quinta-feira, 19 de abril de 2012

Como viver até 100 anos de idade!

Como viver mais e melhor


Você sabia que existe uma dieta que retarda o envelhecimento? Será que a Bíblia apresenta o segredo para viver mais e com qualidade de vida? Será que a Bíblia só trata da vida espiritual? E da vida física? Deus se preocupa com a minha saúde física também? Será que a Bíblia fala alguma coisa de nutrição?


Ellsworth Warehan, 91 anos é cirurgião cardiologista. Enquanto alguns, com vinte ou trinta anos a menos, se contentam em desfrutar de uma merecida aposentadoria, ele continua na ativa. Aos 91 anos, ainda faz questão de entrar no centro cirúrgico do hospital universitário onde trabalha em Loma Linda, Sul da Califórnia, EUA, para auxiliar nas cirurgias, e a equipe da qual ele faz parte, não abre mão dos seus serviços e da sua experiência.


Na mesma região, em que mora o doutor Ellsworth reside também Marge Jetton, ela é um pouquinho mais idosa, pra ser mais exato, ela tem 10 anos a mais, Marge Jetton tem 101 anos. Você sabe a primeira coisa que ela fez quando completou 100 anos? Renovou a carteira de motorista por mais 5 anos. Afinal, ela quer continuar dirigindo o Cadillac Seville lilás, pelas estradas, ruas e avenidas da região onde mora em Loma Linda. Isso mostra que os seus reflexos estão funcionando perfeitamente, expressando um sorriso cativante ela se orgulha de ter todos os dentes. Não muito distante do doutor Ellswoth e de Marge, vive Lygia Newton que é um pouco mais idosa que Marge, Lygia reuniu seus amigos para celebrar 112 anos. Haja fôlego para assoprar tantas velinhas! Lygia está entre as 20 pessoas mais idosas do mundo. E aí? Você gostaria de saber qual o segredo destes simpáticos velhinhos de Loma Linda? De onde vem tanta disposição?


Tanta vitalidade? Qual o segredo para se viver muito e com qualidade de vida? Qual o segredo da juventude?“Os cientistas têm viajado pelo mundo, para descobrir os segredos da longa vida. Com o financiamento do Instituto Nacional de Envelhecimento dos EUA[1], eles visitaram lugares em que a população tem uma maior expectativa de vida” e descobriram “três regiões que tem pessoas com mais de cem anos numa proporção altíssima e que sofrem bem menos de doenças comuns em outras partes do mundo, como câncer, diabetes e todo tipo de doenças cardiovasculares” e por incrível que pareça são três países diferentes e em três continentes diferentes:Sardenha, na Itália, Okinawa no Japão e na Califórnia nos EUA, numa região chamada Loma Linda onde estão os campeões da longevidade americana. E é nesta região que moram os três simpáticos velhinhos. A National Geographic, uma das revistas mais conceituadas da atualidade acompanhou a pesquisa e entrevistou 50 pessoas com mais de 100 anos de idade. E o que eles queriam saber é:


SERÁ QUE ESTES TRÊS GRUPOS: OS SARDENHOS, DA ITÁLIA, OS OKINAWANOS NO JAPÃO, E OS ADVENTISTAS DE LOMA LINDA , TÊM ALGUMA COISA EM COMUM?Veja só o que eles descobriram:


TODOS: ? priorizam a família? tem atividade social? não fumam? fazem atividades físicas? comem frutas, verduras e grãos integrais.


Não há dúvidas, o Estilo de Vida está intimamente ligado á longevidade. Quando falo estilo de vida estou querendo dizer: Costumes, comportamento, conduta, maneira de viver. Em Gênesis 5, aparece a arvore genealógica de Adão. E encontramos sete pessoas com mais de novecentos anos. Matusalém o oitavo homem depois de Adão, foi o campeão da longevidade, ou expectativa de vida sem dúvida o homem que mais viveu sobre a face da terra, ele viveu 969 anos.Você sabe o que é isso? Apenas mais 31 anos e Matusalém, filho de Enoque, completaria 1000 anos de vida! É muito tempo! Você não acha? Mas depois do dilúvio houve uma queda muito brusca da longevidade. De Noé para seu filho que se chamava Sem saímos dos 950 para os 600 anos. E a expectativa de vida de Sem filho de Noé, para os seus descendentes caiu mais ainda. Veja: Seguindo a árvore genealógica de Noé , vamos ver como os anos vão diminuindo cada vez mais.


Acompanhe comigo está em Gênesis 11:10 em diante, vamos descobrir que Sem ainda estava vivo quando nasceu o seu decaneto, ou seja depois do filho, dez gerações.Sem estava com 550 anos quando Jacó nasceu. Viveu Jacó ainda 50 anos com Sem um sobrevivente do Dilúvio que era seu antepassado. O último dos descendentes de Sem a viver mais de cem anos que a Bíblia menciona foi Moisés e ele escreveu no Salmo 90:10 “A duração da nossa vida é de 70 anos, e se alguns pela sua robustez, chegam a 80 anos, o melhor deles é canseira e enfado”.É como se Moisés estivesse vendo os nossos dias: No Brasil a expectativa de vida média de vida do brasileiro segundo o IBGE subiu para 71,7 [2]anos já nos Estados Unidos é de 73 para os homens e 80 anos para as mulheres.


O QUE SERÁ QUE CAUSOU ESTA QUEDA DE 950 ANOS PARA 70 ANOS?


Sem dúvida foi o afastamento do plano original de Deus para o ser humano. A mudança do Estilo de Vida que Deus estabeleceu para o homem!Bem, então “os velhinhos” que mencionei na abertura do programa realmente têm alguma coisa de especial, porque eles estão fugindo a regra.


O QUE SERÁ QUE FAZ DELES UMA EXCEÇÃO? VOCÊ QUER SABER?Eles seguem um estilo de vida que se baseia em 8 princípios, oito regras que também podemos chamar de REMÉDIOS NATURAIS, acessíveis a qualquer pessoa que quer ter uma vida com saúde.Não é nada muito complicado! Pelo contrário, queremos passar agora alguns conselhos práticos com base na Bíblia e em comprovações científicas é claro!


1- AR PURO

Este primeiro princípio se baseia em Gênesis 1:8 e “E chamou Deus ao firmamento Céus”. O ar que reveste a superfície da terra contém cerca de 79% de nitrogênio, depois 21% de oxigênio a proporção ideal e 0,03% de dióxido de carbono. Uma composição planejada, ideal para a vida do ser humano. E isso não pode ser fruto do acaso.A qualidade do sangue depende da completa oxigenação nos pulmões. O sangue chega aos pulmões carregado de detritos que apanhou na jornada através do corpo. Nos alvéolos pulmonares é que se dá a transformação do sangue venoso em arterial. Agora o mais incrível é que as infecções não se alastram na presença do oxigênio. Mas na nutrição, ao contrário, o organismo só aproveita plenamente dos nutrientes na presença do oxigênio, sem o oxigênio o processo digestivo não é completo. Então: Respire fundo ao ar livre várias vezes ao levantar pela manhã e durante o dia. Evite ficar muitas horas onde não há ar circulante. O Ar é essencial, indispensável à vida.


2 – ÁGUA PURA

O segundo princípio para uma vida longa e com saúde está em Gênesis 1:2 “…e o Espírito de Deus se movia por sobre as águas.”Não é também coincidência que a mesma proporção de água existente no globo terrestre está presente também no corpo humano, aproximadamente 70% do nosso corpo é água. A água não permanece estática no corpo, ao contrário, ela se movimenta continuamente, através dos tecidos nervosos, músculos, ossos e pele. Ela está sendo constantemente conservada através dos meios de reciclagem que temos no corpo e que foram planejados e criados por Deus. Por isso você deve beber pelo menos dois litros de água por dia, mesmo se não sentir sede. O que equivale a 8 copos de água. Com certeza o organismo vai agradecer e você vai sentir os benefícios na saúde. Este é um “tratamento” infalível e ao alcance de todos! E muito barato! E bem lembrado: água é água mesmo! Não pode ser substituída por refrigerante, chás ou mesmo por sucos. A água estimula o trabalho dos rins, o funcionamento dos intestinos, melhora todo o trabalho da respiração, controla a pressão arterial e o batimento cardíaco. Deve ser evitada durante a alimentação. Pois a água bem como qualquer tipo de líquido durante as refeições atrapalham a digestão. A água deve ser usada pelo menos 30 minutos antes das refeições e duas horas depois.


3 – LUZ SOLAR

O terceiro princípio vem de Gênesis 1:15 “E fez Deus o sol para governar o dia e a lua para governar a noite.” A luz solar é um importante germicida, por isso a nossa casa deve ser bem arejada e banhada pelos raios solares. E para o corpo humano então é vital! Os raios ultravioletas funcionam como um ativador da Vitamina D que ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Como no Brasil há abundância de sol, se imagina que não existe deficiência de Vitamina D. Mas, segundo a endocrinologista Marise Castro[3], pesquisas brasileiras mostram que muitos idosos têm deficiência da vitamina D e do cálcio, por que por estarem debilitados, se expõem menos ao sol. “Damos pouca importância à vitamina D. Toda pessoa até os 60 anos, deve tomar de 15 a 20 minutos por dia de sol em superfícies como os braços e as pernas já é suficiente. Antes das 9 horas, ou à tarde, após 16 horas.”4 – ALIMENTAÇÃO BALANCEADA


Chegamos ao quarto princípio: A alimentação recomendada pelo nosso Criador está em Gênesis 1:29 “E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.”


Você se lembra que nos pontos em comum dos três grupos estudados pelos cientistas, os sardenhos, os akinaowanos e os adventistas todos comem frutas, verduras e grãos integrais?Isso quer dizer que a alimentação deve ser balanceada e quanto mais natural melhor, melhor para o corpo, melhor para a mente. Veja uma lista de pessoas que se destacaram em diversas áreas que praticaram este tipo de dieta: Os adeptos da chamada Dieta Vegetariana.Beethoven, Leonardo da Vinci, Platão, Sócrates, Pitágoras, Voltaire, Schoppenhauer, Bernard Shaw, Carl Segan, Gandhi, Goethe, Lineu, Blaise Pascal… E hoje os maiores divulgadores da alimentação balanceada e natural são pessoas do tipo: O ator Brad Pitt, a cantora Victoria Beckhan, o cantor Rick Martin, o Bilionário da informática Steve Jobs, o ex-atleta Carls Lews, a tenista Martina Navratilova, o filósofo Peter Singer… Mas vamos falar do Brasil? A atriz Fernanda Lima, a apresentadora Xuxa, o jornalista Cid Moreira, o ex-pugilista Eder Jofre, a ex-campeã mundial de jiu-jitsu Kyra Gracie é uma lista enorme de pessoas…


Somente após o dilúvio é que vamos ver Deus permitindo ao homem usar a carne como alimento, mas mesmo assim, Deus lembrou que os animais já eram classificados em dois grupos: Veja o na conversa que Deus teve com Noé está em Gênesis 7:2 “De todo ANIMAL LIMPO levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos ANIMAIS IMUNDOS, um par: o macho e sua fêmea.”


OS ANIMAIS FORAM CHAMADOS DE IMUNDOS NÃO POR JUDEUS, MUÇULMANOS OU ADVENTISTAS, MAS PELO PRÓPRIO DEUS.


E um outro detalhe, quando Deus deu a ordem a Noé, Deus não deu detalhes, ou seja, Noé sabia que animais eram imundos e quais não eram. Mas com o tempo parece que homem se esqueceu, então para Moisés o Senhor teve que ser mais específico, mais detalhista veja o que está escrito em Levítico 11:1 “Disse o Senhor a Moisés, SÃO ESTES OS ANIMAIS QUE PODEREIS COMER dentre todos os animais que há sobre a terra…”


E no verso 4 “DESTES, porém, NÃO COMEREIS”


Ou seja, o próprio Deus é que diz quais animais podem servir como alimento e quais não podem ser usados como alimento.Então você deve estar pensando: Mas se não podem ser usados como alimento, porque eles foram criados? Tudo que Deus criou, Ele criou com propósitos.Você viu a proporção de animais que foram salvos no dilúvio?Sete por um, ou seja para sete pares de animais limpos, um par de animais imundos. Então havia sete vezes mais animais limpos. Os animais limpos poderiam ser usados não apenas como alimento, mas também em sacrifício. Já os imundos não. Não poderiam ser usados nem como alimento e nem como sacrifício. Deus colocou os animais imundos em número menor, e deu-lhes a função de serem OS LIXEIROS DA NATUREZA. Existem lixeiros na terra, nos rios e mares e também nos ares. A lista de animais puros e imundos aparece mais detalhada em Levítico 11 e Deuteronômio 14 vamos conferir?


Deuteronômio 14:4 a 6 NOTE QUE É DEUS QUEM ESTÁ FALANDO:


“São estes os animais que comereis: o boi, a ovelha, a cabra, a gazela, o antílope, o gamo. Todo animal que tem unhas fendidas, e o casco se divide em dois, e rumina,entre os animais, isso comereis.” Veja que Deus estabeleceu uma regra: UNHAS FENDIDAS OU DIVIDIDAS E QUE RUMINA. Agora segue a lista com os animais que não são apropriados para a alimentação. Deuteronômio 14:7 em diante: “Porém estes não comereis, dos que somente ruminam ou que têm a unha fendida: o camelo, a lebre e o coelho, porque ruminam, mas não têm a unha fendida; imundos vos serão. Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será. Destes não comereis a carne e não tocareis no seu cadáver.” Veja que na lista dos mamíferos quadrúpedes a regra se inverte: agora aparecem alguns que só ruminam ou só tem a unha fendida. E esta regra deve ser estendida para outros grupos de animais. Por exemplo não é citado o nenhum animal do grupo dos eqüinos (cavalo, jumento, jegue…) mas aplicando-se a regra vemos: eles ruminam, mas não tem o casco dividido por tanto são imundos, não ideais para o consumo humano. Mas e nas águas? O que se deve e o que não se deve comer? Versos 9 e 10 “Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas.


Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas não o comereis; imundo vos será.” Veja que nenhum réptil de espécie alguma é citado como bom para se comer, bem como os chamados “frutos do mar” e quanto aos peixes, somente os que tem escamas e barbatanas, podem servir como alimento, os chamados “peixes de couro” não são recomendados para a alimentação. E quanto às aves? Deuteronômio 14:11 a 18 “Toda ave limpa comereis. Estas, porém, são as que não comereis: a águia, o falcão segundo a sua espécie; e todo corvo, segundo a sua espécie; o avestruz, a coruja, a gaivota e o gavião, segundo a sua espécie; a gralha, o pelicano, o abutre, a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie.” Talvez isso para você pode estar sendo uma novidade, mas você não acha que se Deus foi tão detalhista, tão cuidadoso a ponto de especificar os grupos de animais é porque Ele quer o melhor para você? O seu bem estar? A sua saúde? DEUS NÃO TERIA MOTIVOS PARA PROIBIR SE NÃO FOSSE PARA O NOSSO MELHOR. Afinal foi Ele que criou os animais e nos criou também. Vamos agora para o quinto princípio para uma vida saudável.


04 – ATIVIDADE FÍSICA

Deus na sua sabedoria sabia o que estava dizendo quando disse para Adão em Gênesis 3:19 “Do suor do rosto comerás o teu pão…”. Quem trabalha em serviço sedentário, deve dar um jeito de transpirar ou nas academias, nos clubes praças ou áreas para se fazer caminhada. Hoje já se sabe que o exercício físico mantém o coração saudável, o colesterol baixo e a pressão arterial sob controle. É indicado também “para manter a saúde do cérebro: combate os efeitos nocivos do estresse crônico, a depressão, a ansiedade, melhora a memória e o aprendizado e ainda faz o cérebro produzir substâncias que mantêm os neurônios saudáveis e mais resistentes diz: Suzana Herculano-Houzel, neurocientista, é professora da UFRJ. e autora de O Cérebro Nosso de Cada Dia e de O Cérebro em Transformação. A doutora Suzana diz também que: “O exercício físico regular é hoje considerado o que há de mais próximo de um elixir da juventude.”


Não fomos feitos para ficar sentados no sofá. Os confortos da vida moderna são ótimos, mas o sedentarismo talvez seja um grande responsável pelo lado ruim do envelhecimento. Não dá para parar o tempo, mas reverter os seus efeitos indesejáveis sobre corpo e cérebro está ao alcance de todos. Basta suar a camisa.


Depois de falarmos do exercício físico chegamos ao sexto princípio que é o: 06 – DESCANSO Em Gênesis 2:3 está escrito: “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”Precisamos de um descanso diário de oito horas de sono.
Existe no cérebro uma glândula chamada Pineal que produz um hormônio Melatonina que regula o sono e o ritmo biológico do nosso corpo. Nos seres humanos, a produção de melatonina ocorre APENAS durante a noite, com quantidades máximas entre duas e três horas da manhã, e mínimas ao amanhecer do dia. A glândula pineal fica no centro do cérebro, sendo conectada com os olhos através de nervos que transmitem o sinal dos olhos para a glândula Pineal, determinando a hora de iniciar e parar a síntese da melatonina.


Durante a noite, a melatonina regula o sono, controla o ritmo da digestão, que se torna mais lenta, diminui a temperatura corporal, diminui o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea e estimula o sistema imunológico. A melatonina é a chave que controla o relógio biológico do ser humano. Um dos maiores estudiosos da glândula pineal, o pesquisador Russel Reiter, da Universidade do Texas, em San Antonio, nos Estados Unidos, juntamente como seus colaboradores mostrou que a melatonina é um antioxidante natural mais potente que as vitaminas C e E.
E não podemos nos esquecer do descanso semanal, depois de seis dias de trabalho, precisamos de um dia para descansar, e depois de doze meses de trabalho convém tirar um mês de férias também.


E agora chegamos ao sétimo princípio para o viver saudável:07 – ABSTINÊNCIA também conhecida como o Domínio Próprio. Está baseado em Gênesis 3:3 “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.”Porque será que o governo brasileiro proibiu a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias e estradas? Mesmo aquelas bebidas que o teor alcoólico é bem baixo? O álcool está relacionado a 50% das mortes por acidentes de carro, 50% dos homicídios e 25% dos suicídios.[4] No Brasil, 16 milhões de pessoas são totalmente dependentes do álcool, que é uma droga socialmente aceitável. Este consumo é a terceira causa de falta ao trabalho, o que compromete quase 5% do Produto Interno Bruto – PIB diz Rui Nascimento, superintendente nacional do SESI[5].Como está escrito em Provérbios 20:1 “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio.” Além das bebidas alcoólicas, o café, o chá preto, e outras bebidas que contém cafeína, bem como o fumo que contém a nicotina são totalmente desaconselháveis devido ao efeito prejudicial que causam ao corpo humano, porque atuam diretamente no sistema nervoso central.


É através da mente que Deus se comunica conosco, isso fica claro quando a Bíblia fala em Romanos 12:1 e 2 “Rogo-vos, que apresenteis o vosso corpo Como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto com entendimento. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus transformem você pela completa mudança da vossa mente, para que conheçam a vontade de Deus ”


05 – CONFIANÇA EM DEUS

E chegamos finalmente ao oitavo e último princípio para o viver saudável e está baseado em Gênesis 3:9 “E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?” “Quando estamos numa situação difícil, mas temos a certeza de que seremos ajudados por Deus isso provoca uma reação positiva, enquanto o contrário também é uma realidade, se eu não acredito em Deus, isso me leva a abrir o meu corpo para as doenças chamadas pelos profissionais de doenças psicossomáticas.” É o que diz o médico Psiquiatra Irineu César Silveira dos Reis. O sentimento de confiança, é necessário para a manutenção da saúde. Nunca haverá saúde no corpo de um indivíduo pessimista, desconfiado, preocupado, temeroso. Estes sentimentos já são em si doenças. É preciso manter um espírito calmo e confiante mesmo em circunstâncias adversas! Ninguém poderá ter saúde mantendo um espírito de descontentamento, murmuração e queixa. Depressão mental e penumbra espiritual levam à morte.


E assim nós acabamos de ver os oito pontos e comprovamos todos com embasamento científico. Mas e se eu lhe dissesse que já desde de 1863 estes princípios já eram conhecidos e praticados por um grupo de pessoas e que foi publicado num livro em 1905 Está lá com todas as letras: “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder de Deus – eis os verdadeiros remédios” – Ciência do Bom Viver pág. 127 Autora : Ellen White.


Fontes:
Está Escrito – programa de tevê.
www.novotempo.org.br/estaescrito
[1] National Geographic Brasil – Novembro 2005, pág. 57


[2] www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=494&id_pagina=1


[3] http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4073.shtml – Folha Online 26/01/06 – O que é Osteoporose?


[4] http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol1.htm


[5] citado na Revista Proteção, No.152, ago/2004, pág.28


0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA