quinta-feira, 26 de abril de 2012

Entenda porque o pão integral é melhor para a saúde

Com certeza você já ouviu falar que comer pão integral faz bem para a saúde.
Mas como saber se o pão que você compra por aí é realmente integral? Quais são as principais diferenças entre os pães? Que benefícios eles trazem para a saúde.
A nutricionista Odete Santelle, da Universidade Adventista de São Paulo, explica as diferenças entre o pão branco e integral.
Acompanhe e tire dúvidas:
Diferenças básicas entre pão branco e integral.
A diferença principal está no tipo de farinha de trigo utilizada na fabricação do pão. O integral é feito geralmente com uma mistura de farinha integral (40-70%) e farinha branca, enquanto o pão branco é feito apenas com a farinha resultante do grão de trigo polido, processo onde a indústria retira o germe do trigo e a película que reveste o grão. Esse processo é feito para a farinha ter mais tempo de vida de prateleira, isso é, demora mais para estragar.
Porque o pão integral é melhor para a saúde.
O pão integral tem na sua composição vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo, como a Vitamina B1 que é importante para nutrir as células dos músculos e do sistema nervoso; a Vitamina B2 que é muito importante para o desenvolvimento e renovação das células; a Vitamina E, que está presente no germe do trigo, e é um nutriente importante no retardamento do envelhecimento celular. O trigo integral ainda contém minerais como o cálcio, o magnésio e outros. Outro ponto importante é a riqueza de fibras, que vai ajudar no funcionamento intestinal e na eliminação de resíduos de gordura da digestão presentes no intestino.
O pão integral tem um tempo de liberação das moléculas de açúcar de forma mais lenta, o que chamamos de baixo índice glicêmico. Isso é bom para os diabéticos, para evitar picos de elevação da glicemia após a ingestão do pão branco.
O pão branco é mais calórico?

A proporção de amido presente em 100 gramas de farinha branca é maior do que o amido presente em 100 gramas da farinha integral, o que deixa o pão branco com uma concentração maior de carboidrato.
Como saber se o pão é integral de verdade?
Existem muitos tipos de pães fabricados apenas com a adição de uma porção de farelo de trigo, o que vai enriquecer o pão com as fibras, mas o pão fica sem a presença do germe do trigo. Então para ser considerado integral, o pão tem que ter a presença de todos os componentes do grão de trigo original, que é a película mais o germe do trigo.
O ideal é que toda embalagem tivesse o rótulo com a composição dos ingredientes que foram utilizados na sua composição. Se tiver apenas a adição de farelo, não dá para ser considerado pão integral, mas sim pão enriquecido com fibra.
Um é mais fácil de digerir que o outro?
O pão branco é digerido mais rapidamente, o que não significa que seja uma coisa boa, pois a liberação de glicose para o sangue também é feita de uma forma mais rápida. Então se a gente pensar no benefício é preferível a digestão mais lenta do pão integral. Agora é bom lembrar que os pães precisam estar bem assados e conservados em embalagens que preservem suas propriedades nutritivas. Não é bom embalar em plástico o pão ainda quente, pois a embalagem vai suar e deixar o pão molhado.
Quero emagrecer, preciso deixar de comer pão?
Quem precisa emagrecer deve pensar na alimentação como um todo. Não precisa deixar de comer pão, mas vai precisar reduzir a quantidade de pão que está acostumado a comer. Essa recomendação vale para a redução do açúcar, redução na quantidade de sucos que apesar de saudáveis são concentrados em açúcar, eliminar as frituras. Não precisamos colocar o pão como vilão, mas rever nossos hábitos de atividade física e também nossa rotina alimentar.
Via Rádio NT

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA