quinta-feira, 21 de maio de 2015

Por que cerimônia de lava pés?Hoje não tem mais poeira como antigamente. outra coisa se foi Jesus que lavou; hoje não seria só os pastores que tinham que lavar os pés?



O ensinamento Bíblico do lava-pés está registrado em João 13. Vamos analisá-lo juntos? Vamos lá!

“Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava, levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Chegou, pois, a Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, lavas-me os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás. Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. RESPONDEU-LHE JESUS: AQUELE QUE SE BANHOU NÃO NECESSITA DE LAVAR SENÃO OS PÉS, POIS NO MAIS ESTÁ TODO LIMPO; e vós estais limpos, mas não todos. Pois ele sabia quem o estava traindo; por isso disse: Nem todos estais limpos. Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. ORA, SE EU, O SENHOR E MESTRE, VOS LAVEI OS PÉS, TAMBÉM VÓS DEVEIS LAVAR OS PÉS UNS AOS OUTROS. PORQUE EU VOS DEI EXEMPLO, PARA QUE, COMO EU VOS FIZ, FAÇAIS VÓS TAMBÉM. Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. SE SABEIS ESTAS COISAS, BEM-AVENTURADOS SOIS SE AS PRATICARDES.” – João 13:1-17

A cerimônia do lava-pés possui dois significados básicos na vida do cristão:
1) Renovar nossa fé no sacrifico e ressurreição de Cristo, purificando-nos assim de nossos. Assim, o lava-pés é uma pequena confirmação de que continuamos no caminho da salvação ao lado de Deus, e deve ser praticado por todos que assim desejarem caminhar com Deus até a volta de Jesus.
2) Desenvolver em nós a humildade de Cristo Assim como nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, nós também devemos ser e demonstrar humildade para com todos, principalmente para com nossos irmãos de fé!
Desta forma, temos um exemplo e mandamento de Jesus e devemos continuar praticando sempre que possível a cerimônia do lava-pés antes de participarmos da santa ceia.

Que Deus continue lhe abençoando!
EQUIPE BIBLIA ONLINE

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA