quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Longe de serem vegetarianas, batatas do McDonald's têm carne e leite nos ingredientes.


Em um vídeo publicado no canal oficial da rede no Youtube (assista aqui, em inglês), o McDonald’s explica detalhadamente o processo de fabricação das suas batatas fritas, chamadas de McFritas. Em uma lista de impressionantes 19 ingredientes, a empresa mostra que há “sabor natural de carne” e “leite hidrolisado” na mistura.

No site da empresa também é possível confirmar a informação por escrito (leia aqui, em inglês): “No momento, nenhum dos nossos itens do cardápio são certificados como vegetarianos ou veganos. O óleo que nossos fornecedores utilizam para parcialmente fritar nossas batatas famosas em todo o mundo tem um saborizador natural de carne que também contém leite hidrolisado como um ingrediente inicial, adicionado para realçar o sabor.” – diz o texto.

Além de carne e leite, as McFritas têm dimetil polissiloxano, que é um derivado não tóxico do petróleo que serve para evitar que a batata espume durante a fritura. Açúcar também entra na fabricação da guloseima. Outro ingrediente que chama atenção é o TBHQ (butil hidroquinona), um antioxidante que é usado para conservar as batatas.

Nos Estados Unidos o ingrediente é liberado pela Food and Drug Administration (FDA) e aqui no Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também o considera seguro. Mas, nos dois países, o limite é de 0,02% do total de gordura ou de óleo do alimento. Já no Japão e no Canadá, o TBHQ é proibido porque vários estudos relacionam o seu consumo ao aparecimento de câncer.

Se vegetarianos não tinham motivos para entrar em um restaurante do McDonald’s antes, agora é que não têm mesmo.

Fonte: Vista-se

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA