domingo, 24 de maio de 2015

Como é possível Elias escrever uma carta ao rei Jeorão muito tempo depois de ter partido desta vida?


Esta pergunta pressupõe algo que nunca aconteceu. Elias não foi trasladado antes do reinado de Jeorão, rei de Judá, mas sim no reinado dele.

É verdade que o relato da trasladação de Elias para o céu aparece em 2 Reis 2:1-11, enquanto que o relato do reinado de Jeorão de Judá só é mencionado em 2 Reis 8:16. Entretanto o fato de vir relatado na Bíblia alguns capítulos a frente não quer dizer que o rei, e a carta, tenham existido cronologicamente depois da ascensão de Elias.


Segundo o livro ‘Uma harmonia dos livros de Samuel, Reis e Crônicas’ de W. Crockett, a trasladação de Elias aconteceu no reinado de Jeorão, filho de Acabe. Portanto é perfeitamente possível Elias ter escrito uma carta de reprovação a este rei. O reinado de Jeorão de Judá (848-841 BC) estendeu-se por quase todo o período do reinado de Jeorão, rei de Israel (852-841 BC).


O escritor de Primeiro e Segundo Reis continuamente alterna a ênfase de seus escritos entre as carreiras dos reis e as atividades dos principais profetas, Elias e Eliseu. Especificamente em 2 Reis capítulo 2 em diante o escritor está descrevendo algumas atividades de Elias e não quer interromper a corrente de pensamento. A partida de Elias está intimamente associada com a capacitação de Eliseu com porção dobrada do Espírito que estivera sobre Elias. Elias chamou Eliseu para discípulo no reinado de Acabe (I Reis 19:19-21) não muito tempo depois da vitória espiritual memorável sobre o Monte Carmelo.


Pelo fato de que o ofício profético de Elias estava caminhando para seu final durante o reinado de Jeorão, filho de Acabe, rei de Israel, o tema mais importante aos olhos do escritor bíblico era o tema da sucessão profética. Portanto ele muito logicamente relatou vários pormenores da sucessão primeiro. Somente depois ele retomou a narrativa dos reis de Israel e Judá, retornando no tempo, isto em 2 Reis capítulo 3.


Tanto quanto sabemos em nenhum lugar de 2 Crônicas é mencionada a partida de Elias tendo ocorrido antes ou depois da ascensão ao trono por parte de Jeorão, filho de Jeosafá, (rei de Judá). Portanto não há nenhuma incoerência bíblica com que se preocupar. Com toda a probabilidade a carta de Elias a Jeorão foi composta no ano de 847 AC e entregue ao rei mais tarde naquele mesmo ano, pouco antes de Elias ser arrebatado ao céu pela carruagem de fogo (2 Reis 2:11). 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA