sábado, 10 de julho de 2010

Vênus



Vênus é o segundo planeta desde o Sol e o sexto maior.Similar à Terra em tamanho e estrutura. A órbita de Vênus é mais próxima de circular de todos os planetas, com uma excentricidade de menos que 1%. É conhecido desde os tempos pré-históricos. Ele é o mais brilhante objeto no céu exceto pelo Sol e pela Lua.Vênus não possui campo magnético, talvez pela sua baixa rotação.
A atmosfera é o item de maior destaque do planeta, pois sua espessura  e densidade impressionam bastante. É composta principalmente de dióxido de carbono, traços de nitrogênio, vapor d'água, oxigênio, enxofre e até mesmo ácido sulfúrico. Com esses componentes, uma temperatura média de 464 °C e uma pressão de noventa atmosferas terrestres, dificulta qualquer observação de sua superfície.
A temperatura é mais elevada que a de Mercúrio, apesar de Vênus estar mais afastado do Sol. O que causa isso é o efeito estufa de Vênus. A explicação desse efeito é a opacidade de sua atmosfera para radiações infravermelho, provocada pela grande concentração de CO2.
Comparação entre Vênus e Terra 
Vênus é apenas 650 Km menor que a Terra

Estrutura interna de Vênus
Sobre sua crosta silicática há um manto rochoso, e sob este um núcleo sólido no centro. Gira em torno de seu eixo mais devagar que qualquer outro planeta- uma rotação leva mais tempo que uma órbita venusiana.Ademais gira do leste para o oeste, na direção oposta à maioria dos outros planetas.Vênus é um mundo denso e rochoso, cujo material se acomodou em camadas.Seu núcleo de ferro e níquel esfriou e se solidificou em parte.Material de um manto derretido é liberado na superfície do planeta com lava vulcânica.Caracterpisticas vulcânicas dominam a superfície de Vênus.Cerca de 85% dela é de planícies baixas cobertas de lava vulcânica.

Ao lado Três crateras em Vênus  e abaixo  o monte Maat
O monte Maat é um vulcão tipo escudo de pouca inclinação que cresceu com sucessivas erupções; eleva-se a 8 km acima da superfície.
Grossas camadas de nuvens encobrem por completo o céu do planeta.Ventos furiosos varrem as nuvens para oeste, na mesma direção - porém mais rapidamente- que a rotação do planeta.Elas circulam o planeta a cada quatro dias. Sondas espaciais revelaram que sob as nuvens há um mundo soturno e sufocante.
É fácil reconhecer Vênus a olho nu. Sua luminosa presença no início ou no fim do dia valeu-lhe os nomes de Estrela D'Alva e Estrela da Manhã .
A Bíblia faz menção da Estrela D'Alva em (Jó38:7; II Pd 1:19;Ap 22.16)
Informações gerais:
Diâmetro equatorial : 12.104 km
Distância máxima do Sol : 109.000.000 Km
Distância mínima do Sol : 107.400.000 Km
Distância média do Sol : 108.200.000 Km
Velocidade orbital : 35,03 km/s
Luas : Nenhuma conhecida
Revolução em torno do sol : 224,7 dias (1 ano)
Rotação em torno de si mesma : 243 dias terrestres
Inclinação do eixo de rotação : 2°
Variação da temperatura : 464° C
Atmosfera : Dióxido de Carbono 96% Nitrogênio 3,5% Monóxido de Carbono, Argônio, Dióxido de enxofre e Vapor de água 0,5%

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA