domingo, 24 de maio de 2015

É correto usar métodos anticoncepcionais?



Algumas denominações são contra o uso de métodos anticoncepcionais. Segundo elas, “devemos deixar tudo como Deus fez”, pois ao criar Adão e Eva Deus os abençoou e disse: “…Sede fecundos e enchei a terra…” (Gênesis 1:28). Baseados neste verso, certas denominações acham que usar tais métodos seria ir contra um curso natural orientado por Deus.

O que estas Igrejas esquecem, é que Deus deu a possibilidade de nós termos filhos para ser uma bênção e para encher a terra; e hoje, em muitos lugares do mundo, podemos dizer que já está cheia. Como exemplo temos a China, que está enfrentando um sério problema de “superpopulação”.
Nós acreditamos que, mais importante do que ter uma quantidade de filhos, é ter um número de filhos que se possa dar condições de alimentação, vestuário, educação e até de carinho e orientação para a vida.

O método anticoncepcional ajuda a termos famílias mais sólidas, pois permite o casal esperar um pouco mais para que um termine seus estudos, para ter melhores meios de sustentar um filho e dá a possibilidade de termos um número de filhos de acordo com nossas condições. É por isso que, pela Bíblia, não há problemas em usar métodos anticoncepcionais, pois você estará conferindo mais saúde á mulher, melhor educação para os filhos e melhor condição para a família sobreviver nessas condições tão difíceis de sobrevivência nos dias de hoje.

Há ainda um componente adicional que precisa ser mencionado. Alguns vêem o sexo como algo estritamente para fazer filhos, ou até mal; mas esta não é a visão bíblica. As Escrituras não são contra o prazer sexual e também não é contra uma pessoa que está usando um método anticoncepcional para manter relações sexuais sem ter como objetivo fazer filhos, pois o sexo é importante também para a comunhão, intimidade e satisfação do casal.
Portanto, nós vemos que a visão Bíblica sobre o sexo é uma visão saudável, bonita.

Se o método anticoncepcional não for abortivo, a Bíblia não é contra ele. Por exemplo: A pílula e a camisinha, elas impedem a fecundação; não é um aborto. Agora realmente, a Bíblia é contra o aborto. Certos métodos anticoncepcionais como pílula do dia seguinte que mata o óvulo “depois” que ele já está fecundado, ou seja, depois que há vida nele, Deus condena, pois tirar o primeiro minuto de vida de um óvulo fecundado por um espermatozóide já é tirar uma vida, e nós devemos zelar por ela.

* Esse texto foi elaborado por Leandro Quadros e Pr. Jobson Santos, faz parte do acervo da Escola Biblica.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA