segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lua

 

A Lua é uma bola de rocha fria, seca e sem vida com uma atmosfera rarefeita.Cinzenta e coberta de crateras, é o quinto maior satélite no Sistema Solar. Grande em nosso céu, foi um dos primeiros alvos da exploração espacial. É o único mundo exterior que o ser humano visitou. Seu diâmetro é de 3475Km e a temperatura de superfície varia de abrasadores 120°C à congeladores -150°C.À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade.
Estrutura e Atmosfera:
A Lua tem uma camada externa de rocha semelhante a granito, rica em cálcio, de cerca de 48 Km de espessura na face visível e 74 Km na oculta. Abaixo há um manto rochoso rico em silício, pracialmente derretido em maior profundidade.Pode haver um pequeno núcleo de ferro no centro.A atmosfera da Lua é tão tênue que é praticamente desprezada. Por isso não causa nenhum tipo de alteração geológica. A atmosfera lunar é composta por outros elementos além de Hidrogênio e Hélio: Hélio 25%, Neônio ou Néon 25%, Hidrogênio 23%, Argônio ou Árgon e 20% de Metano.
Como possui uma atmosfera, a Lua também tem pressão atmosférica: Pressão atmosférica 0,0000000000003 kPa (Quilopascals), bem pequena, para ter uma idéia a pressão atmosférica da Terra é de 101,325 kPa.

A Lua é, para nós que vivemos na Terra, o mais familiar de todos os membros do sistema solar.

A Lua é o único satélite da Terra, distanciado deste 384 400 Km. A seguir ao Sol é o corpo mais brilhante do nosso céu.Alguns planetas podem ter grandes famílias de luas, mas todas elas são mais pequenas do que a companheira da Terra.
A Lua tem cerca de ¼ do tamanho da superfície da Terra e não possui nem água nem atmosfera. Devido a isso não se verifica erosão eólica ou hidráulica. Este satélite não possui clima e por isso dificilmente sofrerá transformações.

Moon & Witch Comments & Graphics

Se observarmos a Lua através de um telescópio, conseguimos distinguir diferentes zonas: umas claras e outras escuras. As zonas claras são designadas por continentes e as zonas escuras por mares.
Toda a gente conhece o aspecto da Lua no céu. As diferentes fases, ou áreas brilhantes da Lua, são as regiões iluminadas pelo Sol enquanto a Lua gira em torno da Terra, que se reflectem para os nossos olhos.
Quando a Lua e o Sol estão em posições opostas em relação à Terra, o Sol ilumina toda a superfície que vemos da Lua – é a fase de Lua cheia.Quando a zona iluminada da Lua aumenta é a fase crescente da Lua, quando diminui a zona de luz é a fase decrescente.As características da face oculta da Lua permaneceram um mistério até finais dos anos 60. No entanto, no dia 20 de Julho de 1969, a tripulação da Nave Apollo 11, conquistou a Lua.Os primeiros astronautas a pisarem na Lua foram Armstrong e Edwin Aldrin.A Lua é o satélite natural da Terra, isto é, um astro iluminado, que gira em torno do nosso planeta.Uma verdade científica já revelada pela Bíblia (Jó 25:5)"Eis que até a lua não tem brilho.." ou seja é um astro que reflete a luz do sol e não tem brilho próprio.O luar que clareia nossas noites nada mais é do que a luz do Sol refletida pelo nosso satélite, como se este fosse um espelho.
O tempo de rotação d Lua é igual ao de Translação: 27 dias, 7 horas e 43 minutos. É por essa razão que a lua está sempre com a mesma face voltada para a Terra.

Como a Lua não tem atmosfera, ela fica sem proteção contra os meteoritos. Por isso, a superfície é cheia de crateras, abertas pelo impacto dos corpos celestes que aí caem.
A superfície da lua possui várias crateras de impacto,que se formaram quando asteroides e cometas colidiram na superfície lunar. Há cerca de meio milhão de crateras com mais de 1 quilômetro na Lua!!Ao lado A Cratera Daedalus do lado escuro da Lua.
Quando observamos a Lua, podemos ver áreas mais escuras e áreas mais claras. As áreas mais escuras orrespondem a regiões planas, que refletem pouco a luz do Sol.
Até aproximadamente o século XVII, acreditava-se que essas regiões fossem oceanos. Por isso, receberam o nome de mares. Hoje, sabemos que não há água na Lua. No entanto, essas grande planícies continuam com sua antiga denominação: Mar das Tranqüilidade, mar das Crises etc.

As regiões mais claras correspondem tanto a crateras como montanhas enormes, algumas crateras têm apenas alguns metros de comprimento. Outras, no entanto, chegam a ter mais de 200 km de extensão.É a atração que a Lua exerce sob a Terra que determina o fenômeno das marés, ou seja, a subida e descida do nível da água do mar.
Conforme se desloca em torno da Terra, a Lua apresenta diferentes aspectos quanto a iluminação e que são chamados de faces da Lua. São quatro as fases da Lua:
Quarto crescente: a lua tem a forma da letra C.
Lua cheia: a face visível aparece totalmente iluminada.
Quarto Minguante: a lua tem forma da letra D.
Lua nova: a lua não aparece à noite.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA