este propósito. Faraó não quis se submeter, por isso o Espírito de Deus o entregou à dureza de coração. Deus, porém, trouxe glória para Si próprio apesar da teimosia do rei.
“Estude uma expressão em Romanos 9:15. De quem é a vontade de Deus ter misericórdia? ‘E faço misericórdia até mil gerações daqueles que Me amam e guardam os Meus mandamentos’ (Êxodo 20:6). Esperamos isso; mas sobre que outra classe é a vontade de Deus mostrar compaixão e misericórdia? (Isaías 55:7; Ezequiel 33:11). Deus não está tantalizando quando diz ‘todo aquele que crê’ em João 3:16 e ‘quem quiser’ em Apocalipse 22:7″.

Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário – Passagens Aparentemente Conflitantes – item 4

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA